Street, park e bowl: entenda as modalidades do skate

Saiba como identificar as três mais praticadas por skatistas.

skate é algo simples: um shape, truck e quatro rodinhas. Mas em torno dele existem diversas variações de modalidades. Os primeiros embalos começam no solo e, com o tempo, o skatista descobre o que desperta mais interesse, seja para o lado da transição ou para obstáculos que remetem à rua.Atualmente, bowlpark e street são as três modalidades com mais destaque, graças à explosão de novas pistas no mundo inteiro e o crescimento significativo de praticantes e competições, como o Red Bull Bowl Rippers, Vans Park Series e Street League. Mas, afinal, como diferenciar cada tipo de rolê? Chega aí.

Street

F/S noseslide Felipe Gustavo na LES skatepark em Lower Manhattan, New York
F/S noseslide Felipe Gustavo na LES skatepark em Lower Manhattan, New York
© JONATHAN MEHRING / GRUPO DE CONTEÚDO DA RED BULL

CONTENT POOLO street vem de longa data. A modalidade é composta basicamente por elementos do dia a dia, que são encontrados pelas ruas, como banco, corrimão, escadas, guias de calçadas, hidrante etc. E aí entra a criatividade de cada skatista pra explorar esses espaços urbanos. As pistas simulam a arquitetura da cidade e servem como base para os manobreiros.

+ Neste episódio da série Skate Originals dá pra ter uma boa ideia do que é uma pista de street (mas de um jeito bem diferente).

Bowl

Lembra da origem do skate, nas piscinas californianas nos anos 70? O bowl foi inspirado nessa raiz. Neste caso, quem é bowlrider nem precisa tirar os pés do carrinho para ter flow nas paredes côncavas e inclinadas no formato de bacia. A gravidade faz uma boa parte do serviço e aí fica por conta da criatividade.

+ O episódio da série Red Bull Signature Series que trata do Red Bull Bowl Rippers dá a letra de como é uma sessão num bowl.

Park

Por fim, o park é a modalidade mais recente, e que une todas as outras, ou seja: obstáculos e um bowl conversam entre si. Skatistas aqui precisam ser mais overall, invadindo todos os terrenos com fluidez e versatilidade. Junto com o street, o park foi escolhido para as disputas em Tóquio, estreia do skate no maior evento esportivo do mundo.

Voa Yndi! F/S Air no Vans Park Series em Huntington Beach

Fonte /// Redbull

Baixe agora o app da Red Bull TV e tenha acesso a vídeos, filmes e séries!

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp

24/05/2021 7:27 PM

1831 visualizações, 1 hoje