Pro Tour STU Rio: Rayssa Leal conquista o pentacampeonato de Street na Praça Duó

Ninguém é capaz de superar esse ícone do esporte brasileiro e mundial na etapa do Rio desde 2021

A Praça Duó, um dos principais picos do skate no Rio de Janeiro, pode muito bem passar a ser conhecida também como Praça Rayssa Leal. E não é difícil entender o porquê. Neste domingo (16/11), pelo Pro Tour STU, um dos grandes ícones do esporte brasileiro e mundial conquistou o pentacampeonato da etapa do Rio. Desde 2021, ninguém conseguiu superá-la na pista de Street.

O STU nasceu em 2017 justamente na Praça Duó, que celebrou sua primeira campeã, Pâmela Rosa. No ano seguinte, título para Letícia Bufoni. Pâmela repetiria seu feito em 2019. Depois da não realização em 2020 por conta da pandemia, a competição internacional retornou em 2021 e, de lá para cá, reverencia a pequena notável Rayssa Leal como a dona do pedaço.

“Estou muito feliz, primeiramente por estar aqui com toda minha família, o que me deixa sempre muito mais confiante. Fiz tudo que eu queria, quer dizer, quase tudo, porque queria muito ter acertado minha última volta, que já era a Golden Run (volta do título)”, disse Rayssa, que arrancou dos juízes a nota 75,69 logo na primeira de suas três voltas, mas não conseguiu aumentá-la e ficou chateada.

O que não a deixa mais incomodada é o fato de não precisar mais usar capacete a partir de agora. Como completará 18 anos em janeiro, esta foi a última etapa em que teve que usar o acessório, uma obrigação que qualquer skatista tem até completar a maioridade. Perguntada como se sente, o sorriso não demorou a se estampar, com um desabafo emocionado.

“É o fim de uma grande jornada, posso dizer assim. Vocês me viram desde a fadinha, quando eu ainda nem usava capacete. Passei a usá-lo nas competições e, agora, vou tirar de novo. E de vez. O pessoal do Brasil inteiro já estava andando sem capacete, agora está vindo uma nova geração aí e sou eu que vou esperar elas tirarem o capacete. Vocês me viram crescer, têm um carinho muito grande por mim e eu por vocês. Continuarei sendo a mesma pessoa de sempre, só que sem capacete e com mais maturidade e responsabilidade”.

A timidez de uma pequena notável de 17 anos

Enquanto dava as últimas entrevistas após a final, e depois de já ter subido ao pódio para ser consagrada, uma legião de fãs ainda a aguardava para tentar uma foto, um vídeo e um autógrafo. A arquibancada e todo o entorno da pista ainda permaneciam bem cheios. Perguntada sobre essa idolatria, e aos 17 anos, ela admitiu que a timidez de uma criança ainda toma conta dela.

“Adoro demais todo esse carinho. Não parece, mas sou uma pessoa muito tímida. Quando estou em cima do skate, aí sim eu me solto. É algo sobrenatural, uma coisa que jamais imaginei. Também estive do outro lado, na arquibancada, assistindo aos meus ídolos competirem, então sei como é. É irado! Aproveito e me divirto muito com todo mundo”, finalizou.

Quem completou o pódio do STU Pro Tour Rio foram a australiana Chloe Covell, segundo lugar com a nota 70,55, e a holandesa Keet Oldenbeuving, que ficou na terceira colocação com a nota 58,78. Aliás, duas das melhores amigas de Rayssa no skate. As brasileiras Gabi Mazetto (55,23), Maria Lúcia (40,50) e Isabelly Ávila (33,83) foram as outras finalistas da terceira e última etapa do Street do Pro Tour STU.

A etapa do Pro Tour STU Rio foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, teve patrocínio da Red Bull, Petrobras, Ministério do Esporte e do Governo do Brasil. Instituto Heineken, Popeyes, TYR e NHJ foram os parceiros especiais e teve o apoio da ⁠ABPSK e da Drop Dead. Ainda contou com LSH como hotel oficial, Heineken 0.0 como cerveja oficial e Eletromidia como parceiro de mídia. O apoio institucional foi da Subprefeitura da Barra e o Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro.

RESULTADO FINAL – STREET FEMININO
1ª – Rayssa Leal (BRA) – 75,69
2ª – Chloe Covell (AUS) – 70,55
3ª – Keet Oldenbeuving (HOL) – 58,78
4ª – Gabi Mazetto (BRA) – 55,23
5ª – Maria Lúcia (BRA) – 40,50
6ª – Isabelly Ávila (BRA) – 33,83

Fotos STU: Julio Detefon / Pablo Vaz

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp