O skateboarding brasileiro disputa, nesta quinta e sexta (20 e 21), os Jogos Sul-Americanos de Praia Santa Marta 2023. Na competição em solo colombiano, o Brasil será representado por Carla Karolina, Gabriela Mazetto, Eduardo Neves e Gabryel Aguilar, todos nomes que integram a Seleção Brasileira Principal de Street.
Entre os membros da comissão técnica da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), os skatistas contarão com o suporte de Rogério Mancha (consultor técnico da Seleção Brasileira de Street) e Carlos Barreto (fisioterapeuta da Seleção de Street).
A competição será realizada no Villa Bolivariana Skatepark. O regulamento do evento prevê fase classificatória com jam session (2 minutos na pista), semifinal com duas voltas de 60 segundos e final seguindo o formato olímpico (2 voltas de 45 segundos e 5 tentativas de manobra – nota final composta pela melhor volta e pelas duas manobras de maior nota).
As eliminatórias serão divididas em duas baterias, todas na quinta-feira, dia 20. O feminino começa às 9h15 (horário local) e o masculino às 10h30. As finais serão na sexta-feira, às 11h30 feminina e 13h10 a masculina.
Além das três medalhas de prata em Tóquio, o skateboarding brasileiro soma medalhas em todos os eventos* da cena olímpica disputados até aqui: dois ouros (Pâmela Rosa e Lucas Rabelo) nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2021; ouro (Gabriela Mazetto), prata (Carla Karolina) e bronze (João Lucas Alves) nos Jogos Sul-Americanos 2022; e ouro (Virginia Fortes Aguas) e bronze (Matheus Teixeira) no Jogos Sul-Americanos da Juventude 2022.
Obs.: só houve disputas de Street nas competições listadas.
Países participantes:
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Cronograma (horário local):
20 de julho
9h15, Eliminatórias feminina – 1ª bateria
10h05, Eliminatórias feminina – 2ª bateria
10h30, Eliminatórias masculina – 1ª bateria
11h20, Eliminatórias masculina – 2ª bateria
21 de julho
11h30, Final feminina
13h10, Final masculina
CRÉDITO: JULIO DETEFON/CBSK
/// FONTE