Show de Isabelly Ávila e Giovanni Vianna, maiores notas rumo às finais do Street em Recife

Brilho de skatistas de São Paulo foi mais forte nos obstáculos da pista da Rua da Aurora. Finais deste domingo do STU National prometem

Dois skatistas de São Paulo negociaram e distribuíram as melhores manobras na pista de Street da Rua da Aurora, neste sábado (11/11), e avançaram com moral para as finais da etapa de Recife do STU National. No feminino, Isabelly Ávila, de Itapetininga. No masculino, Giovanni Vianna, de Santo André. Os dois levantaram a galera recifense que, mais uma vez, lotou as arquibancadas e emanou uma energia impressionante num ambiente já naturalmente quente na capital pernambucana. A promessa é de novo show neste domingo (12/11).

E o momento é mesmo favorável para Isabelly Ávila. No último domingo, em Saquarema (RJ), ela venceu a etapa SLS Select Series e garantiu vaga para a final do Super Crown World Championship, competição mundial de Street que ocorre no mês que vem, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Agora em Recife, com a primeira de suas duas voltas de 45 segundos praticamente limpa, ela arrancou a nota 66,08 dos juízes e nenhuma outra conseguiu superá-la. Chega com ainda mais confiança à final deste domingo.

Na final, aliás, as oito melhores skatistas que avançaram da semifinal também terão direito a duas voltas de 45 segundos, mais quatro manobras, valendo para a classificação a melhor volta e as duas melhores manobras. As quatro primeiras ainda seguem para a Super Final e ganham a chance de fazer mais uma volta e mais duas manobras (volta substitui volta e manobra substitui manobra). Apenas mais um obstáculo para Isabelly Ávila, que nos últimos anos aprendeu bem a conjugar o verbo superar.

“Estou muito feliz com meu desempenho, apesar de ter errado uma manobra na minha melhor volta. Mas o contexto me ajudou a ficar em primeiro lugar hoje. Agora é traçar a estratégia e melhorar ainda mais amanhã”, disse, valorizando seu passado recente. “Tive uma lesão no joelho em 2021, no Rio, na Praça Duó, e em 2022 tive no outro joelho, na mesma Duó e no mesmo corrimão. Fiz as duas cirurgias no dia 3 de janeiro, no mesmo hospital, com o mesmo médico, se bobear no mesmo horário. Faz seis meses que voltei a andar, o que é muito gratificante. Legal poder me divertir, acima de tudo, e fazer o que mais gosto”.

Já entre os rapazes, Giovanni Vianna, único a estrear apenas neste sábado por já estar pré-qualificado para as semifinais, graças ao título conquistado na última etapa, em São Paulo, comprovou por que vive seu melhor momento na carreira. Atual 10º colocado do ranking mundial, bem próximo de representar o Brasil mais uma vez numa Olimpíada, ele abusou – no bom sentido da palavra – na pista de Recife. Foi buscar praticamente uma manobra fora do perímetro, voando no gradil, e numa volta limpa fez subir ainda mais sua nota: 78,44.

“Queria usar a pista inteira e esse foi o único jeito que consegui. Tinha que mandar uma trick ali para não passar reto e perder muito tempo, e dali conseguir encaixar na delta”, explicou ele. “O nível dos competidores é sempre muito pesado. Como falei para os moleques, hoje ganham oito e amanhã vence só um. E todo mundo tem chance de levar o título. Quanto a mostrar algo diferente na final, tem sempre alguma coisa guardada. Só tenho que acertar (risos)”, completou Giovanni, citando os outros sete finalistas.

Final do Paraskate Street também vai agitar este domingo

Outra grande atração deste domingo será a final do Paraskate Street, que terá a presença do Secretário Nacional de Paradesporto, Fábio Araújo. Já na abertura, Jainaine Abrante, natural de Brasília, fará uma apresentação representando o Paraskate Feminino. Na sequência, dez dos principais nomes da modalidade entrarão na pista e mostrarão para o público recifense o que sabem. São eles: Nando Araújo, Jhonatan Ribeiro, Adriano Feitosa, Leo Almeida, Ruan Silva, Ítalo Romano, Felipe Nunes, Tony Alves, Vini Sardi e Daniel Amorim, o Amorinha.

O STU National do Recife é apresentado pelo Banco BV, patrocinado pela Prefeitura do Recife, Recentro, Monster Energy, Oi, Tiger e Esportes da Sorte, e homologado pela CBSk. Os parceiros oficiais são Baw, CBSk, Altermark e Eletromidia, além do apoio da ABPSK e da Drop Dead. A Transamerica Prestige é o hotel oficial.


RESULTADO STREET FEMININO
(as 8 classificadas para a final)

1 – Isabelly Ávila – 66,08

2 – Carla Karolina – 65,76

3 – Kemily Suiara – 64,34

4 – Maria Lúcia Rocha – 63,38

5 – Pâmela Rosa – 62,99

6 – Rafaela Murbach – 62,88

7 – Maria Almeida – 55,05

8 – Ariadne Souza – 51,70

RESULTADO STREET MASCULINO
(os 8 classificados para a final)

1 – Giovanni Vianna – 78,44

2 – Abner Pietro – 77,84

3 – João Lucas Alves – 75,84

4 – Felipe Nunes – 74,56

5 – Lucas Rabelo – 71,26

6 – Ivan Monteiro – 68,73

7 – Luiz Francisco – 66,54

8 – Matheus Teixeira – 63,33

PROGRAMAÇÃO STU NATIONAL RECIFE:

Domingo (12/11)

10h às 11h – Treino livre finalistas Paraskate Street

11h às 12h – Final Park masculino (ao vivo Esporte Espetacular, TV Globo)

12h50 às 13h50 – Treino livre finalistas Street feminino

13h às 13h50 – Treino livre finalistas Park feminino

13h50 às 15h – Final Park feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

13h50 às 14h50 – Treino livre finalistas Street masculino

15h às 16h – Final Paraskate Street (ao vivo TikTok STU)

16h às 17h10 – Final Street feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

17h10 às 18h20 – Final Street masculino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

Fotos: Julio Detefon/Divulgação STU

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp