MUNDO DAS CRIANÇAS

 

/// INFORMAÇÕES

EstadoSão Paulo
PaísBrasil

/// SOBRE

Desde 2017, as políticas públicas para a infância têm sido implementadas em Jundiaí, quando foi criada a Política Municipal da Criança na Cidade, que tem como objetivo orientar o planejamento urbano, os projetos e as ações das diferentes áreas para o desenvolvimento saudável e seguro de crianças, favorecendo a ocupação dos espaços públicos com segurança, contato com a natureza, mobilidade, acessibilidade e entretenimento.

 

 

A primeira parceria estabelecida foi com o Instituto Alana, por meio do programa “Criança e Natureza”, quando foi firmado o compromisso de criar condições favoráveis para que crianças, em especial as que estão inseridas em contextos urbanos, cresçam e se desenvolvam em contato direto com ambientes naturais.

 

Em 2018, Jundiaí foi a primeira cidade do Estado de São Paulo e a segunda no país a integrar a Rede Latino Americana Cidade das Crianças, assumindo o compromisso de viabilizar ações em torno da participação das crianças e das perspectivas infantis.

Nesse mesmo período, o grupo de trabalho “Criança na Cidade”, composto por representantes de diferentes áreas (Governo, Educação, Cultura, Esportes, Saúde, Assistência Social e Urbanismo) foi constituído e, desde então, trabalha para a construção da intersetorialidade nas políticas públicas para a criança.

Por meio do Decreto Municipal nº 27.780/2018, foi criado o “Comitê das Crianças” de Jundiaí, que tem entre suas principais funções a escuta da criança na cidade, visando a construção de políticas públicas sob a ótica das próprias crianças.

Em novembro de 2019, foi aprovado o Plano Diretor do Município (Lei nº 9321/2019) que, de maneira pioneira, dedica um capítulo exclusivo às políticas para a criança na cidade.

Ainda em 2019, a Prefeitura recebeu um pedido especial do Comitê das Crianças:  “construir um parque público gratuito bem grande com brinquedos (inclusive aquáticos) para as crianças de todas as idades (sic)”. O pedido foi atendido no mesmo ano, quando tiveram início as obras do Mundo das Crianças.

Em junho de 2020, a Fundação Bernard van Leer, por meio do Instituto Cidades Sustentáveis, anunciou as onze cidades brasileiras que passariam a integrar a Rede Urban 95 no Brasil. Dentre elas, Jundiaí.

Em 2021, em função da pandemia da Covid-19, o Mundo das Crianças passou a ser uma das principais salas de aula a céu aberto da rede municipal de ensino, proporcionando uma experiência inovadora aos alunos.

Preservação

O Mundo das Crianças é a extensão da área de preservação da represa que abastece a cidade de Jundiaí e a concretização das concepções sobre a infância que o município vem desenvolvendo, com base em pesquisas sobre a criança e em experiências internacionais sobre as relações do ambiente urbano e o planejamento de políticas públicas.

É um espaço inovador, que estimula o contato e a interação com a natureza, o brincar e a experiência, por meio de estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas.

Nesta primeira fase, conta com 170 mil m2 de área para muita brincadeira, diversão, alegria, aprendizagem e interação com a natureza. Após a construção da segunda etapa, a área terá um total de 500 mil m2.

O Mundo das Crianças é administrado pela DAE Jundiaí, com o objetivo de garantir um espaço destinado à preservação ambiental, ao aprendizado e à diversão e focado nas crianças.

Veja mais no Google Street View.

 


277571160_510366237165256_6586800085264833329_n

Além de muita natureza e água, o Mundo convida as crianças a pesquisar, criar ideias e teorias, inventar hipóteses e testar se são verdadeiras ou não; presenteia também os adultos que podem trazer de volta a criança que guardam. Basta lembrar que, para serem felizes, precisam apenas se aventurar nesse Mundo, um lugar em que todos podem ser iguais e diferentes ao mesmo tempo.

São atrações para todos os gostos, com pistas de caminhada e de ciclovia, 14 quadras para a prática de esportes, playgrounds com fonte interativa e parede de escalada, casa na árvore, áreas verdes e o foguete, símbolo do Mundo. Tudo proporcionando muita interação, criatividade e desenvolvimento.

O Mundo das Crianças tem estacionamento e acesso gratuitos. Está localizado na Rodovia João Cereser – Pista Sul, Km 64+400, em Jundiaí, São Paulo.

 

Confira as atrações

 


 

Para conhecer

De terça a sexta-feira, a entrada é livre. Para finais de semana e feriados, agende sua visita pelo link https://mundodascriancasjundiai.com.br/agendamento/.

O Mundo das Crianças funciona das 7 às 17 horas, com entrada permitida até as 16 horas.


O QUE LEVAR:

  • Água: nossos bebedouros já estão liberados, mas para facilitar a hidratação da criança, traga sempre uma garrafinha de água para não ter que interromper as brincadeiras;
  • Lanches: a lanchonete já está funcionando, mas se preferir, traga um lanchinho;
  • Boné e protetor solar: todas as nossas atrações ficam ao ar livre e o tempo de exposição solar, em dias quentes, acaba sendo maior do que o recomendado. Aplique o protetor solar a cada duas horas e recomende que a criança utilize sempre um boné durante as brincadeiras;
  • Troca de roupa e toalhas: se o dia estiver bem quente, vai ser difícil impedir a criançada de entrar nas fontes interativas, então, é recomendável levar uma troca de roupa a mais. Utilize os sanitários para trocá-los;
  • Fique atento: a entrada de animais não é permitida.

TELEFONES:

(11) 4522-0499 • (11) 4589-1494


AGENDAMENTO DE ESCOLAS E DEMAIS GRUPOS:

Enviar um e-mail informando o nome da instituição, a quantidade de visitantes e a data desejadab para contato@mundodascriancasjundiai.com.br

 

 

 

/// NOTÍCIAS

Confira nossas matérias mais recentes

Felipe Nunes leva etapa de Brasília e título de 2025 do Circuito Transpetro STU Paraskate

Um dos principais nomes do Paraskate mundial é campeão na pista do Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Vini Sardi é vice

No ano em que a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina se tornou a patrocinadora oficial e exclusiva do Paraskate brasileiro, Felipe Nunes levou não só o título da etapa de Brasília do Circuito Transpetro STU Paraskate como se tornou campeão da temporada 2025. Vini Sardi, especialista da modalidade Park, terminou em segundo e fez seu primeiro pódio no Street. Ítalo Romano foi o terceiro.

A modalidade Street do Paraskate passou por Florianópolis e Curitiba antes de chegar a Brasília. Líder do ranking, campeão nas capitais de Santa Catarina e do Paraná, Felipe Nunes confirmou na nova pista todo seu favoritismo. Mas não foi fácil. A volta do título veio apenas na última de suas três tentativas, ganhando dos juízes a nota 84,89. Com mais…

Leia mais sobre Felipe Nunes leva etapa de Brasília e título de 2025 do Circuito Transpetro STU Paraskate
  • 0

Sebastian Simonetto avança para semifinal do STU National Street Finals com melhor desempenho

Skatista de Curitiba arrancou dos juízes a melhor nota do dia em Brasília e espera chegar à sua segunda final neste ano

Inspirado na nova pista de skate de Brasília, construída especialmente para o STU National Street Finals e que simula o próprio desenho da capital feito pelo urbanista Lúcio Costa, o curitibano Sebastian Simonetto voou no Parque da Cidade Sarah Kubitschek neste sábado (25/10). O projeto da empresa Rio Ramp Design procurou homenagear a cidade e traçou o mesmo formato de avião, com as duas asas peculiares que marcam o Plano Piloto.

Natural da capital paranaense, Sebastian Simonetto, 20 anos, filho de skatista, admitiu que “a pista se encaixou perfeitamente no meu rolê”. Foi dele a maior nota da fase eliminatória, se garantindo direto na semifinal deste domingo sem a necessidade de passar pela fase 2, uma espécie de repescagem. Ele venceu a sexta e última bateria arrancando dos juízes um 79,46. Nest…

Leia mais sobre Sebastian Simonetto avança para semifinal do STU National Street Finals com melhor desempenho
  • 0

Vice do ranking, Duda Ribeiro tem maior nota do dia e chega forte à final em Brasília

STU National Street Finals conhecerá sua campeã neste domingo. Skatistas que lutam pelo título da temporada terão que superar suas dores

Um domingo (25/10) em Brasília que vai relatar o último capítulo da temporada 2025 da modalidade Street do STU National. Entre as meninas, o título está praticamente entre a atual líder do ranking, Maria Almeida, e Duda Ribeiro, vice-líder e maior nota do dia das semifinais deste sábado – Carla Karolina corre por fora nessa briga para ser campeã brasileira. Mas as duas terão que superar suas dores para brilhar no Parque da Cidade Sarah Kubitschek.

Isso porque Duda Ribeiro, 15 anos, natural de Maricá (RJ), na última de suas três voltas caiu sobre seu punho esquerdo que já estava lesionado. O choro foi inevitável pela dor que voltou a incomodá-la. No fim, alegria apenas por confirmar o melhor desempenho do dia, com a nota 52,97 na segunda bateria. Maria Almeida, 18 anos, natural de Lauro de Freitas (BA)…

Leia mais sobre Vice do ranking, Duda Ribeiro tem maior nota do dia e chega forte à final em Brasília
  • 0