SKATEBOARDING BRASILEIRO ENCERRA CLASSIFICATÓRIAS EM BUDAPESTE COM SETE SEMIFINALISTAS E DEZ NOMES EM PARIS 2024

O skateboarding terminou a primeira fase do Olympic Qualifier Series em Budapeste (HUN) com um total de sete semifinalistas e 10 classificados para os Jogos de Paris 2024. Nesta sexta-feira (21), o segundo dia de classificatórias definiu as semifinais do Park masculino e do Street feminino. Além dos cinco nomes que avançaram na quinta (20), Augusto Akio e Luigi Cini também se garantiram na próxima etapa do evento.

O sábado (22) de semifinais ainda terá as presenças de Raicca Ventura, Dora Varella e Yndiara Asp no Park e de Filipe Mota e Kelvin Hoefler no Street. A competição segue com transmissão ao vivo pelo Olympics.com e pela Cazé TV — confira o cronograma completo de disputas abaixo.

Classificados para Paris 2024
O skateboarding brasileiro tem a definição de dez classificados para os Jogos de Paris 2024.

No Park, Augusto Akio, Luigi Cini, Pedro Barros, Dora Varella e Raicca Ventura garantiram vaga.

No Street, Rayssa Leal, Gabriela Mazetto, Pâmela Rosa, Giovanni Vianna e Kelvin Hoefler estão confirmados.

Classificatórias do Park masculino
No Park masculino, Augusto Akio (6º) e Luigi Cini (10º) avançaram para a semifinal. Além deles, Pedro Carvalho (18º), Murilo Peres (20º), Pedro Barros (24º) e Pedro Quintas (36º) também representaram o Brasil.

“Estamos muito contentes e realizados não só por ter passado para a fase semifinal dessa última etapa de classificatória olímpica como também garantimos a nossa vaga em Paris 2024. A gente se esforçou bastante para conquistar essa vaga. O nível da competição estava alto e só tende a subir nos próximos mundiais e na Olimpíada que está por vir. E a gente está se preparando para isso, tanto fisicamente quanto mentalmente para chegar com a cabeça boa, o corpo bem e poder representar o país”, destaca Augusto Akio.

“Hoje a competição foi irada aqui. Todo mundo andou muito bem de skate. Foi uma session muito style. Mais uma sessão com os meus amigos. Muit feliz de estar na bateria com o Japa e com o Pedro. Nós três nos qualificamos agora para as Olimpíadas. Então isso significa muito pra gente. Ter passado para a semifinal também amanhã com o Japa foi muito irado. Então agora é tentar focar no campeonato aqui de Budapeste e fazer o nosso melhor amanhã. E ainda na preparação para as Olimpíadas para estar da melhor forma possível”, completa Luigi Cini.

Murilo Peres foi o primeiro brasileiro a entrar em ação, marcando presença nas disputas da segunda bateria. O skatista garantiu sua melhor nota na segunda volta, com 72.90.

Pedro Carvalho e Pedro Quintas representaram o Brasil na terceira bateria. Pedro Carvalho recebeu sua maior nota na segunda apresentação, com 75.01. Pedro Quintas acabou não completando suas voltas, recebendo maior nota na segunda apresentação, com 54.02.

A quarta e última bateria do dia teve Augusto Akio, Luigi Cini e Pedro Barros. Augusto garantiu sua melhor nota na segunda volta, com 82.64. Luigi Cini assegurou sua melhor colocação na primeira apresentação, com 80.79. Pedro Barros acabou não completando suas voltas, fechando com 67.86.

Clique aqui e confira a classificação geral da primeira fase do Park masculino!

Classificatórias do Street feminino
No Street feminino, Pâmela Rosa foi a melhor brasileira, terminando o evento na 20ª colocação — as 16 melhores avançaram. O Brasil ainda teve Kemily Suiara (23ª), Gabriela Mazetto (30ª), Marina Gabriela (31ª) e Isabelly Ávila (38ª).

O skateboarding brasileiro teve três representantes logo na primeira bateria. Todas tiveram maior pontuação na segunda volta. Kemily Suiara foi a melhor dentre elas, com 47.27. Marina Gabriela recebeu 35.46 e Isabelly Ávila teve como melhor nota 19.30.

Na terceira bateria, Pâmela Rosa assegurou sua maior nota na primeira volta: 49.53. Gabriela Mazetto teve maior pontuação na segunda apresentação, com 37.66.

Clique aqui e confira a classificação geral da primeira fase do Street feminino!

Comissão técnica da Seleção Brasileira
Todos os skatistas brasileiros contarão com o suporte da comissão técnica da Seleção Brasileira, composta por Bernardo Villano (Gerente de Seleções), Fernando Granja (Coordenador de Seleções), Edgard Pereira Vovô (Consultor Técnico Park), Miguel Zaffari Catarina (Consultor Técnico Park), Rogério Manosa Mancha (Consultor Técnico Street), Julio Gentil da Cruz Detefon (Coordenador Técnico Park e Street), Alison Paz (Fisioterapeuta Park), Carlos Barreto (Fisioterapeuta Street), Milena Anuska Gonçalves (Assessora Técnica) e Rodrigo Stoffel (Assessor Técnico).

Formato de disputa
Um total de 44 skatistas competiram desde a primeira fase do evento (classificatórias). Os 16 melhores avançaram para a semifinal e, na sequência, os oito melhores fizeram a final.

Street
Classificatórias: 4 baterias com 11 skatistas — 2 voltas, valendo a melhor;

Semifinal: 2 baterias com 8 skatistas — 2 voltas e 5 manobras, com a nota final sendo composta pela somatória da melhor volta e das 2 melhores manobras;

Final: 1 bateria com 8 skatistas — 2 voltas e 5 manobras, com a nota final sendo composta pela somatória da melhor volta e das 2 melhores manobras.

Park
Classificatórias: 4 baterias com 11 skatistas — 3 voltas de 45 segundos, valendo a melhor;

Semifinal: 2 baterias com 8 skatistas — 3 voltas de 45 segundos, valendo a melhor;

Final: 1 bateria com 8 skatistas — 3 voltas de 45 segundos, valendo a melhor.

Cronograma*

Park
Sábado (22) – semifinal feminina – 4h15 / semifinal masculina – 10h15

Domingo (23) – final feminina – 5h30 / final masculina – 10h

Street
Sábado (22) – semifinal masculina – 6h05 / semifinal feminina – 11h55

Domingo (23) – final masculina – 7h / final feminina – 12h

*Obs.: horários pelo fuso brasileiro

Classificatórias para Paris 2024
Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 foi dividida em duas fases. No caso do Park, a nota final da primeira fase foi composta pelas três maiores pontuações, considerando-se um total de quatro eventos. No Street, foram levadas em conta as quatro melhores notas de um total de seis competições.

1ª janela
Park
Mundial de Park – Sharjah (EAU) – 05/02 a 12/02/2023;

Pro Tour de Park – San Juan (ARG) – 21 a 28/05/2023;

Mundial de Park – Roma (ITA) – 01/10 a 08/10/2023;

Pro Tour de Park* – Dubai (EAU) – 25/02 a 03/03/2024.
Seria de 07/01 a 14/01/2024, em Sharjah (EAU), mas a federação internacional adiou a data e mudou o local.

Street
Pro Tour de Street – Roma (ITA) – 26/06 a 03/07/2022;

Mundial de Street de 2022 – Sharjah (EAU) – 29/01 a 05/02/2023;

Pro Tour de Street – Roma (ITA) – 18/06 a 25/06/2023;

Pro Tour de Street – Lausanne (SUI) – 09/09 a 16/09/2023;

Mundial de Street – Tóquio (JAP) – 10/12 a 17/12/2023;

Pro Tour de Street* – Dubai (EAU) – 03/03 a 10/03/2024.
Seria de 14/01 a 21/01/2024, em Sharjah (EAU), mas a federação internacional adiou a data e mudou o local.

2ª janela
Os 44 primeiros do ranking da World Skate em cada modalidade e categoria avançaram para a segunda fase. Seguindo os critérios da corrida olímpica, na segunda fase, cada país pode ter o limite de até 6 skatistas por modalidade (Park e Street) e categoria (Feminino e Masculino).

Ao término da segunda fase, cada skatista somará a pontuação final da primeira janela com os pontos conquistados nos dois eventos que encerram as classificatórias — assim, não haverá descarte de evento / pontuação na segunda janela.

Olympic Qualifier Series – Park e Street – Xangai (CHN) – 14 a 19/05/2024;

Olympic Qualifier Series – Park e Street – Budapeste (HUN) – 18 a 23/06/2024.

Olimpíadas de Paris
Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) será composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).

Em Paris, as disputas serão realizadas na Praça da Concórdia, com preliminares e final acontecendo num único dia.

Street masculino – 27 de julho (sábado);

Street feminino – 28 de julho (domingo);

Park feminino – 6 de agosto (terça-feira);

Park masculino – 7 de agosto (quarta-feira).

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp