As ações sociais do STU National de Criciúma (SC) em parceria com a Prefeitura já começaram a agitar a cidade. Nesta quarta-feira (16/04), diversos skatistas estiveram com crianças da Escola Lino João Rech na Fazenda Solar e no Memorial Nikola Tesla, que integram o Programa Criciúma Sustentável. O motivo? Plantar mudas de girassol, enriquecendo e dando ainda mais vida a um lugar que sempre foi exemplo de comprometimento com a sustentabilidade.
“Amo essas ações com crianças, que são o nosso futuro. E quando elas são ligadas à sustentabilidade, fica tudo mais educativo. É a mesma mensagem que nós, skatistas, procuramos passar, de comprometimento. Estamos aqui para dar exemplo também”, disse Gabi Mazetto, uma das representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 no Street.

Do Street também estiveram presentes na ação Carla Karolina, Maria Almeida, Duda Ribeiro, Jorge dos Santos e Bruno Melão. Já da modalidade Park, Isadora Pacheco, Fernanda Galdino, Sofia Godoy, Lua Vicente e Flávia Haraguchi. E, do Paraskate, Léo Almeida e Rogério Bento.
“É uma alegria receber o STU em Criciúma, não só como competição, mas como troca cultural. Ver nossos alunos plantando girassóis ao lado dos atletas na Fazenda Solar Nikola Tesla foi simbólico: uma ação que une educação, meio ambiente e cultura. Criciúma tem uma história rica, um povo acolhedor e muita tradição. Mostrar isso aos atletas que nos visitam é motivo de orgulho. Tenho certeza de que eles vão deixar sua marca nas pistas e levar com eles um pouco da nossa cidade no coração”, disse o prefeito Vagner Espindola.
Para a presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Robinalva Ferreira, esse primeiro contato entre skatistas e as crianças da cidade representou uma experiência diferenciada.
“As crianças puderam assistir a alguns skatistas no treinamento e, depois, na companhia deles, tiveram uma experiência ambiental inédita para a maioria. Foi um passeio muito legal nos carros elétricos da Prefeitura, com plantio de sementes de girassóis e ver de perto o gerador Van de Graaff no Memorial Nikola Tesla. Foi uma grande tarde”, comentou Robinalva.
Mas essa ação ligada à natureza e à preservação do meio-ambiente não para por aí. No domingo (20/04), dia das finais da primeira etapa do circuito brasileiro de skate 2025, os três atletas que subirem ao pódio de cada modalidade, seja no masculino ou no feminino, e também do Paraskate, plantarão mudas de árvore no próprio Parque da Prefeitura, que recebe o STU National neste fim de semana.



Fotos : Eduarda Salazar e Marcelo Becker
/// FONTE
