DESENVOLVENDO A CENA DO SKATE CHILENO COM O FILME NICOLAS GARAY

Recebemos muitos envios e e-mails de pessoas de todo o mundo nos pedindo para verificar sua equipe local. Nem todos são sucessos, mas notamos uma tendência: algumas das melhores novidades vêm da América do Sul.

A Red Bull está trabalhando em uma série de vídeos que destaca as regiões menos conhecidas do skate em todo o mundo, chamada “Greetings From”, e dissemos que ajudaríamos a iluminar seus episódios. Um deles se concentra em Santiago, no Chile, que lentamente se tornou uma potência discreta no skate sul-americano.

Decidimos pesquisar um pouco mais sobre o crescimento da cena chilena e nos deparamos com Nicolas Garay . Ele documenta o skate em sua cidade natal, Santiago (e em todo o mundo, na verdade) há mais de uma década por meio de seu projeto de impressão e vídeo chamado Fuera de Foco (Fora de Foco).

Conversamos com Nicolas sobre a influência da América do Sul na cultura global do skate, o futuro das revistas impressas e o que ele acha que a indústria americana do skate poderia melhorar.

Por que os skatistas sul-americanos parecem ter tanto pop?
Acho que no Brasil tem muito pop por causa da dificuldade de andar de skate lá. O chão é ruim e as ruas têm toneladas de pedrinhas e coisas por toda parte. Então, quando eles realmente têm um bom terreno, eles se destacam muito melhor.

Isso não faz o menor sentido, porque então os skatistas de Nova York teriam pop louco também [risos].
[Risos] Acho que pode ser apenas seus genes atléticos. Eles são bons em vários esportes diferentes e suas dietas são muito boas. Pelo que sei, meus amigos brasileiros comem muitas frutas e proteínas diariamente. Eles comem feijão e leguminosas todos os dias lá. Isso dá a eles muita energia para o pop, eu acho [risos]. Nos Estados Unidos, não acho que exista uma cultura alimentar saudável. Talvez seja isso que os ajuda a pular alto e ter esse tipo de pop mais do que as pessoas em Nova York [risos].

No Brasil, os verões também são mais longos, então eles andam de skate por mais tempo. Em Nova York chove e neva muito, então talvez essa seja minha outra teoria. Não sei se está correto, mas é o que penso.

Quão difícil é encontrar marcas americanas populares em lojas no Chile?
Temos tudo aqui. É super fácil, principalmente em comparação com outros países que vivem dizendo que não têm nada. Na Argentina sempre pedem para trazer as coisas, e no Peru também. O Brasil tem uma indústria própria, então eles trabalham com marcas próprias lá também. Sempre que recebemos visitantes eles aproveitam e compram tudo que podem aqui. Acho que tem sido uma relação econômica e comercial bastante favorável do Chile com outros países, como os Estados Unidos.

Filmar patinação é seu único trabalho?
Não, mas tudo o que faço está relacionado com vídeo. Eu faço videoclipes, promos de restaurantes, concursos de filmes e filmes para Vans e DC, então eu me movimento principalmente no mundo do skate e do cinema. Nunca tive que me dedicar a nada fora das filmagens.

Há algum filmer ou vídeo que te inspirou a começar a filmar patinação?
Assistir a vídeos de cineastas chilenos, como vídeos de Dario Covarrubias , CAF Prod, Yair Barrios , Juan Quintana, Francisco Arteaga, El Paparazzi, Obrero, José Parra , 80 Films e muito mais. Além disso, filmes estrangeiros, vídeos Lakai, Stay Gold , Kids in Emerica .

No momento, gosto muito dos vídeos do New Balance e do que Ty Evans está fazendo também. Passei a apreciar mais a cinematografia dos vídeos do que a patinação crua em si. Obviamente, é mais sobre patinação, mas eu gosto de ver o lado da cinematografia em vídeos e ver as paisagens e todas essas outras coisas. É meio a meio.

Estou surpreso em saber que você gosta do trabalho de Ty Evan, muitos skatistas aqui não são fãs de seu trabalho mais recente .
Como eu disse, gosto de patinar e gosto de filmes, e há muitos skatistas que não gostam desse tipo de vídeo porque preferem ver as manobras ou estão mais focados na dificuldade das manobras, e os vídeos do Ty são muito artificiais para eles nesse sentido. Eu gosto de cinematografia, como diferentes câmeras parecem, gimbals e equipamentos, então é mais a isso que eu estava me referindo, talvez não tanto como ele filma a patinação real.

Seus vídeos têm uma aparência cinematográfica muito particular em comparação com a filmagem VX ou HPX direta. Certamente isso ajuda a conseguir os outros tipos de trabalho que você faz?
Claro. Com essa câmera, posso fazer trabalhos que não conseguiria com outras câmeras de skate.

Sim, quero dizer, você não vai filmar promos de restaurantes em um VX1000, certo?
[Risos] Sim, eles não aceitariam isso. Embora existam definitivamente alguns lugares que gostam desse visual cru vintage. Dá-lhe um toque próprio. Também funciona para eventos.

Qual é a opinião geral dos chilenos normais sobre patinação e patinadores?
Eu acho que é o mesmo que em qualquer outro lugar. Tem gente que não gosta que a gente fale alto, porque na verdade a gente fala alto, marcamos paredes novas e acabamos quebrando tudo, mas eles nunca vão nos entender. Apenas algumas pessoas nos entenderão e talvez possam apreciar uma foto de alguém pulando sobre um trilho, em vez de simplesmente usá-lo como suporte e seguir com sua rotina diária. Acho que tem gente que gosta e tem gente que não gosta, como em todo lugar. Mas não há realmente muitos odiadores aqui, realmente.

Acabamos de lançar um vídeo de uma equipe japonesa, e eles nos contaram como é difícil andar de skate na rua por causa de como é ilegal… Sim,
no Chile não há nenhuma lei contra o skate ou algo assim. Se os policiais vierem, você apenas diz a eles que não está fazendo nada além de patinar, então eles simplesmente te expulsam e é isso. Não é como se eles fossem agressivos, a menos que alguém os estivesse irritando ou tivesse uma atitude ruim.

Você pode pagar os policiais no Chile?
Não, é super difícil fazer isso. Você pode ser preso e multado se tentar.

Uma vez na Bolívia, estávamos filmando em um local e o dono disse que estragamos a pintura. Ele ligou para a polícia e eles disseram que devíamos $ 250 de indenização ou iríamos para a prisão boliviana. Era uma sexta-feira, então, se fôssemos para a cadeia, sairíamos na segunda-feira, então tínhamos que pagar. Quando estávamos saindo, os policiais estavam dividindo entre si o dinheiro que demos a eles. Esse tipo de coisa não acontece no Chile.

Parece que você pode praticar sandboard no Chile. Já tentou isso?
Nunca pratiquei sandboard. Eu nunca tive a chance, mas outras pessoas em outras partes do Chile têm. Aqui perto de Santiago tem um lugar onde as pessoas fazem.

Assista o vídeo completo pela RED BULL TV

Você mencionou que dirige uma revista lá também. Qual é o tamanho de cada edição e qual é o seu tempo de produção?
Fazemos um por ano e estamos na oitava edição. Percebemos que precisávamos publicar nosso próprio material em nosso próprio meio porque tínhamos problemas com outras revistas no Chile. Sentimos que fizemos todas as filmagens e filmagens e estava saindo em outros meios que sentimos que não tinham a mesma disposição que nós. A revista tem 56 páginas, com muito conteúdo nosso, seções de arte, seções de música, mas tudo relacionado ao skate obviamente. Imprimimos aqui em Santiago e publicamos 2.000 exemplares por edição e sai por todo o Chile.

A revista ganha dinheiro e vocês conseguem viver só disso?
Acho muito difícil viver só de revista. A revista agora é apenas um plus em cima do que fazemos com vídeo e fotografia. Mais do que tudo é uma referência para mostrar as marcas para que elas nos vejam como algo mais sério e completo. Trabalhamos com fotógrafos e editores e ganhamos o suficiente para pagá-los por seu trabalho, mas é muito difícil para nós apenas viver disso. Com toda a honestidade, não podemos fazê-lo.

Você acha que a impressão é mais procurada agora do que há alguns anos?
Acho que quando começamos já estávamos naquela transição do digital para o tangível. O Instagram já existia, todo mundo assistia ao YouTube e ninguém tinha um reprodutor de VHS, então acho que as pessoas gostavam de ter algo tangível que pudessem ter em casa em suas mesas de café. Acho que estávamos certos na transição.

A América do Sul tornou-se mais influente no skate nos últimos dois anos. Eu acho que definitivamente é hora de vocês terem seus próprios meios de comunicação e não dependerem de publicações americanas. Vocês podem contar suas próprias histórias do seu jeito.
Sim, é o que eu penso também, e falo sobre isso com meus amigos e com as pessoas com quem trabalho. Acho que quanto mais meios e projetos houver, melhor para todos porque vai fazer o skate crescer. Portanto, se uma criança no futuro começar a patinar e quiser ganhar a vida fazendo isso, ela poderá fazê-lo porque estamos todos trabalhando para atingir esse objetivo.

Se ficarmos relaxados e apenas esperando que Thrasher ou Berrics publiquem nossos truques online, não chegaremos a lugar nenhum. Ficaremos presos lá, esperando e esperando.

Quem são os próximos grandes skatistas vindos da América do Sul?
No Peru, conheço um garoto que se chama Renato Silva . Ele provavelmente tem 20 anos e seu nível de patinação é super alto. Eu o conheci em 2016 em Lima, quando saímos em turnê, e ele era jovem e fazia grandes truques.

No Brasil Marcelo Batista . Ele é um pouco mais conhecido no skate, mas esse garoto tem um pop louco. Ele tem um heelflip com três ou quatro pranchas de altura. Ele vai estar na nossa próxima revista.

No Chile, Ronald Ramirez , Carlos Chilet , Juan Carlos Liste , Bastien Nunez .

Além disso, Francisco Pietroboni , que mora em Barcelona, ​​tem um estilo elegante. Mario Luraschi , que também está em Barcelona, ​​tem um estilo muito limpo. Jose Cantillana vocês deveriam conferir também. Matias Arraño , Ian Varas , Valentina Petric e Charlotte Reyes , acho que são todos skatistas que podem fazer grandes coisas.

O que você acha que poderia ser melhor sobre a indústria em geral?
Acho que mais do que consertar a indústria, algumas personalidades precisam ser consertadas. Eu conheci muitos skatistas durante minhas viagens que não são muito humildes, não são amigáveis ​​e têm a mente fechada sobre o que são as competições e competições de patinação. Vamos focar em sermos pessoas melhores e aos poucos isso tudo vai melhorar. Se todos pensarmos positivamente, o mundo crescerá positivamente.

Entrevista por: Alexis Castro
Fotos por: Andres Navarro

Fonte: Jenkem Mag

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Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp