Depois de um período de preparação na Califórnia (EUA), a Seleção Brasileira de Skate entra definitivamente na reta final das classificatórias para os Jogos de Tóquio 2020. Com realização de quarta a domingo (19 a 23 de maio), em Des Moines (Iowa), o Dew Tour (Pro Tour) será, para o Park, o último evento valendo vaga nas Olimpíadas e o penúltimo para o Street. No total, entre seleção e indicados (country quotas), 38 skatistas brasileiros estarão em ação nas disputas em solo norte-americano. Na sequência, parte da delegação do Brasil seguirá para o Mundial de Street, em Roma (ITA), de 31 de maio a 6 de junho.
“Quando eu comecei a andar de skate, nunca imaginei que seria skatista profissional. Nunca imaginei que eu iria competir. Comecei a andar porque eu realmente me apaixonei pelo skate e aí automaticamente fui aprendendo as manobras, comecei a competir, mas nunca na minha cabeça eu imaginei que o skate iria entrar para as Olimpíadas. Então, hoje em dia, saber que virou um esporte olímpico é surreal, uma coisa que eu nunca imaginei. E ter chance de ir para as Olimpíadas representar o meu país é um sonho de qualquer atleta profissional”, afirma Leticia Bufoni, que integra a Seleção Brasileira de Street.
“Estou bem confiante. Estou treinando bastante. Esse mês agora na Califórnia me preparando para o Dew Tour foi bem importante. A gente chega com o skate no pé, treinando nas melhores pistas. Então, estou bem animada. Espero que eu me dê bem para ficar melhor ainda no ranking e chegar nas Olimpíadas muito bem colocada”, destaca Dora Varella, da Seleção Brasileira de Park..
Classificação para o Dew Tour
Tanto no Park quanto no Street (feminino e masculino), as vagas para o Dew Tour foram definidas respeitando o seguinte critério:
– Top 30 do ranking mundial da World Skate – 12 primeiros/as entram direto na semifinal; 13º/ª até o/a 30º/ª entram na fase de classificatórias.
Além disso, cada país ainda recebeu mais 5 vagas (country quotas) por modalidade e gênero. A escolha no caso brasileiro aconteceu com base no seguinte critério:
3 vagas
– após a 30ª posição do ranking mundial, foi considerado o chamado ranking alternative da World Skate, que inclui a pontuação conquistada nos eventos nacionais homologados para a corrida olímpica.
2 vagas
– escolha da Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) com base em critérios técnicos.
Confira os skatistas brasileiros que estarão no Dew Tour!
Classificatórias
Park Feminino – Yndiara Asp, Victoria Bassi, Leticia Gonçalves, Erica Leguizamon e Emily Antunes
Park Masculino – Mateus Hiroshi, Murilo Peres, Héricles Fagundes, Pedro Carvalho, Luigi Cini, Matheus Mello, Augusto Akio, Vi Kakinho e João Victor Bito
Street Feminino – Isabelly Ávila e Marina Gabriela
Street Masculino – Giovanni Vianna, Carlos Ribeiro, Lucas Rabelo, Felipe Gustavo, Ivan Monteiro, João Lucas Alves, Gabryel Aguilar, Eduardo Neves, Gabriel Fortunato e Filipe Mota
Tanto no Park quanto no Street, feminino e masculino, os 20 melhores colocados nas classificatórias avançam para a semifinal.
Semifinal
Park Feminino – Dora Varella e Isadora Pacheco
Park Masculino – Luiz Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas
Street Feminino – Pâmela Rosa, Rayssa Leal, Leticia Bufoni e Virginia Fortes Aguas
Street Masculino – Kelvin Hoefler
Tanto no Park quanto no Street, feminino e masculino, os oito melhores na semifinal irão para a final.
Paraskate
O skate brasileiro ainda será representado por Vinicios Sardi e Felipe Nunes nas disputas do para skate, que acontecem domingo (23). Em 2019, os para skatistas conquistaram o ouro e a prata, respectivamente, nos X-Games Minneapolis (EUA).
Programação e transmissão
O Dew Tour terá transmissão ao vivo pelo próprio site e redes sociais do evento. Consulte mais informações no www.dewtour.com
Confira a programação completa!*
Domingo a terça (16 a 18/05) – treinos
Quarta (19/05) – Classificatórias – Park Feminino (12h25 / BRA)
Quinta (20/05) – Classificatórias – Park Masculino (11h05 / BRA) e Street Feminino (11h05 / BRA)
Sexta (21/05) – Semifinal – Park Feminino (13h / BRA) / Classificatórias – Street Masculino (12h45 / BRA)
Sábado (22/05) – Semifinal – Park Masculino (12h30 / BRA) e Street Feminino (10h50 / BRA) e Masculino (18h05 / BRA)
Domingo (23/05) – Finais – Park – Feminino (15h15 / BRA) e Masculino (18h25 / BRA) / Street – Feminino (16h35 / BRA) e Masculino (19h55 / BRA) / Paraskate (12h35 / BRA)
*Cronograma sujeito a alteração
Olimpíadas
A histórica estreia da modalidade nos Jogos será no dia 25 de julho (domingo no Japão), com o Street masculino, às 9h (horário do Japão) – sábado, 24/07, às 21h no Brasil. No dia seguinte (26/07 – segunda), no mesmo horário, será a vez do Street feminino – domingo, 27/07, às 21h no Brasil.
O Park fecha a participação do skate nos Jogos Olímpicos nos dias 4 (quarta no Japão / feminino – terça, 03/07, Brasil) e 5 de agosto (quinta / masculino – quarta, 04/07, no Brasil), também com início às 9h (horário japonês / 21h do dia anterior no Brasil).
O skate brasileiro pode contar com até 12 representantes nas Olimpíadas de Tóquio (3 por modalidade e gênero). Uma dessas vagas já foi garantida por Luiz Francisco, integrante da Seleção Brasileira e atual vice-campeão Mundial de Park.
No total, 80 skatistas estarão nos Jogos (20 por modalidade e gênero). Tanto no Park quanto no Street (feminino e masculino), as disputas nos Jogos Olímpicos começam e terminam no mesmo dia. Os 8 melhores skatistas da primeira fase avançam para a decisão.
Fonte /// CBSK