Felipe Nunes é o campeão da etapa de Curitiba do Circuito Transpetro STU Paraskate

Capital paranaense, que recebeu a modalidade Street, ficará marcada pela estreia da nova patrocinadora oficial do Paraskate

Na estreia da Transpetro como patrocinadora oficial e exclusiva do Paraskate, que a partir de agora assina o nome da competição como Circuito Transpetro STU Paraskate, o grande campeão da etapa de Curitiba (PR) foi Felipe Nunes, que já liderava o ranking da modalidade Street. A maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina entra para fazer história junto ao esporte que corre para se tornar paralímpico.

Depois de uma final eletrizante, em que os oito paraskatistas deram um show particular para o público que novamente lotou as arquibancadas, com título para Felipe Nunes (Kauê Augusto, segundo, e David Soares, terceiro, completaram o pódio), uma coletiva de imprensa com atletas e autoridades foi como uma celebração para selar esse momento único e especial, um marco para o STU e para o Paraskate brasileiro.

“Fico extremamente feliz quando o Estado do Paraná traz para Curitiba um evento desta grandeza, a importância que o STU sempre deu ao Paraskate. Hoje, o Brasil tem a melhor estrutura do paradesporto mundial. Só temos um centro parecido com o nosso, que é na China. Então, não devemos nada a ninguém. E o Paraná se destaca com vários centros de referência e com nossas ações. É uma satisfação pessoal, como ex-atleta com deficiência, e também institucional. As nossas boas-vindas à Transpetro”, declarou Mário Sérgio Fontes, coordenador do Paradesporto da Secretaria de Estado de Esporte.

As palavras do ex-atleta paralímpico de atletismo e de futebol de cegos foram embasadas pelo secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Professor Euler, que foi além. Ele avisou que o Departamento de Paradesporto da Secretaria será totalmente desvinculado e passará a ter vida própria, no mesmo nível e com a mesma hierarquia de qualquer outro esporte praticado em Jogos Olímpicos.

“Fiz um pedido à nossa parte administrativa e também à parte financeira para fazer um estudo, que já está em vias de aprovação. Teremos, talvez entre todas as capitais do Brasil, a primeira Secretaria com um departamento específico do Paradesporto, e não mais dentro de uma outra diretoria, para ser ainda mais valorizado aqui em Curitiba. Realmente, tem sido feita uma revolução no nosso Estado nesse sentido e estão todos os envolvidos de parabéns”, disse Euler.

Vini Sardi e o orgulho de representar tanta gente como ele

Já Walmir Matos, presidente da Paraná Esportes, comentou que percorreu o Estado alguns dias atrás, quando foi inaugurado o sexto centro de referência do Paradesporto. Na próxima semana ainda farão mais entregas de equipamentos, na cidade de Cornélio Procópio, que será um outro centro de excelência: “O esporte é integração. Participar desse momento, com a entrada de um grande patrocínio para o Paraskate e o STU, é motivo de muito orgulho para todos nós”.

Os artistas do espetáculo estiveram presentes em peso a esse momento dos mais especiais em todos esses anos de vida do Paraskate. Vini Sardi, uma das referências nas pistas e, inclusive, presidente da Associação Brasileira de Paraskate, fez questão de dizer que sempre enfrentou dificuldades por conta de sua deficiência – ele nasceu sem as duas pernas. Hoje, sente-se orgulhoso por representar tanta gente dentro das pistas.

“Faltava representatividade. Hoje percebo que somos mais vistos. Então, é uma honra poder levantar essa bandeira, mostrando para as pessoas que tudo é possível. Queremos trazer cada vez mais pessoas com deficiência para o nosso esporte, que salva vidas e transforma. A gente vem trabalhando bem forte em duas frentes: o social, que é a mudança de vida através do esporte, e o alto rendimento, que é o que todos veem aqui na pista. A parceria com o STU só cresce, ainda mais agora com a chegada da Transpetro. Um incentivo para irmos ainda mais longe, para evoluirmos e nos dedicarmos ainda mais”, afirmou Vini.

PARASKATE STREET – RESULTADO FINAL

1º – Felipe Nunes – 93,86

2º – Kauê Augusto – 85,33

3º – David Soares – 82,26

4º – Vini Sardi – 80,19

5º – Tony Alves – 76,50

6º – Leo Almeida – 65,30

7º – Ítalo Romano – 61,37

8º – Daniel Amorinha – 45,85

Foto Felipe Nunes: Julio Detefon / STU

Foto coletiva Paraskate: Leo Martinello / STU

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp