SKATEBOARDING BRASILEIRO PARTE PARA DISPUTA DO OLYMPIC QUALIFIER SERIES DE XANGAI (CHI)

O skateboarding brasileiro realiza nesta semana, entre quinta (16) e domingo (19), as disputas do Olympic Qualifier Series de Xangai (CHI), primeiro da série de dois eventos que encerram as classificatórias para os Jogos de Paris. O Brasil é o único país com o limite máximo de 24 representantes na competição que terá treinos oficiais nesta terça (14) e quarta (15).

Como parte da preparação para o evento em solo chinês, a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) promoveu uma pré-temporada, entre os dias 8 e 12 de maio, no Lishui National Extreme Sports Center, uma estrutura de ponta que já é usada pela Seleção Chinesa, com uma pista de Street e duas de Park.

No Park, os 12 nomes que integram a Seleção estiveram no treinamento. Dora Varella, Isadora Pacheco, Fernanda Tonissi, Raicca Ventura, Victoria Bassi e Yndiara Asp, além de Augusto Akio, Luigi Cini, Murilo Peres, Pedro Barros, Pedro Carvalho e Pedro Quintas. O grupo ainda teve as presenças de Kalani Konig e Sofia Godoy, que são os reservas imediatos do ranking mundial caso algum dos brasileiros não possa competir em Xangai (CHI).

“Esse tempo de treinamento aqui foi muito importante até mesmo por conta do fuso horário. São 11 horas pra frente do Brasil. Então, chegar aqui em uma pista de alto nível, de nível olímpico. Todo mundo fez o melhor que pôde. Andou de skate pra caramba. Eu mesmo sinto que poder chegar antes, se acostumar, entrar na vibe do campeonato e fazendo os treinos a gente consegue chegar muito mais preparado na hora do campeonato”, destaca Pedro Quintas.

“Essa pista tem um nível olímpico. O campeonato poderia ser aqui. A gente deu todas as manobras. Todos os obstáculos da pista também são iguais aos do campeonato”, completa o skatista.

“Foi muito importante pra gente essa semana. Principalmente para a manutenção dos treinos e pra gente focar nos objetivos que vamos encontrar nos próximos campeonatos. Então, essa pista foi muito importante pra gente. Vários obstáculos para a construção da minha linha eu pude treinar aqui. Então, vou chegar nos treinos já sabendo o que eu posso fazer. Foi um dos treinos mais irados porque é uma pista muito boa. Realmente de alto nível”, afirma Isadora Pacheco. 

Entre os nomes do Street, participaram Gabriela Mazetto, Kemily Suiara, Gabryel Aguilar, Felipe Gustavo e Lucas Rabelo. Carla Karolina é mais uma skatista que integrou a pré-temporada, também como reserva imediata do ranking mundial.

“Tem sido super importante. Tem a questão do sono. É bom regular ele bem. Alimentação. Então, é essencial a gente poder estar aqui, dentro de um Centro de Treinamento desses, com todo o time. Principalmente antes de uma competição que é super importante. Queria agradecer à CBSk por todo o suporte e por estar nos proporcionando mais uma vez uma viagem incrível e nos deixando mais uma vez cada vez mais prontos e preparados para os eventos”, destaca Lucas Rabelo.

“É muito importante porque a gente está criando afinidade com a galera. Não só com o pessoal do Street, mas também com o pessoal do Park. A gente vai entendendo mais o lado um do outro. É sempre bom estar junto. Com todos os dias para andar de skate e ter uma afinidade melhor com o pessoal. É bem importante ter os técnicos e a equipe juntos porque a gente começa a ter uma conversa mais séria para conseguir treinar, fazer algumas manobras, e a criar mais afinidades no convívio, estando juntos”, completa Gabriela Mazetto.

No Street, o Brasil ainda terá no Olympic Qualifier Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Isabelly Ávila e Marina Gabriela, além de Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna e Filipe Mota.

Todos os skatistas brasileiros contam com o suporte da comissão técnica da Seleção Brasileira, composta por Bernardo Villano (Gerente de Seleções), Fernando Granja (Coordenador de Seleções), Milena Anuska Gonçalves (Assessora Técnica), Edgard Pereira Vovô (Consultor Técnico Park), Miguel Zaffari Catarina (Consultor Técnico Park), Rogério Manosa Mancha (Consultor Técnico Street), Julio Gentil da Cruz Detefon (Coordenador Técnico Park e Street), Alison Paz (Fisioterapeuta Park) e Carlos Barreto (Fisioterapeuta Street).

Além da China, a definição dos nomes que estarão nas Olimpíadas ainda conta com o Olympic Qualifier Series de Budapeste (HUN / 20 a 23/06).

Olympic Qualifier Series de Xangai (CHI)

Cronograma
Terça (14) e quarta (15) – treinos oficiais – Park e Street

Park
Quarta (15) – 23h (BRA) – Classificatórias – Park Feminino – Baterias 1 e 2

Quinta (16) – 4h15 da manhã (BRA) – Classificatórias – Park Feminino – Baterias 3 e 4 / 23h (BRA) – Classificatórias – Park Masculino – Baterias 1 e 2

Sexta (17) – 4h15 da manhã (BRA) – Classificatórias – Park Masculino – Baterias 3 e 4 / 23h (BRA) – Semifinal – Park Feminino – Baterias 1 e 2

Sábado (18) – 5h40 da manhã (BRA) – Semifinal – Park Masculino – Baterias 1 e 2 / 23h (BRA) – Final – Park Feminino 

Domingo (19) – 4h da manhã (BRA) – Final – Park Masculino

Street
Quinta (16) – 1h30 da manhã (BRA) – Classificatórias – Street Masculino – Baterias 1 e 2 / 6h30 da manhã (BRA) – Street Masculino – Baterias 3 e 4

Sexta (17) – 1h30 da manhã (BRA) – Classificatórias – Street Feminino – Baterias 1 e 2 / 6h30 da manhã (BRA) – Street Feminino – Baterias 3 e 4

Sábado (18) – 1h15 da manhã (BRA) – Semifinal – Street Masculino – Baterias 1 e 2 / 7h da manhã (BRA) – Semifinal – Street Feminino – Baterias 1 e 2

Domingo (19) – 00h45 (BRA) – Final – Street Masculino / 5h30 da manhã (BRA) – Final – Street Feminino

Xangai está 11 horas à frente do fuso de Brasília

Classificatórias para Paris 2024
Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 foi dividida em duas fases. No caso do Park, a nota final da primeira fase será composta pelas três maiores pontuações, considerando-se um total de quatro eventos. No Street, serão levadas em conta as quatro melhores notas de um total de seis competições.

1ª janela
Park
Mundial de Park – Sharjah (EAU) – 05/02 a 12/02/2023;

Pro Tour de Park – San Juan (ARG) – 21 a 28/05/2023;

Mundial de Park – Roma (ITA) – 01/10 a 08/10/2023;

Pro Tour de Park* – Dubai (EAU) – 25/02 a 03/03/2024.
Seria de 07/01 a 14/01/2024, em Sharjah (EAU), mas a federação internacional adiou a data e mudou o local.

Street
Pro Tour de Street – Roma (ITA) – 26/06 a 03/07/2022;

Mundial de Street de 2022 – Sharjah (EAU) – 29/01 a 05/02/2023;

Pro Tour de Street – Roma (ITA) – 18/06 a 25/06/2023;

Pro Tour de Street – Lausanne (SUI) – 09/09 a 16/09/2023;

Mundial de Street – Tóquio (JAP) – 10/12 a 17/12/2023;

Pro Tour de Street* – Dubai (EAU) – 03/03 a 10/03/2024.
Seria de 14/01 a 21/01/2024, em Sharjah (EAU), mas a federação internacional adiou a data e mudou o local.

2ª janela
Os 44 primeiros do ranking da World Skate em cada modalidade e categoria avançam para a segunda fase. Seguindo os critérios da corrida olímpica, na segunda fase, cada país poderá ter o limite de até 6 skatistas por modalidade (Park e Street) e categoria (Feminino e Masculino).

Ao término da segunda fase, cada skatista somará a pontuação final da primeira janela com os pontos conquistados nos dois eventos que encerram as classificatórias — assim, não haverá descarte de evento / pontuação na segunda janela.

Olympic Qualifier Series – Park e Street – Xangai (CHI) – 16 a 19/05/2024;

Olympic Qualifier Series – Park e Street – Budapeste (HUN) – 20 a 23/06/2024.

Olimpíadas de Paris
Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) será composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).

Em Paris, as disputas serão realizadas na Praça da Concórdia, com preliminares e final acontecendo num único dia.

Street masculino – 27 de julho (sábado);

Street feminino – 28 de julho (domingo);

Park feminino – 6 de agosto (terça-feira);

Park masculino – 7 de agosto (quarta-feira).

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp