Da favela de Pirambu para a final em Criciúma. A história dos skatistas Vini Costa e Lucas Rabelo

Skatistas avançam com as melhores notas. No feminino, semifinal com brilho de uma nova geração e destaque para a experiente Pâmela.

Pode-se dizer que Pirambu, a maior favela de Fortaleza (CE), estará muito bem representada na final do Street masculino da etapa de Criciúma (SC) do STU National, neste domingo (26/02). E com muito orgulho de dois de seus filhos, prodígios do skate brasileiro. Os cearenses Vinícius Costa e Lucas Rabelo, que avançaram com as melhores notas, enchem o peito para exaltar o lugar de onde vieram e mostram a dignidade de quem busca o esporte para vencer na vida. Neste pódio, já estão no lugar mais alto há muito tempo.


Na primeira bateria, o destaque já tinha sido Vini Costa, que garantiu uma nota muito alta (62,63) e dificilmente ficaria fora dos oito que avançariam para a final. Lucas Rabelo veio na segunda bateria e, logo na primeira de suas duas voltas de 45 segundos, também conseguiu uma boa nota (61,27), que ali, ainda sem saber, já o asseguraria com o segundo melhor desempenho. A história da infância dos dois se revelaria no fim, com Vini enaltecendo Pirambu e Lucas mostrando o nome da favela tatuado em seu braço direito.

“Curioso que eu e Lucas passamos com as melhores notas e viemos da mesma favela, Pirambu. Comecei a andar aos 10 anos e estou desde os 13 pelo mundo. Encontrei aqui um nível muito alto de skate, desde a qualificatória. Passei por mais duas fases e a expectativa, agora, está a mil para a final. Minha linha foi basicamente a mesma de quando cheguei, mudei só algumas manobras, e espero criar uma nova estratégia para amanhã”, disse Vini Costa, que já tinha passado em primeiro para as eliminatórias e em sexto para a semifinal.


Entre as meninas, experiência de Pâmela Rosa fala mais alto

No feminino, apesar de a skatista olímpica e bicampeã mundial, Pâmela Rosa, ter se destacado e avançado com a maior nota (55,26) para a final, vale enaltecer também o desempenho de uma jovem turma, que surge mostrando um futuro promissor para o skate brasileiro. Nomes como a paranaense Maria Almeida, de apenas 15 anos, que se classificou com a segunda melhor nota (50,08), a carioca Duda Oliveira, de 14, e a paulista Giovana Dias, de 20, se colocaram entre as oito finalistas em Criciúma, chamando atenção até mesmo das mais experientes.

“Primeiramente, queria agradecer a todo mudo, foi uma vibe incrível, Criciúma sempre nos recebe muito bem. Sobre a semifinal, a cada competição que passa, as meninas têm evoluído demais, e fico muito feliz de ver novos nomes na final. São skatistas jovens, que surgiram recentemente e estão andando muito. E isso nos inspira. Consigo ajudá-las no que posso e elas também me ajudam. Hoje, mostramos um skate de alto nível e tenho certeza de que será ainda melhor na final. Fiz uma linha bem tranquila, mas amanhã vou mudar totalmente”, disse Pâmela.

A final do Street feminino será atração do Esporte Espetacular deste domingo, a partir das 10h, enquanto a final do masculino será transmitida ao vivo pelo SporTV, às 11h45. A primeira etapa de 2023 do STU National conta com patrocínio do banco BV, um dos maiores bancos do país, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy, e é homologada pela CBSk. É viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e tem como parceiro especial o Nações Shopping (Almeida Júnior), além dos parceiros oficiais Baw, Drop Dead, Rock City, UNESC e Nissan Vip Car.

SKATE NO ESTÁDIO – Na tarde deste sábado, a convite da Fundação Municipal de Esportes, alguns skatistas estiveram no clássico Criciúma x Figueirense, no Estádio Heriberto Hulse, pelo Campeonato Catarinense. Antes da entrada das equipes em campo, nomes da modalidade Street e Park, como Ygor Picolino, Marcelo Batista, Lucas Xaparral e Kalani Konig, entraram no gramado com uma faixa divulgando a etapa do STU National e também o festival URB Music Tour, que acontece no próximo sábado, dia 4 de março, às 17h. E o Tigre aproveitou essa energia do skate para vencer por 1 a 0.

RESULTADO STREET MASCULINO

(os 8 classificados para a final)

1 – Vinícius Costa – 62,63

2 – Lucas Rabelo – 61,27

3 – Giovanni Vianna – 60,20

4 – João Lucas Alves – 60,00

5 – Gabryel Aguilar – 59,80

6 – Ismael Henrique – 59,34

7 – Júlio Zanotti – 56,01

8 – Sérgio André – 55,84

RESULTADO STREET FEMININO

(as 8 classificadas para a final)

1 – Pâmela Rosa – 55,26

2 – Maria Almeida – 50,08

3 – Ariadne Souza – 42,20

4 – Daniela Vitória – 38,17

5 – Giovana Dias – 35,45

6 – Gabi Mazetto – 34,36

7 – Kemily Suiara – 33,67

8 – Duda Oliveira – 31,28

PROGRAMAÇÃO:

26/02 (domingo)

9h30 às 10h – Aquecimento Street feminino

10h às 11h15 – Final Street feminino (ao vivo na TV Globo)

11h15 às 11h45 – Aquecimento Street masculino

11h45 às 13h – Final Street masculino (ao vivo no SporTV e no TikTok)

Fotos em anexo: Julio Detefon/Divulgação STU

Siga as nossas redes:

Instagram: @skatetotalurbe

TikTok: @skatetotalurbe

Assessoria de imprensa do STU 2023

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp