Delegação brasileira desembarca em Roma (ITA) para Mundial de Street e definição dos classificados às Olimpíadas

Pâmela-Rosa_Julio_Detefon

Grandes nomes do Street Skate brasileiro estarão em Roma (Itália) de 30 de maio a 6 de junho para o Mundial da modalidade, que definirá os representantes do Brasil nas Olimpíadas. Além de somar pontos importantes no ranking mundial – base de classificação para Tóquio 2020 -, os 6 skatistas (3 no Feminino e 3 no Masculino) que fizerem pódio na competição garantem vaga direta para a estreia do skate nos Jogos. Entre Seleção Brasileira e country quotas (vagas que a Confederação Brasileira de Skate  tinha direito a preencher através do ranking mundial / indicação técnica), o skate nacional contará com um total de 16 representantes. As disputas serão realizadas no estádio Nicola Pietrangeli, no complexo esportivo do Foro Italico, e terão transmissão ao vivo pelos sites www.worldskate.tv e olympics.com nas fases semifinal e final. A premiação total do evento, entre Feminino e Masculino, será de 200 mil dólares.

“Cada competição eu procuro só pensar no momento da competição. Claro que o objetivo é de estar nas Olimpíadas, mas não adianta eu só focar nas Olimpíadas e esquecer das competições que me dão a oportunidade de estar nas Olimpíadas. Fui para o Dew Tour com o pensamento só no Dew Tour. Agora, vou para Roma com o pensamento só em Roma”, destaca Pâmela Rosa, que se sagrou campeã do Dew Tour no último domingo (23/05).

“Espero que dê tudo certo com todas as brasileiras, que a gente possa fazer um campeonato incrível e que os brasileiros torçam por nós”, comenta Rayssa Leal, que, ao lado de Pâmela Rosa, formou um pódio duplo para o Brasil no Dew Tour, ficando em 2º lugar.

“Minha expectativa para Roma é andar bastante de skate e tentar fazer a final. Levo um dia após o outro. Chegando na final, minha meta é um pódio. Mas é isso. Os pontos estão muito bons. Agora é manter e tentar não se machucar, que é o mais importante”, completa Leticia Bufoni, que, em 4º lugar no Dew Tour, ficou muito perto de deixar o pódio 100% verde e amarelo no evento que aconteceu em Des Moines (Iowa / EUA).

Pelas regras estabelecidas pela World Skate para o evento, as três brasileiras entram direto na semifinal, por estarem no top 5 do ranking mundial. No masculino, Kelvin Hoefler também tem vaga assegurada na semi.

Todos os demais skatistas entram na fase de classificatórias, que começam quarta-feira (02), com o feminino.

Confira a seguir os critérios classificatórios, relação completa de brasileiros e o cronograma do evento!

Classificação para o Mundial de Street
As vagas para o Mundial de Roma foram definidas respeitando o seguinte critério:

– Top 30 do ranking mundial da World Skate – 5 primeiros/as entram direto na semifinal; 6º/ª até o/a 30º/ª entram na fase de classificatórias.

Além disso, cada país recebeu mais 5 vagas (country quotas) por gênero. A escolha no caso brasileiro aconteceu com base no seguinte critério:

3 vagas
– após a 30ª posição do ranking mundial, foi considerado o chamado ranking alternative da World Skate, que inclui a pontuação conquistada nos eventos nacionais homologados para a corrida olímpica.

2 vagas
– escolha da Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) com base em critérios técnicos.

Confira os skatistas brasileiros que estarão no Mundial de Street!

Classificatórias
Street Feminino –  Virginia Fortes Aguas, Isabelly Ávila, Ariadne de Souza

Street Masculino – Giovanni Vianna, Carlos Ribeiro, Lucas Rabelo, Felipe Gustavo, João Lucas Alves, Gabryel Aguilar, Eduardo Neves, Gabriel Fortunato e Ivan Monteiro

Avançam para a semifinal os/as 27 mais bem colocados/as nas classificatórias. 

Semifinal
Street Feminino – Pâmela Rosa, Rayssa Leal, Leticia Bufoni

Street Masculino – Kelvin Hoefler

Avançam para a semifinal os/as 8 mais bem colocados/as na semifinal.

Cronograma do evento
Domingo a terça (30/05 a 01/06) – treinos
Quarta-feira (02/06) – classificatórias – Feminino – 3h20 da manhã (BRA)
Quinta-feira (03/06) – classificatórias – Masculino – 3h20 da manhã (BRA)
Sexta-feira (04/06) – semifinal – Feminino – 7h da manhã (BRA)
Sábado (05/06) – semifinal – Masculino – 7h da manhã (BRA)
Domingo (06/06) – final – Feminino – 8h30 da manhã (BRA) / Masculino – 10h40 da manhã (BRA)

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp