A frente Skate Social da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) participa, entre quarta (22) e sexta-feira (24), de mais uma ação do Festival Transforma (programa de promoção dos Valores Olímpicos do Comitê Olímpico do Brasil). Ao longo dos três dias, cerca de 1.300 crianças da rede pública de Santos (SP) estão tendo contato com modalidades olímpicas, dentre elas o skate.
Além da coordenação da frente Skate Social, as aulas de skate estão sendo ministradas por instrutores do projeto AVERA (Associação Vicentina de Esportes Radicais), de São Vicente. A iniciativa é uma das mais de 140 mapeadas pela CBSk.
“Estamos em Santos, numa parceria entre COB, CBSk e projeto AVERA, um projeto social mapeado pela CBSk que está com a gente oferecendo atividade de skate no Festival Transforma, que traz esportes olímpicos para as escolas públicas. Então, vamos ficar três dias na Baixada Santista atendendo cerca de 1.300 crianças. Algumas já vivenciaram o skate, outras nunca andaram de skate e estão tendo essa oportunidade. Está todo mundo andando muito, saindo com um sorriso no rosto e vivenciando muito o skate”, destaca Cibele Garcia, coordenadora da frente Skate Social da CBSk.
Entre quarta (22) e quinta (23), as aulas estão sendo realizadas na UME (Unidade Municipal de Educação) Padre Leonardo Nunes, no bairro Castelo, na zona noroeste de Santos. Na sexta-feira (24), será a vez dos alunos da UME Judoca Ricardo Sampaio Cardoso, localizada no bairro Caruara, na área continental do município do litoral paulista.
O objetivo do Transforma é levar a temática olímpica para a escola, em todas as disciplinas, e contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, em consonância com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
// FONTE