CBSK

 

/// INFORMAÇÕES

EndereçoAvenida Paulista, nº 1.313 (prédio da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) - sala 1.010.
CidadeSão Paulo
EstadoSão Paulo
PaísBrasil
CEP04015-051

/// SOBRE

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) foi fundada em 6 de março de 1999 em Curitiba (PR) pela Federação de Skate do Paraná, Associação Porto-Alegrense de Skate, Associação de Skate Londrinense, Associação de Skate da Zona Sul de São Paulo, Associação Brasiliense de Skate e Associação Baiana de Skate.

A partir de 2000 a sede foi transferida para a cidade de São Paulo, onde permanece até hoje. Atualmente são 16 (dezesseis) Federações e 04 (cinco) Associações filiadas à CBSk, em 17 (dezessete) Estados diferentes. A Confederação Brasileira de Skateboarding é a entidade que regulamenta as normas e políticas voltadas ao desenvolvimento do Skate (Skateboarding) no território brasileiro.

 

Seleção brasileira de Skate inicia planejamento para Olímpiadas

 

 

/// SKATE NO MUNDO

Para um melhor entendimento a tradução de Skateboard é patins numa prancha, porém no Brasil ficou conhecido como Skate. Não sabe ao certo como e quando o Skate surgiu, mas foi nos Estados Unidos num processo ao longo da primeira metade do século 20, talvez derivando dos rollers scooters, especie de patinete fabricados a partir de 1900. 

Saiba+

 

/// A HISTÓRIA DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SKATE

Os mais de 20 anos de história da primeira Confederação de Skateboarding do mundo estão registrados nas páginas do livro #SomosTodosCBSk – A história da Confederação Brasileira de Skate

O livro retrata, ao longo das duas primeiras décadas da entidade, as atividades realizadas, eventos promovidos ou homologados, além das principais contribuições para o desenvolvimento do skate brasileiro. A publicação conta ainda com prólogo de Ed Scander e epílogo de Bob Burnquist.

 

Livro destaca a história da Confederação Brasileira de Skate

Saiba+

 

/// SKATE NO BRASIL

Os principais acontecimentos de Skate no Brasil foram pesquisados no livro “A Onda Dura” de Eduardo de Brito, nas revistas Tribo Skate e CemporcentoSkate mais os sites Skatecuriosidade e Skate Cultura. 

Saiba+

 

/// MERCADO DE SKATE NO BRASIL E NO MUNDO

O Mercado do Skate no Brasil conta com mais de R$ 1 bilhão ao ano em venda de roupas e acessórios, com forte potencial de crescimento, segundo pesquisa realizada pela SGI Europe (Sports Good Intelligence) em parceria com a ASF (Adventure Sports Fair) e a promotora alemã de eventos esportivos ISPO.  

Saiba+

 

/// PRINCIPAIS CONQUISTAS

Confira as principais conquistas brasileiras no mundo do skate. 

Saiba+

 

/// PESQUISAS DATAFOLHA

Conheça as pesquisas realizadas pelo instituto Datafolha sobre o número de praticantes de skate no Brasil!  

Saiba+

 

/// OUVIDORIA

A CBSk conta com serviço de ouvidoria, uma ferramenta independente, sigilosa e imparcial. Um ambiente seguro que reforça o comprometimento da entidade com a transparência e a ética. Para mais informações, dúvidas ou sugestões.

Saiba+

 

 

/// CBSK E ONG SOCIAL SKATE

Desde julho de 2020, Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e ONG Social Skate uniram forças para mapear e dialogar com os projetos brasileiros que têm o Skate como ferramenta de inclusão social. A partir desse retrato sobre a realidade de cada instituição, a intenção é identificar de que forma a Confederação e a ONG podem contribuir na evolução e profissionalização dessas iniciativas. 

Saiba+

 

O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 10 às 12h e das 14 às 18h.

O telefone para contato é o (11) 32851239.

/// NOTÍCIAS

Confira nossas matérias mais recentes

SKATEBOARDING BRASILEIRO ESTREIA NAS OLIMPÍADAS DE PARIS 2024 COM DISPUTAS DO STREET NESTE FINAL DE SEMANA (27 E 28)

Após o período de sessões de treino, se aproxima o momento da estreia do Skateboarding brasileiro nas Olimpíadas de Paris 2024. Assim como já aconteceu em Tóquio 2020, as disputas começarão pelo Street, neste final de semana (27 e 28). No masculino, o Brasil será representado por Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Kelvin Hoefler. Entre as mulheres, Gabriela Mazetto, Pâmela Rosa e Rayssa Leal são os nomes nas disputas.

A competição tem previsão de início a partir das 7 horas da manhã deste sábado (27) pelo fuso brasileiro, com as classificatórias masculinas. A final na Praça da Concórdia acontece a partir das 12h (BRA). No domingo (28), seguindo o mesmo cronograma de horário, será a vez do Street feminino. A competição terá transmissão ao vivo nos dois dias pela Cazé TV, SporTV e TV Globo.

Ao longo da semana, as chuvas atrasaram o início dos treinos na terça-feira (23). O tempo se manteve estável na quarta (24) e na quinta-feira (25), m…

Leia mais sobre SKATEBOARDING BRASILEIRO ESTREIA NAS OLIMPÍADAS DE PARIS 2024 COM DISPUTAS DO STREET NESTE FINAL DE SEMANA (27 E 28)
  • 0

Paris 2024 Street Skateboarding: Relatório de Campo

Olá e bem-vindos à primeira de nossas missivas da Place de la Concorde, no centro de Paris, enquanto o relógio avança para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024, amanhã. Ostreinos para o Skateboard Street já estão em andamento antes da competição deste fim de semana e achamos que agora seria um bom momento para dar a vocês alguns pequenos retratos a caneta das equipes e indivíduos se preparando para dar tudo de si neste sábado e domingo .

Falando com... a Equipe África do Sul!

Representando a África do Sul no Skateboard Street em Paris 2024 estão Brandon Valjalo, de Johanesburgo, e Boipelo Awuah, da capital dos diamantes, Kimberley.

Nenhum deles é novato no cenário olímpico, já que ambos se classificaram para Tóquio 2020, mas uma sorte incrivelmente ruim restringiu os esforços de ambos lá. Tanto Brandon, que quebrou o pulso imediatamente antes dos Jogos de Tóquio, quanto Boipelo - que fraturou a pélvis duran…

Leia mais sobre Paris 2024 Street Skateboarding: Relatório de Campo
  • 0

PARASKATE TOUR 2024 RECONHECE OS MELHORES PARATLETAS DO SKATEBOARDING DO PAÍS

No último final de semana (20 e 21), o Brasil conheceu os campeões do Paraskate Tour 2024, maior evento dedicado a skatistas PCD (pessoa com deficiência) do mundo. Com muita adrenalina e manobras radicais, a competição consagrou os melhores das modalidades Street e Bowl. A edição entrou para a história do esporte com a estreia da categoria para deficientes visuais, com até 15% de visão máxima. Além disso, contou com a presença de Og de Souza, que desde os anos 80 é um dos pioneiros do Paraskateboarding e participou como júri da disputa. 

"Nesta edição batemos o recorde de inscritos, além de inaugurar uma nova categoria que mostra que o esporte está crescendo e que o Brasil é uma potência mundial do paraskate. Recebemos atletas de todo Brasil, apresentamos novos talentos do esporte, e estamos certos de que podemos fazer muito mais com apoio e reconhecimento. O paraskate veio para ficar e nossa meta é que a modalidade se torne um espor…

Leia mais sobre PARASKATE TOUR 2024 RECONHECE OS MELHORES PARATLETAS DO SKATEBOARDING DO PAÍS
  • 0