Estreia no dia 16/09 nos cinemas do Brasil e a partir de 22/09 em 100 cinemas de 40 cidades da França, “o premiado Meu Nome é Bagdá”, de Caru Alves de Sousa, vencedor de melhor filme da mostra Generation 14plus no Festival de Berlim de 2020. O filme é protagonizado por garotas skatistas de rua da periferia da cidade de São Paulo.
A personagem título é interpretada pela skatista Grace Orsato, que vive seu primeiro papel no cinema, no elenco estão ainda Gilda Nomacce, a cantora e atriz Karina Buhr e a performer Paulette Pink. Além do elenco principal, “Meu Nome é Bagdá” tem também assinaturas de profissionais femininas no roteiro, direção, produção, fotografia e direção de arte.
A obra acumula 14 premiações em eventos no exterior, entre elas a de melhor filme e melhor direção no Nordic International Film Festival, de Nova York; melhor filme pelo júri jovem do Gender Bender Festival, de Bolonha (Itália); melhor filme latino-americano no Festival de Cine Latinoamericano de La Plata (Argentina); entre outros.No enredo do filme estão presentes temas como empoderamento feminino, assédio, preconceito a homossexuais e machismo.