SELEÇÃO BRASILEIRA DE STREET DESEMBARCA NA VILA OLÍMPICA APÓS PREPARAÇÃO EM LISBOA (POR)

SKATISTAS E COMISSÃO TÉCNICA EM PARIS – FOTO: GASPAR NÓBREGA/COB

A Seleção Brasileira de Street entrou na Vila Olímpica neste domingo (21) para a tão aguardada disputa dos Jogos de Paris 2024. Nesta segunda-feira (22), os skatistas realizam um reconhecimento da pista. As sessões de treino na praça da Concórdia seguem entre terça (23) e sexta-feira (26), com a competição acontecendo no final de semana (27 e 28). 

Antes do desembarque na França, os skatistas brasileiros passaram por um período de treinamento em Lisboa (POR), entre os dias 18 e 20. O trabalho promovido pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) contou com as presenças de Gabriela Mazetto, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo. O grupo que representará o Brasil ainda é composto por Pâmela Rosa, Rayssa Leal (prata em Tóquio 2020) e Kelvin Hoefler (prata em Tóquio 2020).

“É bom para o entrosamento da equipe. Pra gente ficar mais junto. Também foi bom pra gente acostumar com o fuso horário. A CBSk está fazendo o que for possível pra gente ficar bem tranquilo e que dê tudo certo”, afirma Gabriela Mazetto.

“Pra mim é muito legal ter vindo um pouco antes. A gente consegue ficar mais tranquilo com o fuso para chegar lá bem. Andar de skate. Todo mundo bem, todo mundo feliz. Essa é a hora de celebrar e fazer o melhor de cada um”, destaca Giovanni Vianna.

“Foi muito importante esses dias aqui em Portugal para poder ir acostumando. Para mim o fuso horário é muito grande. Eu moro nos Estados Unidos. São nove horas. Foi muito bom estar com o time. Estamos nos acostumando com o que vai acontecer em Paris. A cidade de Lisboa é muito boa. Fala português. A comida é muito boa. Foi pra gente acostumar mesmo com a Europa. Foi muito bom estar junto com todo mundo. Seguimos fortes”, completa Felipe Gustavo.

O Street masculino será o primeiro a entrar em ação, com disputas no sábado (27). As preliminares começam às 7h pelo fuso brasileiro, com a final acontecendo às 12h. No domingo (28) será a vez do Street feminino, com o mesmo cronograma de horários. Nos dois dias, a competição terá transmissão ao vivo pela Cazé TV, SporTV e TV Globo.

“Acho que a gente chega muito mais experiente. Muito mais maduro. Sabendo o que tem que fazer, como é a Vila. Foi um ciclo muito evolutivo de todos. Eles também mostraram essa evolução, comprometimento com o skate olímpico, com o skate de performance. Houve uma evolução incrível, desde a Confederação, comissão técnica. Todos chegam nesse ciclo olímpico muito mais experientes. E vamos para essa última etapa agora que é Paris”, afirma Rogério Manosa Mancha, consultor técnico da Seleção Brasileira de Street.

No Street, tanto na primeira fase quanto na final, cada skatista realizará duas voltas e cinco tentativas de manobra. A pontuação final será composta pela somatória da volta e das duas manobras de maior nota.

Comissão técnica da Seleção Brasileira

Em Paris 2024, os skatistas brasileiros contam com o suporte de Bernardo Villano (gerente de Seleções), de Rogério Manosa – Mancha (consultor técnico da Seleção de Street), de Julio Gentil da Cruz – Detefon (coordenador técnico) e de Carlos Barreto (fisioterapeuta).

Em Lisboa (POR), os skatistas ainda contaram com o apoio técnico de Milena Anuska Gonçalves e Elisa Condé.

No Park, os consultores técnicos da Seleção Brasileira são Edgard Pereira – Vovô e Miguel Zaffari – Catarina, além do fisioterapeuta Alison Paz.

Olimpíadas de Paris 2024

Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) será composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).

Em Paris, as disputas serão realizadas na Praça da Concórdia, com preliminares e final acontecendo num único dia.

No Street, tanto na primeira fase quanto na final, cada skatista realizará duas voltas e cinco tentativas de manobra. A pontuação final será composta pela somatória da volta e das duas manobras de maior nota.

No Park, a primeira fase e a final serão disputadas com três voltas de 45 segundos para cada skatista, valendo a apresentação de melhor nota.

Confira o cronograma!*

Street masculino – 27 de julho (sábado) – 7h – preliminares / 12h – final;
Street feminino – 28 de julho (domingo) – 7h – preliminares / 12h – final;
Park feminino – 6 de agosto (terça-feira) – 7h30 – preliminares / 12h30 – final;
Park masculino – 7 de agosto (quarta-feira) – 7h30 – preliminares / 12h30 – final.

Obs.: horários pelo fuso brasileiro.

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp