No Mini Ramp Pro Attack, show de Pedro Quintas, único já garantido na final

Os outros finalistas da pista mais democrática do skate serão conhecidos neste domingo, em evento do STU no Vale do Anhangabaú

Eram nada menos que 32 skatistas, divididos em quatro baterias, brigando por apenas 15 vagas na semifinal do Mini Ramp Pro Attack – apenas Luiz Francisco, o Luizinho, já estava garantido na fase seguinte por ter sido campeão da primeira etapa, em Porto Alegre (RS). E coube a outro atleta olímpico, Pedro Quintas, obter o melhor desempenho deste sábado (08/11) no meio dessa turma e ser o único a avançar diretamente para a grande final no Vale do Anhangabaú, na sua São Paulo.

Paulistano de Vila Maria, 23 anos, Pedro Quintas, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio na modalidade Park, admitiu que nem tinha uma linha pronta na cabeça para se apresentar nas qualificatórias do Mini Ramp neste sábado. Nas três voltas a que cada skatista tinha direito, ele conseguiu uma nota muito alta na segunda vez que entrou na pista (83,10), na terceira bateria. Até o final, nenhum outro foi capaz de superá-lo.

“Foi muito irado! E eu nem tinha uma linha direito. Na verdade, tinha pensado ali numas cinco primeiras manobras e, depois, o rolê foi se encaixando. Fiquei muito feliz porque todo mundo quebrou e eu já vou direto para a final. Não precisar passar pela semifinal é uma vantagem, claro, mas sei que outros sete vão chegar amassando e tenho que ficar esperto”, comentou Pedro Quintas, afirmando que chegará ainda mais preparado na final, com novas manobras que ainda tem para colocar.

Andar em São Paulo, onde nasceu, lhe traz boas recordações. Ele enche a boca de orgulho para falar que é da Zona Norte, da Vila Maria, e que desde muito cedo rodou pelo estado, viajando por cidades como Mogi das Cruzes, São Bernardo e Santo André, atrás do sonho de ser skatista. Segundo ele, a capital não tinha uma pista de Park, sua especialidade, para que pudesse treinar e se aprimorar. E fala do significado que tem o Novo Anhangabaú.

“Estou muito feliz de ver a evolução da cidade no nosso esporte. E ver mais esse campeonato do STU aqui no Vale, um lugar que é mágico para o skate nacional, é algo sensacional. Emociona mesmo. É um point famoso do Street, de onde saíram vários grandes nomes, e acredito que todo skatista tem a obrigação de vir aqui pelo menos uma vez para sentir essa vibe. É diferente”, desabafou Pedro Quintas.

As meninas entram em ação no Mini Ramp Pro Attack apenas neste domingo, diretamente da final, em bateria única. Um total de 12 nomes, entre elas Raicca Ventura, campeã da etapa na capital gaúcha. Destaque também para outras duas atletas olímpicas, Dora Varella e Yndiara Asp.

O Pro Tour STU VERT / Mini Ramp Pro Attack tem patrocínio da Petrobras e da Heineken 0.0 e apresentação institucional do Ministério do Esporte e do Governo Federal. Conta com apoios da Prefeitura de São Paulo, ⁠Posso! Skateboards, Vans, Red Bull, Formica, Layback e Transpetro, além de ter como parceiros especiais Novo Anhangabaú, Instituto Heineken e ⁠Popeyes. A parceira de mídia e a Eletromídia.

FASE 1 – MINI RAMP PRO ATTACK MASCULINO
(os 15 classificados para a semifinal)

BATERIA 1
1º – Gui Khury (BRA) – 80,19 (classificado)
2º – Steven Pinero (PUR) – 60,15 (classificado)
3º – Nilo Peçanha (BRA) – 55,87 (eliminado)
4º – Rogério Febem (BRA) – 41,23 (eliminado)
5º – Otávio Neto (BRA) – 31,19 (eliminado)
6º – Felipe Caltabiano (BRA) – 28,45 (eliminado)
7º – Spirro Razis (CHI) – 24,07 (eliminado)

BATERIA 2
1º – Weslley Alves (BRA) – 82,45 (classificado)
2º – Victor Ikeda (BRA) – 81,30 (classificado)
3º – Ivan Federico (ITA) – 76,33 (classificado)
4º – Gustavo Picaski (BRA) – 57,96 (classificado)
5º – Gustavo Prates (BRA) – 51,12 (eliminado)
6º – Ash Wilcomes (AUS) – 39,04 (eliminado)
7º – Tony Alves (BRA) – 37,48 (eliminado)
8º – Hampus Winberg (SUE) – 21,49 (eliminado)

BATERIA 3
1º – Pedro Quintas (BRA) – 83,10 (classificado)
2º – Giovanni Fontanella (BRA) – 70,45 (classificado)
3º – Fernando Previ (BRA) – 69,16 (classificado)
4º – Miguel Oliveira (BRA) – 68,22 (classificado)
5º – André Mariano (BRA) – 66,44 (classificado)
6º – Miguel Leal (BRA) – 65,08 (classificado)
7º – Caíque Silva (BRA) – 56,19 (classificado)
8º – Matheus Mello (BRA) – 45,19 (eliminado)

BATERIA 4
1º – Marlon Silva (BRA) – 79,26 (classificado)
2º – Pedro Carvalho (BRA) – 76,00 (classificado)
3º – João Pedro Teixeira (BRA) – 47,17 (eliminado)
4º – Collin Graham (USA) – 43,11 (eliminado)
5º – Pedro Volpi (BRA) – 39,96 (eliminado)
6º – Marcelo Amador (BRA) – 39,53 (eliminado)
7º – Mateus Hiroshi (BRA) – 33,26 (eliminado)
8º – Matheus Matsumoto (BRA) – 29,78 (eliminado)
9º – Masterson Félix (BRA) – 17,91 (eliminado)

PROGRAMAÇÃO:

Domingo (09/11)
10h – Abertura para o público
11h20 às 12h – Final Vert
12h às 12h15 – Premiação Vert
15h às 16h – Semifinal masculina Mini Ramp
17h às 17h40 – Final feminina Mini Ramp
18h às 18h30 – Final masculina Mini Ramp
18h30 às 18h45 – Premiação Mini Ramp

Fotos: Julio Detefon / STU

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp