MUNDO DAS CRIANÇAS

 

/// INFORMAÇÕES

EstadoSão Paulo
PaísBrasil

/// SOBRE

Desde 2017, as políticas públicas para a infância têm sido implementadas em Jundiaí, quando foi criada a Política Municipal da Criança na Cidade, que tem como objetivo orientar o planejamento urbano, os projetos e as ações das diferentes áreas para o desenvolvimento saudável e seguro de crianças, favorecendo a ocupação dos espaços públicos com segurança, contato com a natureza, mobilidade, acessibilidade e entretenimento.

 

 

A primeira parceria estabelecida foi com o Instituto Alana, por meio do programa “Criança e Natureza”, quando foi firmado o compromisso de criar condições favoráveis para que crianças, em especial as que estão inseridas em contextos urbanos, cresçam e se desenvolvam em contato direto com ambientes naturais.

 

Em 2018, Jundiaí foi a primeira cidade do Estado de São Paulo e a segunda no país a integrar a Rede Latino Americana Cidade das Crianças, assumindo o compromisso de viabilizar ações em torno da participação das crianças e das perspectivas infantis.

Nesse mesmo período, o grupo de trabalho “Criança na Cidade”, composto por representantes de diferentes áreas (Governo, Educação, Cultura, Esportes, Saúde, Assistência Social e Urbanismo) foi constituído e, desde então, trabalha para a construção da intersetorialidade nas políticas públicas para a criança.

Por meio do Decreto Municipal nº 27.780/2018, foi criado o “Comitê das Crianças” de Jundiaí, que tem entre suas principais funções a escuta da criança na cidade, visando a construção de políticas públicas sob a ótica das próprias crianças.

Em novembro de 2019, foi aprovado o Plano Diretor do Município (Lei nº 9321/2019) que, de maneira pioneira, dedica um capítulo exclusivo às políticas para a criança na cidade.

Ainda em 2019, a Prefeitura recebeu um pedido especial do Comitê das Crianças:  “construir um parque público gratuito bem grande com brinquedos (inclusive aquáticos) para as crianças de todas as idades (sic)”. O pedido foi atendido no mesmo ano, quando tiveram início as obras do Mundo das Crianças.

Em junho de 2020, a Fundação Bernard van Leer, por meio do Instituto Cidades Sustentáveis, anunciou as onze cidades brasileiras que passariam a integrar a Rede Urban 95 no Brasil. Dentre elas, Jundiaí.

Em 2021, em função da pandemia da Covid-19, o Mundo das Crianças passou a ser uma das principais salas de aula a céu aberto da rede municipal de ensino, proporcionando uma experiência inovadora aos alunos.

Preservação

O Mundo das Crianças é a extensão da área de preservação da represa que abastece a cidade de Jundiaí e a concretização das concepções sobre a infância que o município vem desenvolvendo, com base em pesquisas sobre a criança e em experiências internacionais sobre as relações do ambiente urbano e o planejamento de políticas públicas.

É um espaço inovador, que estimula o contato e a interação com a natureza, o brincar e a experiência, por meio de estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas.

Nesta primeira fase, conta com 170 mil m2 de área para muita brincadeira, diversão, alegria, aprendizagem e interação com a natureza. Após a construção da segunda etapa, a área terá um total de 500 mil m2.

O Mundo das Crianças é administrado pela DAE Jundiaí, com o objetivo de garantir um espaço destinado à preservação ambiental, ao aprendizado e à diversão e focado nas crianças.

Veja mais no Google Street View.

 


277571160_510366237165256_6586800085264833329_n

Além de muita natureza e água, o Mundo convida as crianças a pesquisar, criar ideias e teorias, inventar hipóteses e testar se são verdadeiras ou não; presenteia também os adultos que podem trazer de volta a criança que guardam. Basta lembrar que, para serem felizes, precisam apenas se aventurar nesse Mundo, um lugar em que todos podem ser iguais e diferentes ao mesmo tempo.

São atrações para todos os gostos, com pistas de caminhada e de ciclovia, 14 quadras para a prática de esportes, playgrounds com fonte interativa e parede de escalada, casa na árvore, áreas verdes e o foguete, símbolo do Mundo. Tudo proporcionando muita interação, criatividade e desenvolvimento.

O Mundo das Crianças tem estacionamento e acesso gratuitos. Está localizado na Rodovia João Cereser – Pista Sul, Km 64+400, em Jundiaí, São Paulo.

 

Confira as atrações

 


 

Para conhecer

De terça a sexta-feira, a entrada é livre. Para finais de semana e feriados, agende sua visita pelo link https://mundodascriancasjundiai.com.br/agendamento/.

O Mundo das Crianças funciona das 7 às 17 horas, com entrada permitida até as 16 horas.


O QUE LEVAR:

  • Água: nossos bebedouros já estão liberados, mas para facilitar a hidratação da criança, traga sempre uma garrafinha de água para não ter que interromper as brincadeiras;
  • Lanches: a lanchonete já está funcionando, mas se preferir, traga um lanchinho;
  • Boné e protetor solar: todas as nossas atrações ficam ao ar livre e o tempo de exposição solar, em dias quentes, acaba sendo maior do que o recomendado. Aplique o protetor solar a cada duas horas e recomende que a criança utilize sempre um boné durante as brincadeiras;
  • Troca de roupa e toalhas: se o dia estiver bem quente, vai ser difícil impedir a criançada de entrar nas fontes interativas, então, é recomendável levar uma troca de roupa a mais. Utilize os sanitários para trocá-los;
  • Fique atento: a entrada de animais não é permitida.

TELEFONES:

(11) 4522-0499 • (11) 4589-1494


AGENDAMENTO DE ESCOLAS E DEMAIS GRUPOS:

Enviar um e-mail informando o nome da instituição, a quantidade de visitantes e a data desejadab para contato@mundodascriancasjundiai.com.br

 

 

 

/// LORENA/SP

/// NOTÍCIAS

Confira nossas matérias mais recentes

Em ‘pódio 9 Club’, Luigi Cini se sagra campeão do Park do STU National Florianópolis

Vice Gui Khury e Nicolas Falcão, terceiro lugar, também fazem nota acima dos 90 pontos, numa final eletrizante em Floripa

O nível de skate da modalidade Park em Florianópolis (SC) foi tão alto que se formou um raro pódio "9 Club", com todos acima dos 90 pontos. Melhor para o curitibano Luigi Cini, que, numa volta eletrizante, recebeu dos juízes a nota 92,00 e sagrou-se campeão da segunda etapa do STU National 2025. Gui Khury ficou com o vice (90,03) e o novato Nicolas Falcão, único skatista da casa entre os finalistas, figurou em terceiro lugar.

Luigi Cini, um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, quando chegou à final e terminou na sétima colocação, não pôde estar na etapa de abertura do circuito brasileiro de skate, em Criciúma, porque estava treinando em Roma para o Mundial, que acontece na própria capital italiana a partir do dia 1º de junho. Portanto, chegou com sangue nos olhos e muito skate no pé para r…

Leia mais sobre Em ‘pódio 9 Club’, Luigi Cini se sagra campeão do Park do STU National Florianópolis
  • 0

Gabryel Aguilar volta a dar as cartas no Street em Floripa, com melhor desempenho rumo à final

Skatista também já tinha feito a maior nota nas eliminatórias da véspera. No Paraskate Park, título para Vini Sardi

Ele nunca esteve em Florianópolis, mas, pelo visto, vai querer voltar sempre. O paulistano Gabryel Aguilar tem dominado a pista de Street do Skatepark do Abraão desde que chegou à capital catarinense. Assim como já tinha feito nas eliminatórias da véspera, foi dele também a maior nota da semifinal da segunda etapa do STU National 2025, neste sábado (24/05). Mas ele trata de dizer que não adianta chegar bem à final deste domingo e não conseguir confirmar o bom momento que vive.

Na etapa de abertura, em Criciúma, Gabryel terminou em segundo lugar. Quem levou o título, na ocasião, foi Ivan Monteiro, que é o atual campeão brasileiro e já largou na frente do ranking neste ano. E se Gabryel fez a maior nota do dia na segunda de suas três voltas, recebendo dos juízes um 86,81, Ivan surgiu logo atrás (81,01). Entre eles, um dos destaques do dia…

Leia mais sobre Gabryel Aguilar volta a dar as cartas no Street em Floripa, com melhor desempenho rumo à final
  • 0

Único ‘9 Club’ do dia, Gui Khury voa com maior nota para final do Park do STU National em Floripa

Skatista de Curitiba tira um 90,68 numa semifinal de nível técnico altíssimo, com muitos jovens talentos recém apresentados na cena

Impressiona o número de skatistas que têm brotado das pistas da modalidade Park no Brasil. Prova disso foi vista na semifinal deste sábado (24/05) do STU National de Florianópolis, no Skatepark do Abraão. E todos eles já apresentando um nível técnico muito alto, fazendo com que nomes mais rodados e badalados da cena do skate provem ainda mais o seu valor. Após três baterias pesadas, quem levou a melhor rumo à final deste domingo foi o prodígio Gui Khury.

O curitibano de apenas 16 anos, figura carimbada mundialmente pelos inúmeros feitos desde muito novo, inclusive com três recordes no Guiness World Records, foi o único da semifinal a entrar no "9 Club", com a nota 90,68. Apesar da pouca idade, ele mesmo chamou atenção para uma nova geração que está chegando e dando trabalho. Entre eles, Nicolas Falcão, de 16 a…

Leia mais sobre Único ‘9 Club’ do dia, Gui Khury voa com maior nota para final do Park do STU National em Floripa
  • 0