SELEÇÃO BRASILEIRA DE PARK MASCULINO REALIZA PERÍODO DE TREINOS NO SUL DO BRASIL

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) promoveu um período de treinamento com a Seleção Brasileira de Park masculino no Sul do país. Entre os dias 26 e 31 de março, as sessões rolaram na pista do Parque do Abraão, em Florianópolis (SC). De 1 a 5 de abril, os skatistas ficaram em Curitiba (PR), passando pela pista do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8) do Complexo Tarumã, pelo Low Park e pela Green Box.

Augusto Akio, Luigi Cini, Pedro Barros, Pedro Quintas, Pedro Carvalho e Murilo Peres são os nomes classificados para a segunda janela classificatória para Paris 2024. Durante os trabalhos, eles contaram com o suporte Edgard Pereira Vovô (consultor técnico), Miguel Zaffari Catarina (consultor técnico), Bernardo Villano (gerente de Seleções), Fernando Granja (coordenador de Seleções), Julio Detefon (coordenador técnico), Alison Paz (fisioterapeuta) e Leo Brasil (fisioterapeuta).

“Tive uma lesão no joelho, mas graças a Deus deu tudo certo. Consegui voltar a andar de skate agora da melhor forma possível. Essa lesão foi um grande aprendizado. Poder focar no meu bem estar físico e mental nos últimos meses também fez toda a diferença. Estou muito feliz de estar andando de skate, me sentindo bem. Skate e treino todos os dias. Não podia estar mais feliz de estar fazendo isso com a galera da CBSk e da Seleção Brasileira de Skate, que está me ajudando muito também”, destaca Luigi CIni, que realizou todo o processo de recuperação sob o acompanhamento e suporte da comissão técnica da CBSk.

“Estou muito contente com o treino. Com a participação de todo mundo. Desde os atletas, que estão se dedicando muito, andando de skate pra valer, como também a equipe técnica. O Vovô e o Cata estão dando uma boa assessoria pra gente. Eles já nos conhecem. Estamos há bastante tempo trabalhando juntos. Então eles sabem quais são os nossos estilos de manobra, quais são as nossas formas de utilizar a pista. E assim eles podem nos dar auxílio tanto de manobras novas quanto a maneira de executar as manobras”, completa Augusto Akio. 

Os eventos que definirão as vagas para Paris 2024 acontecem em Xangai (CHI), de 16 a 19/05/2024, e Budapeste (HUN), de 20 a 23/06/2024.

Após as duas competições, a nota de cada skatista será composta pela pontuação final da primeira janela e pelos pontos somados nos dois eventos que encerram as classificatórias – assim, não haverá descarte de nota na segunda janela.

Somente o skateboarding brasileiro alcançou o feito de classificar o limite máximo de 24 nomes para a segunda fase. No Park feminino, o Brasil ainda tem Raicca Ventura, Dora Varella, Yndiara Asp, Isadora Pacheco, Victoria Bassi e Fernanda Tonissi. Entre os nomes do Street, Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Gabriela Mazetto, Kemily Suiara, Isabelly Ávila e Marina Gabriela se garantiram. No masculino, Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna, Felipe Gustavo, Gabryel Aguilar, Lucas Rabelo e Filipe Mota formam a lista.

Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) será composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).

Classificatórias para Paris 2024
Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 foi dividida em duas fases. No caso do Park, a nota final da primeira fase será composta pelas três maiores pontuações, considerando-se um total de quatro eventos. No Street, serão levadas em conta as quatro melhores notas de um total de seis competições.

1ª janela
Park
Mundial de Park – Sharjah (EAU) – 05/02 a 12/02/2023;

Pro Tour de Park – San Juan (ARG) – 21 a 28/05/2023;

Mundial de Park – Roma (ITA) – 01/10 a 08/10/2023;

Pro Tour de Park* – Dubai (EAU) – 25/02 a 03/03/2024.
Seria de 07/01 a 14/01/2024, em Sharjah (EAU), mas a federação internacional adiou a data e mudou o local.

Street
Pro Tour de Street – Roma (ITA) – 26/06 a 03/07/2022;

Mundial de Street de 2022 – Sharjah (EAU) – 29/01 a 05/02/2023;

Pro Tour de Street – Roma (ITA) – 18/06 a 25/06/2023;

Pro Tour de Street – Lausanne (SUI) – 09/09 a 16/09/2023;

Mundial de Street – Tóquio (JAP) – 10/12 a 17/12/2023;

Pro Tour de Street* – Dubai (EAU) – 03/03 a 10/03/2024.
Seria de 14/01 a 21/01/2024, em Sharjah (EAU), mas a federação internacional adiou a data e mudou o local.

2ª janela
Os 44 primeiros do ranking da World Skate em cada modalidade e categoria avançam para a segunda fase. Seguindo os critérios da corrida olímpica, na segunda fase, cada país poderá ter o limite de até 6 skatistas por modalidade (Park e Street) e categoria (Feminino e Masculino).

Ao término da segunda fase, a nota de cada skatista será composta pela pontuação final da primeira janela e pelos pontos somados nos dois eventos que encerram as classificatórias – assim, não haverá descarte de nota na segunda janela.

Olympic Qualifier Series – Park e Street – Shangai (CHI) – 16 a 19/05/2024;

Olympic Qualifier Series – Park e Street – Budapeste (HUN) – 20 a 23/06/2024.

Olimpíadas de Paris
Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) será composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).

Em Paris, as disputas serão realizadas na Praça da Concórdia, com preliminares e final acontecendo num único dia.

Street masculino – 27 de julho (sábado);

Street feminino – 28 de julho (domingo);

Park feminino – 6 de agosto (terça-feira);

Park masculino – 7 de agosto (quarta-feira).

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp