/// INFORMAÇÕES

EndereçoParque Municipal Prefeito Altair Guidi
CidadeFlorianópolis
EstadoSanta Catarina
PaísBrasil
CEP88048-412

/// SOBRE

A ABC do Skate é a mantenedora da Metodologia A.

A Metodologia A é uma plataforma de Ensino multidisciplinar para desenvolvimento pleno da cultura skateboard.

 

/// História

Era 1999. Diante do desafio de criar um departamento de Skate para a SOGIPA – Sociedade Ginástica de Porto Alegre, o diretor do Departamento de Recreação do Clube, à época, coordenou a equipe multidisciplinar incumbida de desenvolver um método eficiente e seguro, e que protegesse os valores holísticos que a Cultura Skateboard contempla. Muito mais que manobras e desempenho sobre uma prancha com rodas, SKATE é uma CULTURA.

Era 1999. Diante do desafio de criar um departamento de Skate para a SOGIPA – Sociedade Ginástica de Porto Alegre, o diretor do Departamento de Recreação do Clube, à época, coordenou a equipe multidisciplinar incumbida de desenvolver um método eficiente e seguro, e que protegesse os valores holísticos que a Cultura Skateboard contempla. Muito mais que manobras e desempenho sobre uma prancha com rodas, SKATE é uma CULTURA.

Surgia a primeira versão da Metodologia A, viabilizando uma das primeiras escolas de skate em clubes no Brasil. A Metodologia A não ficou apenas nos clubes. Foco de atenção permanente de crianças de todas as origens, sociais, econômicas ou culturais, o skate atrai o interesse das crianças com necessidades especiais, passando pelas curiosas que

admiram  esportes expressivos e integradores, até os nosso pequenos com sintomas de hiperatividade,  a Metodologia A passou a atender escolas públicas, projetos sociais e associações locais.  O que inicialmente teve como objetivo viabilizar o advento das primeiras escolas de skate com planos de aula, com critérios de avaliação e organização didático pedagógica, tornou-se a principal plataforma organizada de fomento da Cultura Skateboard no país, tendo desenvolvido ao longo de todos estes anos amplo material técnico, Cursos, Oficinas, Clínicas, Laboratórios, Seminários, atividades extracurriculares em escolas, faculdades, atividades de contraturno escolar, apoiando ações de skatistas, formando instrutores de skate, auxiliando juízes, narradores, educadores físicos, ongs, projetos sociais e comunitários, skateparks públicos e privados, estudantes,  e todas as pessoas que tenham interesse de desenvolver CULTURA SKATEBOARD, principalmente fora dos grandes centros, nos locais onde existe mais carência de infraestrutura, poucos eventos e quase nenhuma investimento dos representantes das marcas.

/// Valores

Inclusão. Acolhimento. Pertencimento. Solidariedade. Igualdade de oportunidades. Luta pelos sonhos. Estilo de vida. Realização de ideais de vida. 

700x488banner2.png

/// Visão

Valorização local. Cooperação regional. Encontro de gerações. Respeito às origens. Evolução e melhoria contínua. Pesquisa, Ensino e Extensão. Esporte, cultura e lazer. Campeões das próprias vidas!

700x488banner4.png

Formação Instrutor Pleno . Skatista Graduado. Notório Saber. Laboratórios, Cursos e Oficinas. Atividades Complementares.

 

/// Siga-nos em nossas redes digitais. 

/// DONE HEAD

/// NOTÍCIAS

Confira nossas matérias mais recentes

ESTÁ COM DÚVIDA SOBRE O CADASTRO JUNTO À CBSK? ASSISTA AOS TUTORIAIS

Preparamos uma série de tutoriais sobre como se cadastrar junto à Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)!

Os vídeos mostram como realizar ou atualizar seu cadastro, se inscrever em eventos e também como deve ser feito o cadastro de responsáveis por menores de 18 anos.

O conteúdo está disponível no canal Skate Brasil > www.youtube.com/skatebrasil

Leia mais sobre ESTÁ COM DÚVIDA SOBRE O CADASTRO JUNTO À CBSK? ASSISTA AOS TUTORIAIS
  • 0

‘Coisas boas estão por vir’: o primeiro título de Isabelly Ávila no STU veio

Skatista de Itapetininga é campeã do Street em Criciúma e se emociona ao lembrar das duas cirurgias de joelho que fez

"Coisas boas estão por vir" era o que estava escrito no shape que ela levou para a final do Street em Criciúma, neste domingo (24/03), na pista do Parque da Prefeitura. E uma coisa muito boa veio para Isabelly Ávila: seu primeiro título em etapas do STU, depois de sete anos disputando o circuito brasileiro de skate. E a emoção logo tomaria conta da skatista de Itapetininga (SP), ao lembrar de tudo que teve que superar nos últimos tempos para poder chegar até aqui e poder comemorar um feito que já faz pare da sua história.

O ano era 2021 quando Isabelly descia um corrimão, durante o STU Open Rio, e lesionou o joelho direito. Depois de um tempo, recuperada da cirurgia, voltava à cena. Mas, no ano seguinte, no mesmo obstáculo, da mesma pista, do mesmo campeonato, uma nova lesão, só que no joelho esquerdo. Obrigada a fazer outr…

Leia mais sobre ‘Coisas boas estão por vir’: o primeiro título de Isabelly Ávila no STU veio
  • 0

Kalani Konig e Sofia Godoy, rei e rainha do Park da etapa de Criciúma do STU National

Com um show de flips na pista, catarinense e gaúcha são campeões da segunda etapa do circuito brasileiro de skate

No feminino, um flip muito bem executado praticamente decidiu o título a favor da gaúcha Sofia Godoy. No masculino, uma sequência de flips também fez a diferença para o catarinense Kalani Konig, que recebeu dos juízes uma daquelas notas estratosféricas. Foi esse o cenário das finais da modalidade Park na segunda etapa do STU National 2024, que coroou os skatistas num domingo de skate do mais alto nível no Parque da Prefeitura, em Criciúma (SC). E os dois fizeram questão de narrar seus feitos após as conquistas.

Kalani Konig, 16 anos, natural de Florianópolis, viveu momentos bem distintos nesta etapa. Um dos poucos do circuito a competir tanto no Park quanto no Street, na sexta-feira o mundo parecia ter acabado pra ele ao ser eliminado ainda nas eliminatórias da modalidade Street. Mas Kalani pr…

Leia mais sobre Kalani Konig e Sofia Godoy, rei e rainha do Park da etapa de Criciúma do STU National
  • 0