Meninas e rapazes, das modalidades Street e Park, entram nas pistas nesta quarta e buscam lugar no evento principal
Uma ideia pensada e executada num período em que a pandemia era uma realidade, quando ainda não era possível retomar os campeonatos. Hoje, o STU On Tour, competição que se inicia no digital e termina de forma presencial, chega a sua terceira edição e continua revelando novos talentos no skate. Após centenas de participantes enviarem vídeos com suas melhores linhas e voltas, analisados por um júri especializado, nada menos do que 32 deles, entre meninas e rapazes das modalidades Street e Park, disputam as finais nesta quarta-feira (25/10), na Praça Duó, na Barra da Tijuca. Detalhe: os campeões garantem suas vagas no STU Open Rio, que entra em cena no dia seguinte.
O STU On Tour sempre pregou um skate sem barreiras, um campeonato ao alcance de todos, totalmente aberto, inclusivo e interativo, com o objetivo de criar oportunidades, dar visibilidade e revelar os novos talentos do skate brasileiro de maneira online em qualquer canto do Brasil, sem distinção de idade, profissional ou amador. Na primeira edição, em 2021, os campeões foram Virgínia Fortes Águas e Eduardo Neves, no Street, e Raicca Ventura e Augusto Akio, no Park, hoje nomes consagrados no mundo do skate. No ano passado, quem subiu ao lugar mais alto dos pódios foram Isabelly Ávila e Murilo Marques, no Street, e Fernanda Tonissi e Dan Sabino, no Park.
A paulistana Fernanda Tonissi, aliás, se confunde com a própria história do STU On Tour. Em 2021, com apenas 14 anos, sem jamais ter participado de qualquer competição do STU, ela soube do evento que acabara de ser criado. Mesmo sob condições adversas, como ela mesmo relata, tratou de fazer seu vídeo, enviou, foi eleita a melhor e se qualificou diretamente para a final. Mas uma grave lesão a impediu de disputá-la. No ano passado, porém, fez questão de fazer tudo de novo e, mais uma vez, foi julgada com a melhor volta e chegou direto à final do Park. Nesta nova oportunidade, e logo após se recuperar de uma nova lesão, sua apresentação na Praça Duó lhe concedeu o título.
“Em 2021, nunca tinha participado de STU nenhum ainda, e o STU On Tour era uma coisa nova para todo mundo. Quando soube, já pensei numa linha para gravar na pista do Jóquei, em São Paulo, onde treino bastante. Lembro que na semana chovia muito, mas fui lá, gravei, mandei e, felizmente, meu vídeo foi o mais bem avaliado e já me classifiquei direto para a final. Mas justamente quando recebi essa notícia, fazia uma semana que tinha quebrado a perna. Então, não pude comparecer à final. Quando me recuperei da lesão, já pude participar do meu primeiro STU National, em Criciúma. Até vir o STU On Tour de novo, no ano passado. Mandei outro vídeo, avancei de novo em primeiro para a final, pude vir aqui na Praça Duó e fui campeã. Foi demais”, lembrou Fernanda.
As quatro finais do STU On Tour serão disputadas à tarde
E a final do Park feminino é justamente a que abre a programação desta quarta-feira, às 15h30, com Luana Vicente, Helena Laurino, Sofia Curi, Marina Brauner, Marina Lima, Alice Casaña, Isabella Reimer e Fernanda Galdino. Na sequência, às 16h45, a final do Street feminino, com Karolene Lima, Maria Almeida, Mariana Navarro, Duda Oliveira, Maria Lúcia Campos, Bianca Godoi, Manuela Moretti e Brenda Pinheiro. Os rapazes entram em cena às 18h, com a final do Park. Na disputa, Eric Costa, Pedro Azevedo, Vicente Rigobello, Pietro Nunes, Pedro Vita, Fernando Previ e Rafael Amorim. Fechando o dia, às 19h15, a final do Street masculino, com Matheus Mendes, Nathan Souza, Jonathan Mentex, Guilherme Passos, Otoniel Soares, Victor Hugo Borges, Higor Conte e Erus Peres.
O STU Open Rio 2023 é apresentado pelo Banco BV, viabilizado pela Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro e tem patrocínio de Monster Energy, Oi, Enel e Tiger, a cerveja oficial do STU. A Bic é a parceira especial, com CBSk, Baw, Altermark e Eletromidia como parceiros oficiais. Conta com apoio da ABPSK e da Drop Dead, além de apoio institucional da Subprefeitura da Barra da Tijuca. Windsor e LSH by Own são os hotéis oficiais e a Rádio Cidade é a rádio oficial do evento.
INGRESSOS: Para assegurar a entrada no STU Open Rio basta acessar o site https://www.sympla.com.br/. Além da meia-entrada garantida por lei para estudantes, PCD’s, idosos e professores, toda e qualquer pessoa pode retirar sua meia-solidária, precisando apenas levar uma peça de skate ou 1Kg de alimento não perecível. Vale ressaltar que cada dia possui um ingresso diferente. Caso não consiga comparecer no dia definido, o ingresso perderá a validade. A entrada de crianças menores de 12 anos não exigirá ingresso e só será permitida com a presença de responsáveis.
PROGRAMAÇÃO DE QUARTA-FEIRA (25/10):
9h às 9h50 – Treino livre Paraskate Street
9h às 9h50 – Treino livre On Tour Park feminino
9h50 às 10h40 – Treino livre Paraskate Park
9h50 às 11h30 – Treino livre Street feminino
10h40 às 11h30 – Treino livre On Tour Park masculino
11h30 às 12h20 – Treino On Tour Street masculino
11h30 às 13h35 – Treino livre Park feminino
12h20 às 13h10 – Treino On Tour Street feminino
13h10 às 16h30 – Treino livre Street masculino
13h35 às 15h15 – Treino livre Park masculino
15h15 às 15h30 – Treino final On Tour Park feminino
15h30 às 16h30 – Final On Tour Park feminino
16h30 às 17h20 – Treino livre Park masculino
16h30 às 16h45 – Treino final On Tour Street feminino
16h45 às 17h45 – Final On Tour Street feminino
17h45 às 18h – Treino final On Tour Park masculino
18h às 19h – Final On Tour Park masculino
19h às 19h15 – Treino final On Tour Street masculino
19h às 19h50 – Treino livre Park masculino
19h15 às 20h15 – Final On Tour Street masculino
Foto: Pablo Vaz/STU