Luiz Francisco, o Luizinho, ganhou as duas primeiras etapas do Mini Ramp Pro Attack e abriu boa vantagem na liderança, podendo confirmar o título de 2022 justamente em Lorena (SP), na sua casa, neste domingo (11/12). O cenário que tinha tudo para ser perfeito para o atleta olímpico mudou na véspera, quando sofreu uma queda, o que o impediu de chegar à final. Ainda assim, apenas um skatista dentre os oito finalistas poderia desbancá-lo.
Mateus Hiroshi, pela pontuação até ali, era o único que tinha a chance de superar Luizinho e ser campeão do circuito 2022, depois do quarto lugar em Belo Horizonte (MG) e o terceiro em Paraty (RJ). Para tal, era preciso vencer a terceira e última etapa. O campeão em Lorena ainda levaria para casa uma moto Honda XRE, o que elevou ainda mais o nível da disputa. Em mais um evento STU, apresentado pelo banco BV e pela Vans e homologado pela CBSk, emoção foi o que não faltou.
A começar pela apresentação dos finalistas. Com o ginásio do Clube Comercial de Lorena todo apagado, os skatistas eram chamados à pista como os jogadores de basquete em jogo decisivo de NBA ou os lutadores em importantes lutas de UFC, num jogo de luzes que empolgou o grande público presente. E foi mesmo um ingrediente a mais para o que estaria por vir. Luizinho, assim que terminou a batalha na mini rampa, já dizia: “Foi pesado! Vai dar Hiroshi ou Weslley”.
Andre Mariano, que se recuperou de uma lesão no ombro e conseguiu andar em casa, chegou a afirmar que faria de tudo para terminar em primeiro e ajudar o irmão a ganhar o circuito e a moto. Caíque Silva, outro cotado para vencer a etapa, comentou que, se ganhasse, dedicaria a vitória a Luizinho. Mas ninguém foi capaz de segurar o ímpeto de Hiroshi.
Leve e bem solto na pista, ele levitava e acertava praticamente tudo. Logo depois das semifinais, ele já mostrava estar extremamente confiante. Lembrava até que nunca esteve tão alto num ranking e brigando por um título de tamanha relevância. E aquele comentário de Luizinho se confirmou, mas com Weslley Alves, o Mosquito, em terceiro, Pedro Quintas, em segundo, e justamente Mateus Hiroshi em primeiro, com a nota final de 95,14.
“Foi uma pena essa queda do Luizinho ontem, logo na casa dele. A festa ficaria mais bonita com ele na pista. Só hoje, durante a disputa, que soube que só eu ainda tinha a chance de passar ele na pontuação da temporada, mas que teria que vencer aqui em Lorena. Independentemente disso, posso dizer que já estava bem confiante, acertando minhas manobras e fazendo boas voltas. Deu tudo certo e estou feliz demais”, disse Hiroshi, de 21 anos, natural de Carapicuíba (SP).
CLASSIFICAÇÃO ETAPA LORENA:
1º) Mateus Hiroshi – 95,14
2º) Pedro Quintas – 93,85
3º) Weslley Alves – 90,46
4º) Hugo Montezuma – 88,50
5º) Caique Silva – 86,11
6º) Matheus Mello – 83,84
7º) JP João Pedro – 80,16
8º) Andre Mariano – 77,70
CLASSIFICAÇÃO TEMPORADA 2022:
1º) Mateus Hiroshi
2º) Luiz Francisco
3º) Caique Silva
O Mini Ramp Pro Attack é apresentado por Banco BV e Vans Off The Wall, com realização de Posso! Skateboards e Skate Total Urbe. Apoio de Diamond Supply Co, Layback Beer, Independent Trucks, Blanks Co, Honda Motos, Hot Buttered Brasil e Formica. Homologação da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).
/// FONTE CBSK