Seleção Brasileira de Park desembarca em Paris (FRA) após aclimatação em Portugal

Após um período em Portugal, a Seleção Brasileira de Park entrou na Vila Olímpica nesta quarta-feira (31) para a disputa dos Jogos de Paris 2024. A modalidade que encerra a participação do skateboarding na França segue com sessões de treino de 2 a 5 de agosto, com a competição acontecendo entre os dias 6 e 7 de agosto.

Entre os dias 29 e 30, os skatistas brasileiros passaram por um período de aclimatação em Lisboa (POR), com direito a uma sessão na pista do Parque das Gerações, em Cascais (POR). O trabalho promovido pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) teve as presenças de Dora Varella, Isadora Pacheco e Raicca Ventura, além de Augusto Akio e Luigi Cini. O grupo que representará o Brasil ainda conta com Pedro Barros (prata em Tóquio 2020).

“Minha primeira Olimpíada. Estou muito feliz. É muito emocionante. Muito especial pra mim poder representar o Brasil e todo o povo brasileiro. Toda garra e energia positiva que o nosso país traz no esporte e na vida no geral. Foi muito legal estar nessa fase de concentração com a galera podendo estar junto e acompanhar a primeira semana dos Jogos, os outros esportes. Já senti que a torcida está grande, que a energia está lá em cima. Espero que continue assim pra gente poder chegar lá e realmente mostrar o nosso melhor Skate. Fazer um show irado para a galera e trazer um pouco da essência do Skate, dessa família que é o Skateboarding. Que todo mundo acerte suas voltas e mostre o seu melhor. Tenho certeza que esse campeonato vai ser muito irado. Estou muito animado”, destaca Luigi Cini

“Estou muito ansiosa pra ver como vai ser lá nas Olimpíadas porque vai ser uma experiência nova. E também acho que vai ser muito legal. Sempre foi meu sonho ir para as Olimpíadas. Agora que estou conseguindo realizar estou muito feliz. Esses dias em Portugal foram muito bons pra gente acostumar com o fuso. A gente conseguiu dar um rolê de skate para não deixar as pernas duras. Então, foi muito legal também estar aqui com todo mundo da Seleção”, completa Raicca Ventura.

O Park feminino será o primeiro a se apresentar, dia 6 de agosto (terça-feira), com preliminares às 7h30 e final às 12h30. O masculino fecha as disputas no dia 7 de agosto (quarta-feira), seguindo o mesmo cronograma. Os dois terão transmissão ao vivo pela Cazé TV, SporTV e TV Globo.

No Park, a primeira fase e a final serão disputadas com três voltas de 45 segundos para cada skatista, valendo a apresentação de melhor nota. 

Comissão técnica da Seleção Brasileira

Em Paris 2024, os skatistas brasileiros contam com o suporte de Bernardo Villano (gerente de Seleções), de Edgard Pereira – Vovô (consultor técnico), de Miguel Zaffari – Catarina (consultor técnico), de Julio Gentil da Cruz – Detefon (coordenador técnico) e Alison Paz (fisioterapeuta).

Em Lisboa (POR), os skatistas ainda contaram com o suporte de Fernando Granja (coordenador de Seleções) e o apoio técnico de Milena Anuska Gonçalves e Elisa Condé.

No Street, Rogério Manosa – Mancha (consultor técnico) e Carlos Barreto (fisioterapeuta) deram suporte aos skatistas nas Olimpíadas e no período em Portugal.

Olimpíadas de Paris 2024

Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) é composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).

Em Paris, as disputas estão sendo realizadas na Praça da Concórdia, com preliminares e final acontecendo num único dia.

No Park, a primeira fase e a final serão disputadas com três voltas de 45 segundos para cada skatista, valendo a apresentação de melhor nota.

Confira a sequência do cronograma!*

Park feminino – 6 de agosto (terça-feira) – 7h30 – preliminares / 12h30 – final;
Park masculino – 7 de agosto (quarta-feira) – 7h30 – preliminares / 12h30 – final.

Obs.: horários pelo fuso brasileiro.

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp