A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) promoveu mais um ciclo de treinamento com a Seleção Brasileira de Park com foco nos dois últimos eventos classificatórios para Paris 2024, em Xangai (CHI / 16 a 19/05) e Budapeste (HUN / 20 a 23/06). Assim como aconteceu entre o final de março e início de abril, os trabalhos foram divididos entre Florianópolis (SC), de 15 a 21 de abril, e Curitiba (PR), de 22 a 26 de abril.
No Park, estão classificados Augusto Akio, Luigi Cini, Pedro Barros, Pedro Quintas, Pedro Carvalho e Murilo Peres, além de Raicca Ventura, Dora Varella, Yndiara Asp, Isadora Pacheco, Victoria Bassi e Fernanda Tonissi.
“Esse treinamento em Curitiba e Florianópolis foi muito bom tanto para a nossa preparação física, para que cheguemos com o corpo bem e com a cabeça boa para as competições que estão por vir, assim como para o nível técnico do skate. As pistas que temos no Brasil são de ótima qualidade. Temos obstáculos muito parecidos com os que encontraremos nas competições. Estou muito contente em fazer parte disso. Esse pessoal está indo muito bem preparado e amparado com o suporte bacana que a Confederação conseguiu pra gente. Vamos chegar lá para representar”, destaca Augusto Akio.
“Os treinamentos em Floripa e Curitiba são muito importantes. É onde estão algumas das melhores pistas do país. O Abraão e o Tarumã são duas pistas muito boas pra gente treinar não só o treino técnico, mas o treino físico também, que é muito importante. A gente precisa chegar na China 100%, com o nosso melhor. Então aqui a gente consegue fazer simulações de campeonato, treinamento de manobras e isso ajuda a chegar na hora sabendo que você fez tudo de melhor”, afirma Pedro Quintas.
Em Florianópolis (SC), as sessões ficaram concentradas na pista do Parque do Abraão e os treinos físicos na Aktion Paz. Em Curitiba (PR), a Seleção Brasileira de Park passou pelo Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8) do Complexo Tarumã, pelo Low Park e pela Green Box, com os treinamentos físicos acontecendo na Pro Luga.
“Duas semanas de treino intensivo nessas duas pistas que são super boas, de nível internacional. Nada melhor do que fazer um período de treinamento assim, nesse nível, nessa pegada, com toda essa estrutura, antes de uma competição super importante, que vai ser o mundial em Xangai, na China. Está todo mundo evoluindo muito, se puxando. Está valendo muito a pena e com certeza vai trazer resultados”, comenta Dora Varella.
“Esse treinamento é essencial pra gente. Desde Floripa, que já tem um baita Park pra gente treinar com todos os obstáculos que a gente vai enfrentar pela frente. Então, é muito importante a gente vir nas pistas que nos possibilitam evoluir para chegar nos mundiais bem afiados. Estamos muito felizes e se unindo como um time e buscando nosso propósito”, completa Isadora Pacheco.
Durante o período de treinamento, os skatistas contaram com o suporte de Edgard Pereira Vovô (consultor técnico), Miguel Zaffari Catarina (consultor técnico), Fernando Granja (coordenador de Seleções), Julio Detefon (coordenador técnico), Alison Paz (fisioterapeuta), Leo Brasil (fisioterapeuta) e Douglas Costa (fisioterapeuta).
“Esse é nosso segundo ciclo de treinamento para o próximo evento, que será na China. A pista do Abraão, em Florianópolis, e nosso Centro de Treinamento, no Tarumã, em Curitiba, realmente proporcionam uma condição técnica excelente. Estamos conseguindo nos preparar bem. Foi um treinamento com alto nível. A galera se puxando realmente. A estrutura que temos dentro do Brasil está nos proporcionando muito, porque a gente não tem que sair do país. Com essa preparação, a gente ganha mais confiança”, destaca Edgard Pereira Vovô, consultor técnico da Seleção de Park.
“A pista do Abraão está proporcionando uma grande evolução. Os atletas estão fazendo simulados de competição, treinos técnicos com manobras específicas. Em Curitiba não está sendo diferente. Contamos com essa super estrutura do Complexo do Tarumã. Estamos conseguindo nos preparar muito bem para essas próximas etapas que estão para vir agora, em Xangai (CHI) e Budapeste (HUN). As duas serão bem importantes para as classificatórias olímpicas. Temos certeza que cada atleta está buscando seu melhor e se dedicando ao máximo”, completa Miguel Zaffari Catarina, consultor técnico da Seleção de Park.
Após as competições na China e na Hungria, que reunirão Park e Street, cada skatista somará a pontuação final da primeira janela com os pontos conquistados nos dois eventos que encerram as classificatórias — assim, não haverá descarte de evento / pontuação na segunda janela.
Somente o skateboarding brasileiro alcançou o feito de classificar o limite máximo de 24 nomes para a segunda fase. Entre os nomes do Street, Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Gabriela Mazetto, Kemily Suiara, Isabelly Ávila e Marina Gabriela se garantiram. No masculino, Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna, Felipe Gustavo, Gabryel Aguilar, Lucas Rabelo e Filipe Mota formam a lista.
Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) será composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).
Classificatórias para Paris 2024
Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 foi dividida em duas fases. No caso do Park, a nota final da primeira fase será composta pelas três maiores pontuações, considerando-se um total de quatro eventos. No Street, serão levadas em conta as quatro melhores notas de um total de seis competições.
1ª janela
Park
Mundial de Park – Sharjah (EAU) – 05/02 a 12/02/2023;
Pro Tour de Park – San Juan (ARG) – 21 a 28/05/2023;
Mundial de Park – Roma (ITA) – 01/10 a 08/10/2023;
Pro Tour de Park* – Dubai (EAU) – 25/02 a 03/03/2024.
Seria de 07/01 a 14/01/2024, em Sharjah (EAU), mas a federação internacional adiou a data e mudou o local.
Street
Pro Tour de Street – Roma (ITA) – 26/06 a 03/07/2022;
Mundial de Street de 2022 – Sharjah (EAU) – 29/01 a 05/02/2023;
Pro Tour de Street – Roma (ITA) – 18/06 a 25/06/2023;
Pro Tour de Street – Lausanne (SUI) – 09/09 a 16/09/2023;
Mundial de Street – Tóquio (JAP) – 10/12 a 17/12/2023;
Pro Tour de Street* – Dubai (EAU) – 03/03 a 10/03/2024.
Seria de 14/01 a 21/01/2024, em Sharjah (EAU), mas a federação internacional adiou a data e mudou o local.
2ª janela
Os 44 primeiros do ranking da World Skate em cada modalidade e categoria avançam para a segunda fase. Seguindo os critérios da corrida olímpica, na segunda fase, cada país poderá ter o limite de até 6 skatistas por modalidade (Park e Street) e categoria (Feminino e Masculino).
Ao término da segunda fase, cada skatista somará a pontuação final da primeira janela com os pontos conquistados nos dois eventos que encerram as classificatórias — assim, não haverá descarte de evento / pontuação na segunda janela.
Olympic Qualifier Series – Park e Street – Shangai (CHI) – 16 a 19/05/2024;
Olympic Qualifier Series – Park e Street – Budapeste (HUN) – 20 a 23/06/2024.
Olimpíadas de Paris
Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) será composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).
Em Paris, as disputas serão realizadas na Praça da Concórdia, com preliminares e final acontecendo num único dia.
Street masculino – 27 de julho (sábado);
Street feminino – 28 de julho (domingo);
Park feminino – 6 de agosto (terça-feira);
Park masculino – 7 de agosto (quarta-feira).
/// FONTE