MUNDO DAS CRIANÇAS

 

Este anúncio expirou.

/// INFORMAÇÕES

EstadoSão Paulo
PaísBrasil

/// SOBRE

Desde 2017, as políticas públicas para a infância têm sido implementadas em Jundiaí, quando foi criada a Política Municipal da Criança na Cidade, que tem como objetivo orientar o planejamento urbano, os projetos e as ações das diferentes áreas para o desenvolvimento saudável e seguro de crianças, favorecendo a ocupação dos espaços públicos com segurança, contato com a natureza, mobilidade, acessibilidade e entretenimento.

 

 

A primeira parceria estabelecida foi com o Instituto Alana, por meio do programa “Criança e Natureza”, quando foi firmado o compromisso de criar condições favoráveis para que crianças, em especial as que estão inseridas em contextos urbanos, cresçam e se desenvolvam em contato direto com ambientes naturais.

 

Em 2018, Jundiaí foi a primeira cidade do Estado de São Paulo e a segunda no país a integrar a Rede Latino Americana Cidade das Crianças, assumindo o compromisso de viabilizar ações em torno da participação das crianças e das perspectivas infantis.

Nesse mesmo período, o grupo de trabalho “Criança na Cidade”, composto por representantes de diferentes áreas (Governo, Educação, Cultura, Esportes, Saúde, Assistência Social e Urbanismo) foi constituído e, desde então, trabalha para a construção da intersetorialidade nas políticas públicas para a criança.

Por meio do Decreto Municipal nº 27.780/2018, foi criado o “Comitê das Crianças” de Jundiaí, que tem entre suas principais funções a escuta da criança na cidade, visando a construção de políticas públicas sob a ótica das próprias crianças.

Em novembro de 2019, foi aprovado o Plano Diretor do Município (Lei nº 9321/2019) que, de maneira pioneira, dedica um capítulo exclusivo às políticas para a criança na cidade.

Ainda em 2019, a Prefeitura recebeu um pedido especial do Comitê das Crianças:  “construir um parque público gratuito bem grande com brinquedos (inclusive aquáticos) para as crianças de todas as idades (sic)”. O pedido foi atendido no mesmo ano, quando tiveram início as obras do Mundo das Crianças.

Em junho de 2020, a Fundação Bernard van Leer, por meio do Instituto Cidades Sustentáveis, anunciou as onze cidades brasileiras que passariam a integrar a Rede Urban 95 no Brasil. Dentre elas, Jundiaí.

Em 2021, em função da pandemia da Covid-19, o Mundo das Crianças passou a ser uma das principais salas de aula a céu aberto da rede municipal de ensino, proporcionando uma experiência inovadora aos alunos.

Preservação

O Mundo das Crianças é a extensão da área de preservação da represa que abastece a cidade de Jundiaí e a concretização das concepções sobre a infância que o município vem desenvolvendo, com base em pesquisas sobre a criança e em experiências internacionais sobre as relações do ambiente urbano e o planejamento de políticas públicas.

É um espaço inovador, que estimula o contato e a interação com a natureza, o brincar e a experiência, por meio de estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas.

Nesta primeira fase, conta com 170 mil m2 de área para muita brincadeira, diversão, alegria, aprendizagem e interação com a natureza. Após a construção da segunda etapa, a área terá um total de 500 mil m2.

O Mundo das Crianças é administrado pela DAE Jundiaí, com o objetivo de garantir um espaço destinado à preservação ambiental, ao aprendizado e à diversão e focado nas crianças.

Veja mais no Google Street View.

 


277571160_510366237165256_6586800085264833329_n

Além de muita natureza e água, o Mundo convida as crianças a pesquisar, criar ideias e teorias, inventar hipóteses e testar se são verdadeiras ou não; presenteia também os adultos que podem trazer de volta a criança que guardam. Basta lembrar que, para serem felizes, precisam apenas se aventurar nesse Mundo, um lugar em que todos podem ser iguais e diferentes ao mesmo tempo.

São atrações para todos os gostos, com pistas de caminhada e de ciclovia, 14 quadras para a prática de esportes, playgrounds com fonte interativa e parede de escalada, casa na árvore, áreas verdes e o foguete, símbolo do Mundo. Tudo proporcionando muita interação, criatividade e desenvolvimento.

O Mundo das Crianças tem estacionamento e acesso gratuitos. Está localizado na Rodovia João Cereser – Pista Sul, Km 64+400, em Jundiaí, São Paulo.

 

Confira as atrações

 


 

Para conhecer

De terça a sexta-feira, a entrada é livre. Para finais de semana e feriados, agende sua visita pelo link https://mundodascriancasjundiai.com.br/agendamento/.

O Mundo das Crianças funciona das 7 às 17 horas, com entrada permitida até as 16 horas.


O QUE LEVAR:

  • Água: nossos bebedouros já estão liberados, mas para facilitar a hidratação da criança, traga sempre uma garrafinha de água para não ter que interromper as brincadeiras;
  • Lanches: a lanchonete já está funcionando, mas se preferir, traga um lanchinho;
  • Boné e protetor solar: todas as nossas atrações ficam ao ar livre e o tempo de exposição solar, em dias quentes, acaba sendo maior do que o recomendado. Aplique o protetor solar a cada duas horas e recomende que a criança utilize sempre um boné durante as brincadeiras;
  • Troca de roupa e toalhas: se o dia estiver bem quente, vai ser difícil impedir a criançada de entrar nas fontes interativas, então, é recomendável levar uma troca de roupa a mais. Utilize os sanitários para trocá-los;
  • Fique atento: a entrada de animais não é permitida.

TELEFONES:

(11) 4522-0499 • (11) 4589-1494


AGENDAMENTO DE ESCOLAS E DEMAIS GRUPOS:

Enviar um e-mail informando o nome da instituição, a quantidade de visitantes e a data desejadab para contato@mundodascriancasjundiai.com.br

 

 

 

/// NOTÍCIAS

Confira nossas matérias mais recentes

Brasil irá sediar os Campeonatos Mundiais de Skate Street e Park

World Skate e STU se unem para realizar o maior evento de skate da história em São Paulo

Os principais skatistas nacionais e internacionais do mundo estarão reunidos em um encontro histórico entre os dias 1º e 8 de março, no Parque Cândido Portinari, na capital paulista.

De forma inédita São Paulo sediará o Skateboarding World Championships 2025 em Park e Street — campeonato mundial que reunirá as duas modalidades olímpicas do skate — além de uma competição dedicada ao Paraskate, reforçando a importância da inclusão como valor central do esporte. Aproximadamente 400 atletas de diversos países são esperados para competir, apresentando o que há de melhor no skate mundial.

A renovação da parceria entre a World Skate, entidade internacional responsável pelo skate olímpico, e o STU reforça ainda mais o status do Brasil como potência global do skate. A iniciativa também eleva o skate como movimento cultural e esporte de alto rendimento…

Leia mais sobre Brasil irá sediar os Campeonatos Mundiais de Skate Street e Park
  • 0

Nyjah Huston conta toda a história por trás de sua recente queda e fratura no crânio

Pontos-chave Nyjah Huston sofreu uma fratura no crânio após uma queda grave de skate. Ele explicou o acidente: "Acelerei um pouco demais. Travei a marcha errado. Simples assim." Huston está se recuperando e continua otimista quanto ao seu retorno ao skate em breve.

Momento em que Nyjah Huston foi socorrido pelos paramédicos (Foto: Reprodução/ Instagram)

Você certamente não precisa que eu lhe diga que o skate envolve muitos riscos, mas ouvir uma história como essa ainda é muito impactante.

Nyjah Huston recentemente usou o Instagram para compartilhar os detalhes de sua queda assustadora, que lhe deixou com um olho roxo e uma fratura no crânio. É um olhar impactante (mas inspirador) por trás das cenas de uma das piores quedas que eu pessoalmente já vi.

“Fui um pouco rápido demais. Engatei errado. Simples assim”, explica Nyjah no primeir…

Leia mais sobre Nyjah Huston conta toda a história por trás de sua recente queda e fratura no crânio
  • 0

Espíritos Guias: Henning Braaten

Mas aí você sai, e todo mundo tem um rosto diferente do que você se lembrava.” Talvez você também.

/// worldskate Escrito por Niall Neeso

Você reza por um rosto que não tenha mudado.Um rosto que ainda te reconhece; que te olha do mesmo jeito que sempre olhou.

- Carlito Brigante , Caminho de CarlitoO skate na Europa passou por uma mudança geracional desde a crise financeira de 2008.

Muitas das figuras, marcas e espaços que definiram os anos de prosperidade já não existem mais, e o que surgiu é certamente mais pluralista, mas também não tão abastado como antes.

Muitas pessoas que afirmavam – e provavelmente acreditavam – que seriam skatistas para sempre foram levadas pela onda dessa transição geracional, mas não Henning Braaten .

Embora Carlito possa estar falando sobre a busca por uma ponte entre épocas após sair da prisão na citação d…

Leia mais sobre Espíritos Guias: Henning Braaten
  • 0

/// MAPA DAS PISTAS DE SKATE, PRIVADAS E PÚBLICAS