Dia inesquecível para Maria Almeida, campeã da etapa de Brasília e do STU National 2025

Baiana de Lauro de Freitas conquista seu primeiro título brasileiro de Street em menos de cinco anos de vida no skate

Seus olhos brilharam ao ver, pela TV, Rayssa Leal conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foi o estalo para, a partir daquele momento, querer fazer exatamente o que a hoje amiga consagrada faz tão bem. Menos de cinco anos depois, a baiana irreverente Maria Almeida chegou ao seu auge na ainda curta carreira, com o título do STU National Street Finals, em Brasília, neste domingo (26/10), e sagrando-se, de quebra, campeã brasileira de 2025.

O pacote completo se deu no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Mesmo com dores nos dois joelhos, ela tratou de focar no que devia fazer ali na pista e, logo na primeira de suas três voltas, fez uma linha limpa e precisa, seguida de uma perfeita Bomb Trick (manobra extra no fim da volta que se soma à nota da mesma), e arrancou dos juízes a nota 63,22, que nenhuma das outras finalistas chegaria perto. Ela nem parecia acreditar no que acabara de acontecer ali.

“Juro que fiquei em choque. Mano, estou muito feliz, sem acreditar, a ficha ainda não caiu. Estava bem preocupada de ontem para hoje, porque meu joelho está bem dolorido, mas orei bastante e pedi a Deus para eu acertar minha linha. Ele sabe o que faz. E deu tudo certo logo na primeira linha. A energia da galera me ajudou muito também. Quero chegar logo em casa e abraçar minha família”, declarou Maria, bem emocionada.

Emoção que também tomou conta de todos antes da final com a notícia de que Duda Ribeiro, vice-líder do ranking, não poderia correr e brigar pelos títulos. Na semifinal da véspera, teve uma pequena fratura no antebraço direito fruto de uma queda. Ela garantiu um lugar cativo no STU National 2025 por ter sido campeã no ano passado do STU On Tour, campeonato de skate que começa no mundo virtual, recebendo votos dos internautas e de um júri especializado, e chega ao mundo real com uma final presencial no Rio de Janeiro.

“Queria agradecer à Duda por esse meu resultado também. Antes da final, fui lá no hotel e insisti para que viesse à final, mesmo machucada. Ela veio assistir ao evento, sentou ali dentro da pista, conversamos um pouco, tentou me distrair porque eu estava nervosa e me ajudou bastante. Quero deixar essa mensagem de agradecimento pela pessoa e skatista que é”, disse Maria, que terminou o ranking de 2025 com 134.000 pontos, contra 110.880 de Duda.

Duda Ribeiro, inclusive, foi homenageada pelas outras cinco finalistas na pista antes da final. Recebeu delas um shape da etapa autografado por todas elas. Ao término da grande final, assim que Maria sagrou-se campeã, Duda foi uma das que invadiram a pista, com seu braço engessado, para comemorar o título da amiga. Como retribuição, Maria fez questão de chamá-la para dividir o lugar mais alto do pódio com ela. Bonito momento do esporte na capital federal.

O STU National de Brasília teve patrocínio Master do Banco BV, um dos maiores bancos do país, e contou com patrocínios da Petrobras, da Red Bull e da Heineken 00, além dos parceiros especiais Instituto Heineken, Mini Kalzone e Embratur. Com apresentação institucional do Ministério do Esporte e do Governo Federal, teve apoio da FSKDF, da ABPSK, da Drop Dead, do Instituto Conecta e da Secretaria de Esportes Governo do Distrito Federal, em mais um evento homologado pela CBSk, a Confederação Brasileira de Skateboarding.

STREET FINALS FEMININO – RESULTADO FINAL
1ª – Maria Almeida – 63,22
2ª – Carla Karolina – 48,04
3ª – Gabi Mazetto – 47,60
4ª – Rafaela Murbach – 41,39
5ª – Manuella Moretti – 35,07
6ª – Duda Ribeiro – não disputou

Fotos Maria Almeida: Pablo Vaz / STU
Fotos pódio: Thiago da Luz / STU

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp