CBSk apresenta palestrantes do Congresso Feminino de Skateboarding

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) anuncia as palestrantes do Congresso Feminino de Skateboarding, que acontecerá no dia 29 de novembro (sábado), a partir das 14h30, em São Paulo (SP). A iniciativa acontecerá no Centro Cultural de São Paulo, dentro da programação da Skate Week, evento que celebrará a cultura do Skate através da música, da arte e dos games, com homologação da CBSk.

O Congresso Feminino de Skateboarding contará com os temas: “Audiovisual, Marcas e a Indústria do Skate”; “Alto Rendimento: A Presença Feminina na Formação e na Competição”; e “Modalidades não olímpicas: Panorama e perspectivas para Modalidades fora do circuito olímpico”. O evento será oferecido de maneira gratuita e já está com inscrições abertas pelo link: https://forms.gle/i1ZDbmeA8Jn1hBPT8. As inscrições também poderão ser realizadas com uma hora de antecedência na bilheteria do Centro Cultural de São Paulo, caso as vagas não se esgotem antes disso.

O primeiro tema contará com apresentações de Suellen Amaral, profissional multidisciplinar de mídia e educação, Tatiane Marques, designer de produto e marketing, e Marilia Gabriela, skatista, arquiteta e urbanista.

O diálogo sobre o alto rendimento será conduzido por Thatiana Parmigiano e Carla Di Pierro, respectivamente, médica e psicóloga do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e por Paula Korsakas, consultora do COB.

O terceiro bloco de apresentações terá as presenças de Leila Vieira,  pedagoga e cofundadora da Social Skate, Christie Aleixo, skatista overall de Downhill, e Catarina Suyun Huh, instrutora de Skate e bacharel em Esporte.

Além das palestrantes, toda a equipe que protagoniza o congresso será composta por mulheres. A apresentação ficará por conta da skatista profissional Aline Dantas,  primeira mulher a ocupar o posto de vice-presidente da CBSk. A mediação será realizada pelas skatistas profissionais Andreya Barros e Thiz Bertoni e pela gerente geral do Escola Skate Brasil, Cibele Garcia. As secretárias do evento serão Ana Silvia Oliveira, diretora da Secretaria da CBSk, e Ana Lucia Rezende, produtora cultural e socióloga. A cobertura de mídia será conduzida por Estefania Lima, assessora técnica da CBSk e fundadora do Divas Skateras.

“Os últimos meses foram de muita construção, diálogo e uma série de iniciativas para trazer todas as mulheres para mais perto da CBSk. Agora, o congresso será um evento com apresentação de propostas e votação dessas pautas pelas próprias mulheres participantes. Nosso principal objetivo é estabelecer um plano de trabalho em conjunto com essas mulheres pensando no ciclo que vai até 2028”, destaca Aline Dantas, vice-presidente da CBSk.

A construção da CBSk nos últimos meses voltada ao Skate feminino começou em março, quando o Mês das Mulheres no Skateboarding homenageou um total de 30 mulheres ao longo de oito posts no Instagram da CBSk. Na sequência, a entidade criou um grupo de trabalho voltado ao desenvolvimento do Skateboarding feminino, mantendo um diálogo contínuo com as mulheres.

Depois, os encontros do Fórum Feminino de Skateboarding se tornaram uma prévia para o congresso. Em agosto, o encontro teve como tema “A Potência dos Projetos Sociais no Skate Feminino”. Em setembro, a temática foi “Consciência no mercado do Skate: fortalecendo a cena para o futuro”. Já em outubro, o terceiro e último encontro tem como tema “Microviolências e Estratégias de Fortalecimento das Relações no Skate Feminino”.

Além disso, desde janeiro, a partir da abertura de novas vagas, cada vez mais mulheres passaram a integrar a equipe da CBSk, buscando equidade dentro do ambiente de trabalho.

Congresso Feminino de Skateboarding

Temas

Audiovisual, Marcas e a Indústria do Skate – mediação de Andreya Barros

Audiovisual e a construção de narrativas no skate feminino – Suellen Amaral

Marcas, patrocínio e a presença feminina na publicidade do skate – Tatiane Marques

A indústria do Skate e o protagonismo feminino nos bastidores – Marilia Gabriela

Alto Rendimento: A Presença Feminina na Formação e na Competição – mediação de Cibele Garcia

⁠De menina a mulher: A importância do incentivo na jornada esportiva feminina – Thatiana Parmigiano e Carla Di Pierro

Formação de mulheres treinadoras no alto rendimento – Paula Korsakas 

Modalidades não olímpicas: Panorama e perspectivas para Modalidades fora do circuito olímpico – mediação de Thiz Bertoni

Captação de recursos e sustentabilidade em projetos – Leila Vieira

Skate de Ladeira: Práticas, Desafios e Desenvolvimento – Christie Aleixo

Core no Skate Feminino: Origem, Significado e Impacto – Catarina Suyun Huh

Data: 29/11/2025, sábado

Local: Centro Cultural de São Paulo (SP) (Rua Vergueiro, nº 1.000 – Liberdade)

Inscrições: https://forms.gle/i1ZDbmeA8Jn1hBPT8

O Congresso Feminino de Skateboarding conta com realização da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) e do Instituto Cultural do Trabalho, Esporte e Educação (ICTE). Apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, do Centro Cultural de São Paulo.

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp