/// INFORMAÇÕES

EndereçoParque Municipal Prefeito Altair Guidi
CidadeFlorianópolis
EstadoSanta Catarina
PaísBrasil
CEP88048-412

/// SOBRE

A ABC do Skate é a mantenedora da Metodologia A.

A Metodologia A é uma plataforma de Ensino multidisciplinar para desenvolvimento pleno da cultura skateboard.

 

/// História

Era 1999. Diante do desafio de criar um departamento de Skate para a SOGIPA – Sociedade Ginástica de Porto Alegre, o diretor do Departamento de Recreação do Clube, à época, coordenou a equipe multidisciplinar incumbida de desenvolver um método eficiente e seguro, e que protegesse os valores holísticos que a Cultura Skateboard contempla. Muito mais que manobras e desempenho sobre uma prancha com rodas, SKATE é uma CULTURA.

Era 1999. Diante do desafio de criar um departamento de Skate para a SOGIPA – Sociedade Ginástica de Porto Alegre, o diretor do Departamento de Recreação do Clube, à época, coordenou a equipe multidisciplinar incumbida de desenvolver um método eficiente e seguro, e que protegesse os valores holísticos que a Cultura Skateboard contempla. Muito mais que manobras e desempenho sobre uma prancha com rodas, SKATE é uma CULTURA.

Surgia a primeira versão da Metodologia A, viabilizando uma das primeiras escolas de skate em clubes no Brasil. A Metodologia A não ficou apenas nos clubes. Foco de atenção permanente de crianças de todas as origens, sociais, econômicas ou culturais, o skate atrai o interesse das crianças com necessidades especiais, passando pelas curiosas que

admiram  esportes expressivos e integradores, até os nosso pequenos com sintomas de hiperatividade,  a Metodologia A passou a atender escolas públicas, projetos sociais e associações locais.  O que inicialmente teve como objetivo viabilizar o advento das primeiras escolas de skate com planos de aula, com critérios de avaliação e organização didático pedagógica, tornou-se a principal plataforma organizada de fomento da Cultura Skateboard no país, tendo desenvolvido ao longo de todos estes anos amplo material técnico, Cursos, Oficinas, Clínicas, Laboratórios, Seminários, atividades extracurriculares em escolas, faculdades, atividades de contraturno escolar, apoiando ações de skatistas, formando instrutores de skate, auxiliando juízes, narradores, educadores físicos, ongs, projetos sociais e comunitários, skateparks públicos e privados, estudantes,  e todas as pessoas que tenham interesse de desenvolver CULTURA SKATEBOARD, principalmente fora dos grandes centros, nos locais onde existe mais carência de infraestrutura, poucos eventos e quase nenhuma investimento dos representantes das marcas.

/// Valores

Inclusão. Acolhimento. Pertencimento. Solidariedade. Igualdade de oportunidades. Luta pelos sonhos. Estilo de vida. Realização de ideais de vida. 

700x488banner2.png

/// Visão

Valorização local. Cooperação regional. Encontro de gerações. Respeito às origens. Evolução e melhoria contínua. Pesquisa, Ensino e Extensão. Esporte, cultura e lazer. Campeões das próprias vidas!

700x488banner4.png

Formação Instrutor Pleno . Skatista Graduado. Notório Saber. Laboratórios, Cursos e Oficinas. Atividades Complementares.

 

/// Siga-nos em nossas redes digitais. 

/// LORENA/SP

/// NOTÍCIAS

Confira nossas matérias mais recentes

Isadora Pacheco, única a subir em todos os pódios do Park no STU National Criciúma, agora campeã

Isadora Pacheco, única a subir em todos os pódios do Park no STU National Criciúma, agora campeã

Depois de um vice e três vezes terceiro lugar, catarinense diz ter mentalizado o título e o garantiu com manobra que nunca acertou

Criciúma (SC) recebe o STU National, o circuito brasileiro de skate, pelo quinto ano consecutivo. O único nome que subiu em todos os pódios, Isadora Pacheco, jamais tinha pisado no lugar mais alto. Mas este momento mágico chegou neste domingo (20/04), na pista do Parque da Prefeitura. A catarinense de Florianópolis, vice em 2022 e terceiro lugar em 2021, 2023 e 2024, enfim sagrou-se campeã da modalidade Park.

Mas parecia que a história iria se repetir. Até a última volta, Isadora aparecia na segunda colocação, com a nota 83,33, atrás apenas da amiga Fernanda Tonissi, que tinha um 85,24. Com o apoio da torcida local, que já conhecia esse seu bom desempenho em Criciúma, ela parece ter se energizado, tamanha concentraçã…

Leia mais sobre Isadora Pacheco, única a subir em todos os pódios do Park no STU National Criciúma, agora campeã
  • 0

Maria Almeida e Ivan Monteiro são os campeões do Street no STU National de Criciúma

Skatista de Salvador “aposenta o capacete”, enquanto o paulistano inicia defesa do título com mesmo brilho de 2024

Skatista de Salvador “aposenta o capacete”, enquanto o paulistano inicia defesa do título com mesmo brilho de 2024

Enquanto o ano de 2025 para Ivan Monteiro começa da mesma maneira como terminou 2024, quando se sagrou campeão brasileiro, a temporada de Maria Almeida, prestes a atingir a maioridade, também se inicia de forma contagiante. Neste domingo (20/04), os dois conquistaram o título da modalidade Street em Criciúma (SC), que recebe a etapa de abertura do STU National. Festa para um talento já consolidado na cena e para uma das revelações do skate feminino.

O título da etapa de Criciúma, apenas o seu segundo na carreira, foi como um livramento para Maria Almeida, passagem para uma nova fase na sua vida, da menina adolescente para a Maria adulta. Como completará 18 anos no próximo dia 30…

Leia mais sobre Maria Almeida e Ivan Monteiro são os campeões do Street no STU National de Criciúma
  • 0

Domingo no Park: Pedro Carvalho conquista seu primeiro título de STU em Criciúma

Skatista de Florianópolis faz uma nota altíssima (95,05) na sua última volta. Kalani Konig é vice e Rafael Tomé, terceiro

Um dia para a história de Pedro Carvalho. Neste domingo (20/04), depois de três anos seguidos subindo ao pódio na mesma pista como terceiro lugar, enfim o skatista de Florianópolis (SC) não só se tornou campeão da modalidade Park em Criciúma (SC) como conquistou seu primeiro título de STU. E tudo aconteceu justamente numa última volta praticamente perfeita, quando cravou todas as suas manobras e se firmou no “9 Club”, recebendo dos juízes a nota 95,05.

Em duas sessões de 20 minutos, divididas por um rápido intervalo técnico para os devidos ajustes, os seis nomes da final tiveram um total de sete voltas cada um. Na penúltima vez que foi para a pista, o atual campeão brasileiro, Kalani Konig achou o seu rolê, que até ali não encontrara, e arrancou uma nota 94,51, ganhando um abraço…

Leia mais sobre Domingo no Park: Pedro Carvalho conquista seu primeiro título de STU em Criciúma
  • 0