CBSk fecha ciclo de treinos da Seleção Brasileira com semana no Sul

Julio Detefon, Gabriela Mazetto, Alberto Santos, Rogério Mancha e Isabelly Ávila

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) encerrou, nesta sexta-feira (26), uma série de ciclos de treino da Seleção Brasileira. A atividade dessa semana foi voltada ao Street, com início na última terça-feira (23), na região Sul do Brasil. Os trabalhos foram realizados na pista da Orla do Guaíba, em Porto Alegre (RS), e na pista pública de Esteio (RS) e ainda incluíram uma passagem por Canoas (RS). 

O ciclo no Sul contou com as presenças da olímpica Gabriela Mazetto e também de Isabelly Ávila. Medalha de ouro no Pan-Americano Junior de Assunção 2025, Maria Lúcia seria mais um nome nos treinos, mas a skatista acabou se lesionando na última semana, durante os treinos oficiais da primeira etapa do Circuito Brasileiro Profissional de 2025 — Trinda Times Pro. Em recuperação, ela não participou dos treinos técnicos, mas recebeu a Seleção Brasileira na pista de Canoas (RS), cidade onde mora.

“Foram três dias bem intensos. Deu para perceber que cada uma tem particularidades, então deu para trabalhar manobras específicas, deu pra gente treinar mais. Foi muito importante ter o Detefon para filmar nossas manobras e o Mancha também para quando a gente errar fazer uma pergunta de como é que foi. Se a gente tiver algum bloqueio tem o Alberto ali também para ajudar a destravar e fazer o que a gente sabe. A cada treino que vai passando a gente vê a evolução da CBSk e dos atletas. Agradeço à Confederação pelo suporte que vem dando a todas nós”, destaca Gabriela Mazetto, que representou o Brasil em Paris 2024.

“O mais interessante pra mim foi a atividade psicológica que a gente fez dentro da pista. Acho que isso nos ajuda bastante a se expressar e conseguir fazer a nossa performance de um jeito melhor”, completa a skatista que representou o Brasil em Paris 2024. 

“Esses dias aqui em Porto Alegre foram muito essenciais como sempre, como em todos os treinos. A comissão técnica, o trabalho do Mancha, do Detefon, do Alberto, foi muito importante para mim. A parte que mais gostei foram os simulados de linha. Essa pista (Orla do Guaíba) vive tendo campeonatos, então foi uma experiência e um treino para um futuro campeonato”, comenta Isabelly Ávila. 

No Sul, a comissão técnica da Seleção Brasileira foi representada por Rogério Mancha, consultor técnico do Street, Julio Gentil da Cruz Detefon, coordenador técnico, e Alberto Santos, psicólogo. Além das sessões de treino técnico, o cronograma incluiu palestras e atividades em grupo.

“Os treinos com a Seleção Brasileira foram muito importantes. É uma maneira de conectar a equipe com a comissão técnica. E também para trazer essa equipe para um senso de Seleção. O Skate é individual, mas a Seleção é um lugar único, onde todo mundo compartilha experiências e trocas. E também para deixar alinhado com os atletas da Seleção o planejamento que a gente tem para um novo ciclo olímpico”, destaca Rogério Mancha.

“O trabalho da psicologia do esporte é contínuo e busca desenvolver não apenas a parte do rendimento do atleta, mas também a sua qualidade de vida, qualidade de relação. Todas as questões da vida dele também fora do ambiente competitivo. Dentro de uma comissão técnica, a psicologia do esporte atua como um pilar, contribuindo com esse desenvolvimento que lá na frente vai impactar no alto rendimento”, comenta Alberto Santos.

A sequência de treinos da Seleção Brasileira teve início em agosto, em Curitiba (PR), com o Park. Depois, com foco no Street, a primeira semana de setembro foi marcada por um treino em Imperatriz (MA), na pista de Rayssa Leal. Os trabalhos seguiram em São Paulo (SP) e, agora, o ciclo se fecha no Sul do país.

“O trabalho com grupos menores teve como foco atender de maneira mais precisa as demandas e particularidades técnicas de cada atleta, levando em consideração inclusive o momento da carreira de cada um para que a gente pudesse personalizar o trabalho feito com esses grupos de um maneira mais precisa”, explica Bernardo Villano, gerente de Seleções da CBSk. 

Dentro do calendário do Circuito Mundial de 2025, o Street terá evento em Kitakyushu (JAP), de 23 a 30 de novembro.

Comissão técnica da Seleção Brasileira de Skateboarding
A comissão técnica da Seleção Brasileira Principal é formada por Bernardo Villano (gerente de Seleções), Edgard Pereira “Vovô” (consultor técnico Park), Miguel Zaffari “Catarina” (consultor técnico Park), Rogério Mancha (consultor técnico Street), Allan Mesquita (consultor técnico Park Júnior), Fábio Castilho (consultor técnico Street Júnior) Julio Gentil “Detefon” (coordenador técnico Park e Street), Ana Cláudia Rodrigues (assessora técnica), Mauricio Zenaide (médico) e Alison Paz (fisioterapeuta).

Circuito Mundial de 2025
Confira o calendário anunciado pela World Skate para a temporada 2025!

Park
World Cup Rome 2025 – Ostia (ITA) – 1 a 8 de junho 

Campeonato Mundial – Washington (EUA) – 19 a 26 de setembro – cancelado

Street
World Cup Rome 2025 – Roma (ITA) – 8 a 15 de junho

Campeonato Mundial – Washington (EUA) – 21 a 28 de setembro – cancelado

Kitakyushu (JAP) – 23 a 30 de novembro

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp