A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) recebeu, nesta terça-feira (13), com grande satisfação, o prêmio da organização Sou do Esporte, na categoria Práticas Inovadoras. A assembleia geral da CBSk é a única dentre as entidades esportivas que tem maioria de votos formada por atletas. Esse é mais um reconhecimento público da gestão com foco nos skatistas, um pilar primordial da CBSk.
A presença dos skatistas à frente da tomada de decisões da entidade é fruto de uma mudança estatutária que teve início em 2019. A partir daquele ano, os skatistas passaram a ter maioria de votos nas eleições para presidente e vice da CBSk. Em 2022, uma nova mudança estatutária determinou a maioria de votos aos skatistas em todas as assembleias da entidade.
“É o poder nas mãos dos skatistas. Temos 51% dos votos. Se os skatistas não quiserem, não vai acontecer. Todos nós da comissão queremos o melhor para o esporte. Todos competimos em algum momento, somos todos profissionais. E a gente quer o melhor para o esporte”, destacou o skatista profissional Bruno Oliveira, que integra a Comissão de Atletas da CBSk, durante vídeo exibido na premiação.
Além da maioria de votos aos skatistas, a Comissão de Atletas da entidade também garante representatividade. Eleito democraticamente, o órgão é formado por skatistas de todas as modalidades (Bowl e Park, Downhill Slide e Longboard Downhill, Downhill Speed, Freestyle, Slalom, Street e Vertical), incluindo o Paraskateboarding e com a garantia da presença de mulheres.
“Ando de skate há 40 anos. É muito legal estar aqui hoje mostrando para vocês o quanto é importante a voz dos skatistas, o quanto é importante dar atenção ao atleta. É muito legal a gente poder dar essa oportunidade para os skatistas dentro do nosso estatuto. E a gente deu para eles 50 + 1. Dessa forma, sempre que a gente conseguir colocar mais uma federação dentro da Confederação, automaticamente, um atleta a mais vai poder votar. Porque a voz dos skatistas é o que importa pra gente”, destacou Alexandre Costa Birds, diretor Jurídico da CBSk, durante seu discurso na cerimônia de premiação.
“É sensacional a importância desse prêmio. Hoje, os grandes ídolos do skate no Brasil postaram a mesma frase. A mesma postagem no Instagram. Para que o skate seja mantido nas mãos dos skatistas. É exatamente esse discurso que é o mais importante. Estamos brigando há um bom tempo para que o skate continue sendo cuidado por skatistas. E não seja entregue a outro esporte por uma decisão de caneta de uma federação internacional ou de uma entidade olímpica nacional. Nós pedimos muito que a nossa entidade olímpica nacional pelo menos dê uma resposta a esses skatistas que hoje invadiram o Instagram com a mesma frase: Somos Todos CBSk. Vamos deixar o skate nas mãos dos skatistas”, completou Birds.
Em 2022, a CBSk já havia conquistado a categoria de Melhores Práticas – Integridade Institucional do prêmio Sou do Esporte, sendo escolhida como a entidade brasileira que melhor representa o quesito sustentabilidade econômica.
A organização Sou do Esporte surgiu em 2015 como órgão de fiscalização e implementação de práticas de governanças nas entidades esportivas, com a finalidade de torná-las mais seguras e sustentáveis, tanto para o mercado quanto para o desenvolvimento social.
/// FONTE