Paul Van Doren, co-fundador da Van Doren Rubber Company – ou Vans – com seu irmão Jim, faleceu quinta-feira, 6/5, aos 90 anos de idade. “É com o coração pesado que a Vans anuncia o falecimento de nosso cofundador, Paul Van Doren,” publicou a Vans em nota de pesar.
Paul fundou a Van Doren Rubber Company junto do seu irmão Jim e seus sócios Gordon Lee e Serge Delia em Anaheim, na Califórnia, em 1966.
Leia também:
+ Os 55 anos da Vans
+ “Alright, OK”: Assista à esta masterpiece de Greg Hunt com Elijah Berle, Gilbert Crockett e o convidado especial Justin Henry
+ Vans apresenta “The Tony Alva Story”
Ele não era apenas um empresário; ele foi um inovador. A Van Doren Rubber Company foi o culminar de uma vida inteira de experimentação e trabalho árduo na indústria de calçados.
Como Paul, a Vans foi exclusivamente inovadora. Quando a primeira loja Vans foi inaugurada, não havia lojas de varejo independentes apenas de tênis.
Os experimentos ousados de Paul em design de produto, distribuição e marketing, junto com seu talento para números e um gênio para a eficiência transformaram o negócio de calçados da família de Paul em uma história de sucesso totalmente americana.
Descoberta no final dos anos 60 por surfistas, depois skatistas, e famosa no filme Fast Times at Ridgemont High, Vans é agora uma marca reconhecida globalmente, sinônimo em todo o mundo do espírito criativo do sul da Califórnia.
“Não é um legado ruim para um garoto operário que não concluiu o ensino médio,” escreveu a Vans.
Em entrevista ao site Sneakersbr, em março de 2016, quando perguntado sobre o significado do “Espírito Van Doren” (termo ainda utilizado na Vans para definir o caráter e dedicação em uma determinada atividade), Paul respondeu o seguinte:
“Significa tudo para mim. O ‘Espírito Van Doren’ é o que fez essa empresa. Nós tínhamos pessoas boas fazendo a Vans acontecer no passado e temos pessoas boas fazendo isso hoje, a Vans é uma marca que abraça e acredita nas pessoas.”
Enviamos nosso amor e força para a família Van Doren e para todos os membros da Família Vans que deram vida ao legado de Paul.
R.I.P, Paul.
Fonte /// Hard Core