Skateboarding World Championships, modalidades Park e Street, começa no dia 1º de março, no Parque Cândido Portinari

O planeta skate vai orbitar em São Paulo, mais precisamente sobre o Parque Cândido Portinari, de 01 a 08 de março. A World Skate e o STU se uniram para realizar simultaneamente, pela primeira vez, os Campeonatos Mundiais de Street e Park no Brasil, o Skateboarding World Championships. E as duas modalidades olímpicas já têm a maioria de seus medalhistas de Tóquio-2021 e Paris-2024 confirmados para o evento.
Entre as estrelas que brilharam nos Jogos Olímpicos, Rayssa Leal, prata em terras japonesas, quando tinha apenas 13 anos, e bronze em solo francês, é um dos quase 400 atletas aguardados. Para se ter uma ideia do alto nível de competição esperado para a capital paulista, todos os skatistas que subiram ao lugar mais alto do pódio nas duas edições olímpicas também já deram o check.
“Fiquei bem animada quando soube que o Mundial seria realizado aqui no Brasil. É sempre uma alegria competir em casa e poder contar com o apoio da nossa torcida, que é incrível. A galera terá a oportunidade de ver de perto grandes nomes do skate em uma competição de alto nível. Claro que espero todos lá para fazer uma grande festa com a gente”, disse Rayssa Leal.
No Street feminino, mesma modalidade de Rayssa, as japonesas Momiji Nishiya e Coco Yoshizawa, respectivamente ouro em Tóquio e em Paris, estarão presentes. Assim como o bicampeão Yuto Horigome, do Japão, no masculino. Já no Park, o Brasil receberá o também bicampeão olímpico Keegan Palmer e, entre as meninas, a japonesa Sakura Yosozumi, campeã em Tóquio, e a australiana Arisa Trew, medalha de ouro em Paris.
Kevin Hoefler, Pedro Barros e Augusto Akio: medalhistas entre anfitriões
Dos anfitriões, também estarão nas pistas do Parque Cândido Portinari os medalhistas de prata no Japão, Pedro Barros (Park) e Kelvin Hoefler (Street), e o de bronze em Paris, Augusto Akio (Park). Os outros brasileiros já garantidos são Pamela Rosa, Gabi Mazetto, Giovanni Vianna, Felipe Gustavo, Ivan Monteiro e Wallace Gabriel, do Street, e Dora Varella, Yndiara Asp, Isadora Pacheco, Fernanda Tonissi, Luigi Cini, Pedro Quintas e Gui Khury, do Park.
“É sempre muito bom competir em casa, com o calor da torcida e família e amigos reunidos. Sem falar que mais jovens e crianças passam a assistir mais de perto e se inspiram, impulsionando ainda mais a prática do skate. Quanto à competição em si, tenho buscado me preparar bem junto com minha equipe multidisciplinar, o que faz com que a expectativa seja a melhor possível”, declarou Pedro Barros.
O evento acontecerá entre os dias 1° e 8 de março. Após três dias de treinos oficiais, a competição terá início no dia 4, com as eliminatórias. Além disso, reforçando a importância da inclusão como valor central do esporte, haverá uma competição dedicada ao Paraskate. É a renovação da parceria entre a World Skate, entidade máxima do skate mundial, e o STU, evidenciando o status do Brasil como potência global.
A iniciativa também eleva o skate como movimento cultural e esporte de alto rendimento, posicionando São Paulo como um verdadeiro epicentro internacional da modalidade. Sem falar que os resultados do Mundial de Skate impactarão diretamente o ranking internacional, masculino e feminino, um indicativo antecipado dos atletas com maior potencial para se tornarem favoritos olímpicos rumo a Los Angeles-2028.
O Skateboarding World Championships São Paulo é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, tem a Prefeitura de São Paulo como Cidade Anfitriã e patrocínios de Vale, Heineken 0.0 e Petrobras. Além disso, tem como parceiros especiais Instituto Heineken, Sabesp, Cruzeiro do Sul e Baruel Tenys Pé e apoio da ABPSK. A apresentação institucional é do Ministério do Esporte e Governo Federal, com realização da ABMS, da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.
Assessoria de imprensa do STU 2026 – SMG Brasil
Erich Onida / (21) 99761-6064 / erich@smgbrasil.com.br

