A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) anuncia a Seleção Brasileira Júnior (Sub-16) para a temporada 2024. Os nomes que integram o grupo foram definidos pela comissão técnica da CBSk, levando como base critérios técnicos e respeitado o limite de idade de 16 anos até 31 de dezembro de 2024.
No total, 12 atletas formam o grupo (6 no Park e 6 no Street). Dentre eles, nove já integravam a Seleção Júnior. As novidades ficam por conta de três nomes do Park: Fernanda Galdino, Pedro Vita e Pietro Nunes.
“Por mais uma temporada, seguimos esse trabalho pioneiro no mundo do skateboarding. Nos últimos anos, temos diversos nomes que já integraram a Júnior e hoje estão na Seleção Principal. Então, além de trabalhar a formação de base, é também uma forma deles se ambientarem com o universo olímpico como um todo”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.
“Como consultor técnico da Seleção Júnior, meu objetivo é desempenhar um papel crucial no desenvolvimento não apenas das habilidades técnicas, mas também do caráter e da confiança dos jovens skatistas. É uma jornada que vai além das pistas e campeonatos, pois você está moldando futuros talentos e cidadãos. Comprometimento em ensinar não apenas as técnicas do Skate, mas também os valores de trabalho em equipe, respeito e superação, é fundamental para preparar esses jovens para os desafios que enfrentarão dentro e fora do esporte. Minha dedicação em inspirar e motivar os skatistas vai além das vitórias e derrotas, pois estaremos construindo a base para um futuro promissor tanto no esporte quanto na vida”, afirma Allan Mesquita, consultor técnico da Seleção Brasileira Júnior de Park.
“Quando eu penso em formar a Seleção Júnior, meu olhar é no quesito evolução. Quero que esteja conosco quem se entrega de corpo e coração porque você está representando uma Seleção Brasileira. Querendo ou não, o Brasil é o único país que tem uma Seleção Júnior. A continuidade desse trabalho é super importante. Tenho certeza que esse acompanhamento fará toda a diferença lá na frente. E nessa faixa etária, muito do nosso trabalho também depende dos pais. Da relação deles com os filhos e como lidam com a participação em competições. Também observo muito isso. No futuro, isso vai fazer a diferença no entendimento deles sobre o que é ser um atleta e até sobre o próprio Skateboarding”, completa Fábio Castilho, consultor técnico da Seleção Brasileira Júnior de Street.
A Comissão Técnica da Seleção Brasileira Júnior é formada por Bernardo Villano (Gerente de Seleções), Fernando Granja (Coordenador de Seleções), Allan Mesquita (Consultor Técnico Park Júnior), Fábio Castilho (Consultor Técnico Street Júnior), Julio Detefon (Coordenador Técnico), Maurício Zenaide (Médico), Alison Paz (Fisioterapeuta Park), Carlos Barreto (Fisioterapeuta Street) e Juliane Fechio (Psicóloga).
Seleção Brasileira Júnior de Skateboarding
Street
Feminino
Daniela Vitória – 26/05/2009 – Manaus (AM)
Maria Lúcia Rocha – 27/10/2009 – Canoas (RS)
Manuella Moretti – 08/09/2011 – São Paulo (SP)
Masculino
Matheus Mendes – 08/06/2009 – Rio de Janeiro (RJ)
Vicente Abrahão de Oliveira – 25/01/2010 – Florianópolis (SC)
Zion Moltocaro Furegato – 08/08/2012 – Itapetininga (SP)
Park
Feminino
Fernanda Galdino – 24/10/2010 – São Paulo (SP)
Helena Laurino – 30/03/2012 – São Paulo (SP)
Maitê Demantova – 08/02/2010 – Curitiba (PR)
Masculino
Dan Sabino – 13/06/2008 – São Bernardo do Campo (SP)
Pedro Vita – 29/01/2010 – Rio de Janeiro (RJ)
Pietro Nunes – 08/02/2011 – São Bernardo do Campo (SP)
/// FONTE