STU National Street Finals define campeões da temporada com inauguração de pista em Brasília (DF)

O STU National chega pela primeira vez na história a Brasília, que ganha um skatepark novinho no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, com uma pista de Street de nível internacional – a da modalidade Park será construída na sequência. Cenário pronto para o STU National Street Finals, que neste fim de semana (24 a 26 de outubro) conhecerá as campeãs e os campeões brasileiros da temporada 2025, que já passou por Criciúma (SC), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

O projeto de Brasília (DF) prevê duas pistas: uma de Street, com 800 m², e uma de Park, com 1.000 m². A inauguração da pista de Street com a etapa final da temporada do Nationals se tornou um momento especial para alguns nomes da capital se apresentarem para o grande público. 

“Esse momento tem vários significados e impactos positivos. É uma nova pista com estrutura de primeira e formato profissional, bem localizado, próximo ao centro de Brasília. Vai movimentar demais a cena local, incentivando novos skatistas e futuras gerações, motivando o retorno de nomes experientes. E tudo vai se refletir também no mercado local, com as skateshops voltando a ganhar força. O futuro do skate em Brasília terá um novo rumo”, destaca André Will, de 29 anos.

“Correr em Brasília será muito legal. Só espero não ficar nervosa, para ter um bom desempenho e tentar chegar pela primeira vez a uma final de STU, justamente na cidade em que cresci e aprendi a amar”, disse. “E ter uma pista como essa aqui vai melhorar demais nossa rotina de treinos, porque nunca tivemos uma desse nível. Sem falar que vai trazer novas crianças para praticar o nosso esporte. Quem sabe novas promessas não surgirão?”, completa Kamila Rocha, de 18 anos, que nasceu em Goiânia, mas mudou para Brasília com 10 anos.

Os líderes do ranking do STU National no Street são a baiana Maria Almeida e o paulistano Gabryel Aguilar, ambos atrás de um título inédito na carreira. O final de semana ainda contará com disputas de Paraskate Street, que tem ranking liderado por Felipe Nunes.

Maria Almeida, de 18 anos, natural de Lauro de Freitas (BA), anda de Skate há apenas quatro anos, quando se encantou pelo esporte ao ver a hoje amiga Rayssa Leal conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. De lá para cá, faz seu ano mais sólido nas pistas. Na etapa de abertura do STU National 2025, em Criciúma (SC), conquistou o título. Na sequência, o terceiro lugar em Florianópolis (SC) e o sexto em Curitiba (PR), liderando com 104.880 pontos – Duda Ribeiro aparece na cola (102.069).

“Às vezes paro para refletir e lembro que estou bem perto de me tornar campeã brasileira. É algo que nem acredito! Independentemente do resultado final em Brasília, estou muito feliz pelo meu desenvolvimento nesses anos. Mais feliz ainda por me manter andando de Skate e sempre ao lado dos meus amigos nas etapas do STU, que realiza os campeonatos em que mais gosto de estar. Estou bem ansiosa. Seja o que Deus quiser”, comenta Maria Almeida.

Entre os homens, a luta mais destacada tem sido entre Gabryel Aguilar e Ivan Monteiro, atual campeão do STU National. Em Criciúma (SC), Ivan ficou em primeiro lugar e Gabryel em segundo. Em Floripa (SC), título para Gabryel e Ivan em terceiro. Em Curitiba (PR), novamente Gabryel campeão e Ivan em segundo lugar. No ranking, Gabryel tem 140.000 pontos contra 124.000 de Ivan.

“Nem sei o que dizer sobre essa possibilidade de ser campeão brasileiro. Se acontecer, claro que seria especial, por já estar aí há um tempo no Skate. O que mais vale é andar e me divertir. Somos todos amigos ali na pista e queremos o melhor um para o outro. Tudo bem que é campeonato e tem título em jogo, mas vai levar quem colar as melhores manobras e levantar mais o público. É seguir sempre focado e fazer o que sei. Será uma festa linda”, analisa Gabryel Aguilar, de 25 anos.

O STU National de Brasília tem o patrocínio Master do Banco BV, um dos maiores bancos do país, e conta com patrocínios da Petrobras, da Red Bull e da Heineken 00, além dos parceiros especiais Instituto Heineken, Mini Kalzone e Embratur. Com apresentação institucional do Ministério do Esporte e do Governo Federal, tem apoio da FSKDF, da ABPSK, da Drop Dead, do Instituto Conecta e da Secretaria de Esportes Governo do Distrito Federal. O evento é homologado pela CBSk, a Confederação Brasileira de Skateboarding.

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp