Quem mandou na pista de Street de São Paulo foram Rayssa Leal e Giovanni Vianna

Skatistas comprovam grande fase que vivem e se sagram campeões da terceira etapa do STU National 2023

Na corrida olímpica rumo aos Jogos de Paris-2024, dois skatistas da modalidade Street mostraram na etapa de São Paulo do STU National por que estão bem próximos de representar novamente o Brasil no principal evento esportivo do mundo. Rayssa Leal e Giovanni Vianna, nomes que levantaram a bandeira do skate em Tóquio, foram os campeões em solo paulista neste domingo (24/09), na nova pista de padrão internacional do Parque Estadual Cândido Portinari.

No momento, Rayssa é a segunda colocada no ranking mundial da World Skate, principal nome brasileiro da modalidade e um dos ícones esportivos do país. Uma idolatria estampada nas arquibancadas, com seus 1.300 lugares totalmente tomados para vê-la em ação. E ela e as demais skatistas trataram de retribuir à altura, mesmo debaixo de um sol escaldante, que beirou os 38 graus. Após as três voltas de 45 segundos a que cada uma tinha direito, adivinha só o que aconteceu?

Rayssa estava inspirada e praticamente não errou suas linhas. Liderou desde a primeira volta e, no fim, foi campeã com a nota 69,00. Já foi para a pista para sua última apresentação com a chamada Golden Run (volta dourada), quando o skatista já entra com o título garantido. Pâmela Rosa, que andou com um escudo do São Paulo colado no seu skate, por conta da decisão da Copa do Brasil, ficou em segundo lugar, com a nota 58,54, e Gabi Mazetto completou o pódio (56,12).

“Não tenho palavras para agradecer à galera por essa vibe. Debaixo desse calor, ficaram aqui com a gente até o fim e fizeram uma festa linda. Correr em casa é sempre muito bom, essa energia do povo brasileiro não tem igual. E todos numa animação máxima e contagiante, o que é incrível. E várias crianças também. Para nós, que estamos ali dentro da pista, já não é fácil andar com essa temperatura alta, apesar de estarmos acostumadas. Imagino como eles deviam estar se sentindo na arquibancada. É uma felicidade sem fim pra gente”, declarou Rayssa.

Já no masculino, festa de Giovanni Vianna, paulista de Santo André, hoje o 10º do mundo e o segundo brasileiro mais bem ranqueado na corrida olímpica, atrás apenas de Kelvin Hoefler. Inclusive, no último fim de semana, em Lausanne, etapa da Suíça do Circuito Mundial, ele levou o Brasil ao pódio com o terceiro lugar. Uma das melhores fases da vida e da carreira, como diria em entrevista após a prova, foi comprovada numa final bastante acirrada, de um nível técnico muito alto.

“O mais legal é estar sempre andando de skate com os amigos e ser grato a tudo isso que está acontecendo na minha vida. Até meu pai e minha mãe estavam aqui hoje. E eu tentei me desligar de tudo, nem estava olhando as notas direito durante as voltas. Só vim evoluindo conforme a competição ia passando. Minha primeira volta foi a melhor porque eu estava 100%, descansado. Nas outras, já estava esgotado. Deu tudo certo, graças a Deus”, disse Giovanni, campeão com a nota 79,92, que por muito pouco não foi superado por Gabryel Aguilar, que fez um 78,53 na última volta.

No Paraskate modalidade Park, título para Vini Sardi

O Paraskate Park foi a última final a entrar em cena neste domingo todo dedicado ao skate no Parque Cândido Portinari. Para fortalecer e incentivar a inclusão de mais mulheres na modalidade, a ABPSk convidou a paraskater Jai Abrantes, de 30 anos, para fazer uma apresentação. Depois disso, veio o brilho de 10 atletas no bowl paulista. No fim, título para Vini Sardi, com a nota 58,00, seguido por Ítalo Romano (48,33) e Jota Ribeiro (44,33).

A terceira etapa de 2023 do STU National foi apresentada pelo Banco BV, um dos maiores bancos do país, viabilizada pela Prefeitura de São Paulo, pela Secretaria de Esportes de SP e pela Lei de Incentivo de SP, e homologada pela CBSk. Com patrocínio de Monster Energy, Oi, Tiger e Enel, teve como parceiros oficiais a Baw e a NEOOH, além da New Era como parceira especial. E apoio de Virada Esportiva, ABPSK, AFSK e Drop Dead.

RESULTADO FINAL – STREET FEMININO

1 – Rayssa Leal – 69,00

2 – Pâmela Rosa – 58,54

3 – Gabi Mazetto – 56,12

4 – Isabelly Ávila – 47,73

5 – Rafaela Murbach – 43,18

6 – Maria Lúcia Rocha – 34,83

7 – Daniela Vitória – 26,52

8 – Maria Almeida – 26,25

RESULTADO FINAL – STREET MASCULINO

1 – Giovanni Vianna – 79,92

2 – Gabryel Aguilar – 78,53

3 – Lucas Rabelo – 77,25

4 – Wallace Gabriel – 74,35

5 – Kalani Konig – 72,52

6 – Abner Pietro – 72,46

7 – Ismael Henrique – 63,46

8 – Sebastian Simonetto – 54,60

RESULTADO FINAL – PARASKATE PARK

1 – Vini Sardi – 58,00

2 – Ítalo Romano – 48,33

3 – Jota Ribeiro – 44,33

4 – Felipe Nunes – 43,07

5 – Tony Alves – 41,50

6 – Kaue Augusto – 38,00

7 – Shierre Hilário – 36,00

8 – David Soares – 34,00

9 – Nando Araújo – 30,00

10 – David Courty – 23,00

Fotos: Julio Detefon/Divulgação STU

Siga as nossas redes:

Instagram: @skatetotalurbe

TikTok: @skatetotalurbe

Linkedin: @skate-total-urbe

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp