Mais um dia de chuva compromete toda a etapa de Porto Alegre do STU National

Com apenas um breve período de pistas secas, só foi possível finalizar a primeira fase das modalidades Street e Park no masculino

Mais um dia em Porto Alegre em que a chuva não foi convidada, mas apareceu de penetra e acabou com a festa do skate. Assim como na véspera, o mau tempo imperou na capital gaúcha neste sábado (13/04) e impediu que a terceira etapa do STU National pudesse seguir em frente nas pistas da orla do Guaíba. Apenas num breve período no início da tarde, foi possível que as baterias restantes da primeira fase do Street e do Park masculinos fossem concluídas. Quando os skatistas já aqueciam para o início das semifinais, a mãe natureza agiu com força novamente e não mais daria trégua. As meninas nem sequer estrearam ainda.

Para entender toda a dinâmica da etapa, que acabou literalmente alagada por conta das condições meteorológicas, com a programação ficando apertada e bem comprometida, a sexta-feira seria o dia dedicado a primeira e segunda fases do Street e do Park masculinos. Por conta de uma garoa insistente, apenas três das seis baterias do Street e outras quatro do Park puderam ser finalizadas. As demais, portanto, acabaram sendo automaticamente empurradas para este sábado. E foram justamente as únicas de um cronograma já atrasado a serem concluídas. Mas ficou assim, com somente uma fase do masculino concluída.

A segunda fase, propriamente uma repescagem, já tinha sido eliminada da programação pela organização, obrigada a modificar o formato de disputa para tentar dar seguimento à competição da forma mais justa e digna. Já à noite, com o achatamento ainda maior por mais um dia perdido, uma nova mudança de última hora, com a anulação também das semifinais. Assim, o primeiro colocado de cada bateria da primeira fase ficou com sua vaga garantida na final deste domingo, que terá o mesmo número de seis skatistas, como ocorre em todas as etapas.

Então, ficou desta forma a definição dos finalistas do Street: Ivan Monteiro (melhor da bateria 1, com nota 78,60), Julio Zanotti (bateria 2, com nota 78,28), Gabryel Aguilar (bateria 3, com 80,26), Lucas Rabelo (bateria 4, com nota 86,05), Wallace Gabriel (bateria 5, com nota 70,44) e Matheus Teixeira (bateri 6, com nota 81,47). Já os finalistas do Park são Kalani Konig (bateria 1, com nota 75,67), Diego Takahashi (bateria 2, com nota 71,74), Victor Ikeda (bateria 3, com nota 75,17), Murilo Peres (bateria 4, com nota 71,40), Mateus Guerreiro (bateria 5, com nota 73,17) e Gustavo Picaski (bateria 6, com nota 73,83).

“É muito chato ficarmos à espera da melhora do tempo, naquela ansiedade para entrar na pista. Infelizmente, estamos com essa condição climática adversa nesses dias aqui em Porto Alegre, mas é uma coisa que faz parte do nosso esporte. Dependemos do tempo bom para que a competição aconteça. Só fico feliz por ter conseguido fazer tudo o que eu queria na pista quando tivemos essa oportunidade. Mas continuamos na esperança. Quem sabe domingo não traz boas notícias pra nós?!”, comentou o cearense Lucas Rabelo, que aos 13 anos se mudou para Porto Alegre para dar seguimento à sua carreira.

No cronograma inicial, o sábado era o dia dedicado para a realização de todas as semifinais, com as meninas, inclusive, iniciando na competição. Já o domingo é o dia em que todas as finais acontecem, inclusive a do Paraskate modalidade Park. Caso o mau tempo dê uma trégua neste domingo, a programação está marcada para começar às 10h, com a final do Park masculino – a semifinal do Park feminino viria na sequência. Nesta nova programação, contando com a generosidade da mãe natureza, a semifinal do Street feminino também está marcada para as 10h, com a final do Street masculino em seguida.

A etapa do STU Porto Alegre é apresentada pelo Banco BV e tem como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios da Prefeitura de Porto Alegre, da Monster Energy, da Tiger e da Fruki. É homologada pela CBSk e tem como parceiro especial a Kenner, além dos parceiros oficiais Eletromídia, Altermark e Matriz Skateshop. O apoio é da FGSKT, da ABPSK e da Drop Dead.

Foto Street: Julio Detefon/STU

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp