SESCTV ESTREIA “ESPORTE É COISA DE MULHER”, SÉRIE QUE TRAZ O POTENCIAL ESPORTIVO COMO FORÇA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Produção documental acompanha mulheres da periferia do Rio de Janeiro que movimentam
o corpo, ocupam a cidade e vislumbram o futuro por meio da prática esportiva

Série Esporte é Coisa de Mulher estreia com episódio “Que minhas únicas cicatrizes sejam de SK8”, dia 6/1, às 22h, no SescTV. Foto: Marina S. Alves.

Materiais de divulgação: esporte é coisa de mulher 

A série documental Esporte é Coisa de Mulher, dirigida por Angela Donini, estreia no SescTV no dia 6 de janeiro de 2026, terça-feira, às 22h, com reapresentações ao longo da semana. Em quatro episódios, a produção acompanha mulheres que vivem nas periferias do Rio de Janeiro e encontram no esporte uma forma de ocupar espaços, fortalecer vínculos comunitários e confrontar normas historicamente impostas aos seus corpos.
 

A estreia integra a programação do Sesc Verão 2026, projeto que articula esporte, cultura, lazer e cidadania, ao compreender as práticas corporais como ferramentas de transformação social e de promoção da saúde, presentes nas 43 unidades do Sesc no Estado de São Paulo.
 

Entre pistas de skate, tatames, piscinas, quadras e rodas de capoeira, Esporte é Coisa de Mulher constrói um retrato atento das relações entre gênero, território, identidade e resistência. Ao longo dos episódios, o público conhece as trajetórias de Rayane Proença de AssisGabriele PascoalLiane BarcellosGeovana Laysa e Laura Ribeiro, mulheres que transformam o esporte em campo de afirmação pessoal e coletiva. Mais do que registrar práticas esportivas, a série revela como essas experiências atravessam temas como racismo, misoginia, lesbofobia, pertencimento, ancestralidade e projeção de futuro.
 

O episódio de estreia, “Que minhas únicas cicatrizes sejam de SK8”, apresenta Rayane Proença de Assis, jovem skatista negra da periferia que circula entre o asfalto, a música e a poesia. Violoncelista, grafiteira e artista de rua, Rayane sonha em disputar campeonatos internacionais enquanto percorre a cidade em meio a manifestações contra o racismo e a violência de gênero. Em meio a manobras e acordes, o episódio delineia o retrato de uma juventude que recusa limites pré-estabelecidos.
 

Na semana seguinte, “Desconstruindo Padrões” acompanha Gabriele Pascoal, que encontra na natação, no boxe e no futebol espaços de equilíbrio e autonomia. Ao questionar expectativas sociais sobre comportamento, corpo e futuro, Gabriele afirma o esporte como território de cuidado e saúde mental, projetando seus desejos acadêmicos e pessoais sem abrir mão de sua identidade.
 

O terceiro episódio, “Lutas”, traz a história de Liane Barcellos, praticante de jiu-jitsu que enfrenta preconceitos relacionados à sua orientação sexual dentro e fora dos tatames. A partir de memórias familiares, ativismo e treinos marcados por tensões, Liane reflete sobre como o esporte se tornou uma fonte de força diante de violências estruturais, sem deixar de expor contradições ainda presentes nesses espaços.
 

Encerrando a temporada, “Gingas” acompanha Geovana Laysa e Laura Ribeiro, jovens que encontram na capoeira e em outras práticas corporais caminhos de pertencimento e disciplina. O episódio destaca a capoeira como herança cultural afro-brasileira e gesto de resistência, conectando corpo, ancestralidade e futuro, especialmente para meninas que aprendem, desde cedo, que também podem ocupar o centro da roda.
 

Com escuta atenta e abordagem que articula esporte, cultura e direitos, Esporte é Coisa de Mulher reafirma o compromisso do SescTV com narrativas diversas e com a valorização das práticas esportivas como instrumentos de inclusão, em sintonia com os princípios do Sesc.

SERVIÇO
 

ESPORTE É COISA DE MULHER 
Série documental – 4 episódios inéditos
Direção: Angela Donini
Produção: Couro de Rato
Duração: 26 minutos cada
Classificação indicativa: Livre

Estreia: 06/01/2026, terça-feira, às 22h
Reapresentações: quarta, 2h; sexta, 11h30; sábado, 13h
 

Episódios:
06/01 – Que minhas únicas cicatrizes sejam de SK8 
13/01 – Desconstruindo Padrões 
20/01 – Lutas 
27/01 – Gingas 
 
Para sintonizar o SescTV: consulte sua operadora ou acesse sesctv.org.br/noar
Sob demanda: episódios disponíveis em sesctv.org.br e no app Sesc Digital, gratuito nas lojas Google Play e App Store.
 

Siga o SescTV nas redes sociais: sesctv 
 
SOBRE O SESCTV 
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.
 

Assessoria de Imprensa SescTV 
imprensa.sesctv@sescsp.org.br 
joao.cotrim@sescsp.org.br

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp