Legado deixado pela SLS beneficiará nova geração de skatistas do projeto social que assiste aproximadamente 150 crianças e adolescentes da região metropolitana de São Paulo
Na esquerda, Sandro Testinha e Rayssa Leal em visita da skatista ao projeto na véspera do Super Crown 2024. À direita, criança atendida pela ONG faz manobra em obstáculo da pista do Super Crown – Crédito: Coletivo Mavo
São Paulo, abril de 2025 – Após três finais consecutivas no Brasil, o legado continua e os obstáculos da pista do SLS Super Crown, a final da Championship Championship 2024, desta vez, beneficiaram quatro projetos sociais no estado paulista. O primeiro a receber parte desses obstáculos que formaram o palco da disputa no Ginásio do Ibirapuera, em dezembro, foi a ONG Skate Social, em Poá, na Grande São Paulo. A cerimônia de entrega oficial acontecerá no dia 30 de abril (quarta-feira), às 11 horas, com a presença de Helena Reis (Secretária de Esportes do Estado de São Paulo), Eduardo Dias (presidente da Confederação Brasileira de Skateboarding – CBSk), Pedro Dau de Mesquita (diretor executivo da V3A, representante da SLS no Brasil), Sandro Testinha (fundador da ONG Skate Social) e demais convidados.
Localizada no bairro de Calmon Viana, na periferia de Poá, o projeto Skate Social foi fundado por Sandro Testinha, skatista há mais de 30 anos, e sua ex-esposa, a psicóloga Leila Vieira, em 2011. Ambos atuaram durante anos na Fundação CASA e levaram o trabalho que já realizavam na instituição para a cidade onde moravam. Muitos passaram pela ONG por meio da paixão pelo skate e atualmente mais de 150 crianças e adolescentes (entre 6 e 17 anos) frequentam as aulas e atividades socioeducativas, semanalmente. Apesar de ainda não contar com uma pista oficial, o projeto utiliza uma quadra poliesportiva adaptada, que agora passa a incluir rampas e obstáculos profissionais da SLS.
“São mais de 47 milhões de fãs do skate no Brasil, deste total cerca de 8,5 milhões são praticantes e esse número só aumenta.Desenvolvidos para os maiores skatistas do mundo, esses obstáculos agora têm uma nova missão: impulsionar o sonho e a evolução de crianças e jovens do projeto social, que já trilham um caminho possível rumo à SLS”, ressalta Pedro Dau de Mesquita, diretor executivo da V3A.
Mais uma vez a Street League Skateboarding deixa esse legado após uma grande final no país – 2024 e 2023 em São Paulo e 2022 no Rio de Janeiro. Uma iniciativa importante que impacta positivamente a comunidade de skatistas da região metropolitana de São Paulo. Além de o esporte ser uma ferramenta transformadora de vidas, proporciona inclusão social, abre fronteiras e forma futuros campeões, como é o caso da maranhense Rayssa Leal (tricampeã do SLS Super Crown) e do paulista Giovanni Vianna (campeão do SLS Super Crown de 2024).
Pista do SLS Super Crown – As pistas das três últimas edições da final da liga de skate da categoria street foram construídas pela California Skateparks e assinadas pelo arquiteto Daniel Oristanio. O paulistano também foi responsável pelas pistas de outras etapas da SLS no país: 2022 e 2018 (Rio de Janeiro), de 2019 (São Paulo) e de 2013 (Foz do Iguaçu/PR). Segundo Oristanio, aproximadamente 70% dos materiais e obstáculos, como rampas, corrimãos, hubbas e caixotes, são reutilizados ou doados.
Além da ONG Social Skate, mais três projetos de skate na capital receberão os obstáculos: Associação de Skate, Esporte, Cultura, Arte e Lazer “Prafinha” (bairro Real Parque), Quadrespra “Quadrinha Espraiada” (Vila Congonhas) e Clube da Comunidade Arena Radical (Vila Olímpia).
Pelo terceiro ano consecutivo, o SLS Super Crown é promovido pela V3A, empresa que representa a SLS no Brasil e realizado pela AEESB (Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil).
Entrega Oficial dos Obstáculos doados pelo SLS Super Crown
Quando: 30 de abril, quarta-feira
Horário: 11:00
Local: Pista da ONG Skate Social (Rua Monte Alegre, S/N, bairro Calmon Viana – CEP 08560-180 – Poá/SP)
Sobre a SLS
A maior liga de skate do mundo, fundada pelo skatista profissional Rob Dyrdek em 2010, a Street League Skateboarding (SLS) é a casa do skate mundial profissional, o lugar onde os melhores skatistas da modalidade street se reúnem em busca do título mundial. Pioneiros em competição de skate de rua e com a maior e mais engajada comunidade global do esporte. De etapas internacionais a eventos nacionais, a liga conecta o mundo através do skate, dentro e fora das pistas. Em 2025, a SLS traz a SLS Championship Tour em 3 formatos de competição: eventos de rua, com Spot Takeover (ocupação de um pico – local público – para a prática do skate ou construção de um novo pico, com competição em manobras únicas), eventos em arena, com Arena Major, confirmados para Miami e Paris (formato tradicional da SLS dentro de uma arena, com competição em voltas e manobras únicas) e o SLS Super Crown, última parada do tour mundial, com consagração dos campeões mundiais, em competição com voltas e manobras únicas, e quarto ano consecutivo no país.
Sobre o SLS Super Crown
O SLS Super Crown é a grande final do Championship Tour, circuito mundial da Street League Skateboarding (SLS), a principal liga de skate de rua do mundo. O evento consagra os melhores skatistas do planeta e já teve campeões icônicos como Rayssa Leal, única mulher tricampeã da competição, e Nyjah Huston, um dos maiores nomes do skate global. Em 2025, pelo terceiro ano consecutivo, São Paulo será o palco da decisão, consolidando o Brasil como um polo internacional do skate de alto rendimento e promovendo a cultura do esporte para uma audiência global, visto que é o quarto ano consecutivo do evento no país.
Sobre a V3A
União de talento, criatividade e inovação. Estes elementos formam o DNA da V3A, uma empresa que se destaca nos mercados de live marketing (On Demand) e projetos proprietários (Ventures). Com sedes em São Paulo e Rio de Janeiro, a V3A possui uma trajetória marcada pelo reconhecimento do mercado, com dezenas de prêmios conquistados e a realização de centenas de projetos, campanhas e ações para clientes de diversos setores da indústria, como Petrobras, L’óreal, Globo, entre outros. Além de sua expertise em live marketing, a divisão de Ventures, transforma insights em propriedades intelectuais desenvolvendo eventos proprietários que geram novas oportunidades para marcas e consumidores. São mais de 10 projetos em crescente ascensão nos mercados de esportes, e-sports, música e cultura, como o World Trail Races – WTR (esportes outdoor), TRITON (triathlon), R.E.M.A – antigo Saquarema Surf Festival (surfe), SLS Brasil (skate), Prêmio eSports Brasil – PEB e o Multiplatform eSports Games – MEG (e-sports), Living Books (cultura) e Lapa pela Lapa (música), entre outros.
Sobre a AEESB
A Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais. Realizou dois Campeonatos Sul-Americanos de Vôlei (2017 e 2018), competição que define o representante do continente no mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, em Montes Claros (MG). Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Neste ínterim, atendeu mais de 10 mil pessoas através de projetos sociais, de esporte e educação nas mais diversas modalidades, além da realização de capacitações educacionais e esportivas, visando a melhoria e qualificação da mão de obra em Minas Gerais e em outros estados. A entidade visa alçar voos mais altos e expandir os trabalhos para todo o Brasil.
Na esquerda, Sandro Testinha e Rayssa Leal em visita da skatista ao projeto na véspera do Super Crown 2024. À direita, criança atendida pela ONG faz manobra em obstáculo da pista do Super Crown – Crédito: Coletivo Mavo