SKATEBOARDING BRASILEIRO ESTREIA NAS OLIMPÍADAS DE PARIS 2024 COM DISPUTAS DO STREET NESTE FINAL DE SEMANA (27 E 28)

Após o período de sessões de treino, se aproxima o momento da estreia do Skateboarding brasileiro nas Olimpíadas de Paris 2024. Assim como já aconteceu em Tóquio 2020, as disputas começarão pelo Street, neste final de semana (27 e 28). No masculino, o Brasil será representado por Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Kelvin Hoefler. Entre as mulheres, Gabriela Mazetto, Pâmela Rosa e Rayssa Leal são os nomes nas disputas.

A competição tem previsão de início a partir das 7 horas da manhã deste sábado (27) pelo fuso brasileiro, com as classificatórias masculinas. A final na Praça da Concórdia acontece a partir das 12h (BRA). No domingo (28), seguindo o mesmo cronograma de horário, será a vez do Street feminino. A competição terá transmissão ao vivo nos dois dias pela Cazé TV, SporTV e TV Globo.

Ao longo da semana, as chuvas atrasaram o início dos treinos na terça-feira (23). O tempo se manteve estável na quarta (24) e na quinta-feira (25), mas a chuva impediu a sessão de treinos nesta sexta-feira (26). Caso a previsão de chuva persista, a organização das Olimpíadas divulgará uma adequação do cronograma na manhã de sábado (27) pelo fuso da França – madrugada no Brasil.

“É uma honra poder representar o meu país mais uma vez. Acredito que dessa vez vai ser muito melhor que a outra. Acredito que todos nós estamos bem preparados e o público vai ajudar bastante a gente. O time está fortíssimo”, destaca Felipe Gustavo.

“Disputar as Olimpíadas é uma alegria enorme, um sentimento que você quer levar para toda a sua família, seus amigos e para todo mundo”, comenta Giovanni Vianna.

“Esse ciclo foi bem mais difícil. Muita gente já com outro nível. Até o último momento a gente não sabia quem ia se classificar. Não vejo a hora de representar meu país. Em 2021, havia a covid. Agora vamos saber de fato o que são as Olimpíadas”, completa Kelvin Hoefler.

No Street, tanto na primeira fase quanto na final, cada skatista realizará duas voltas e cinco tentativas de manobra. A pontuação final será composta pela somatória da volta e das duas manobras de maior nota. Nas classificatórias, os skatistas estão divididos em quatro baterias. A final é disputada em bateria única com os oito melhores da primeira fase.

As baterias da primeira fase foram definidas por sorteio durante congresso técnico nesta sexta-feira (26). No masculino, Kelvin Hoefler está na bateria 1 da primeira fase. Felipe Gustavo e Giovanni Vianna estão na bateria 3. No feminino, Gabriela Mazetto e Pâmela Rosa estão na bateria 2. Rayssa Leal está na terceira bateria.

“Sempre foi um sonho ir para uma Olimpíada. E graças a Deus ele está se concretizando. Digo não só para a minha filha, mas para todas as mães: não desistam dos seus sonhos! Segue firme e acredita”, destaca Gabriela Mazetto.

“Mais um sonho realizado. O sonho de representar o meu país e a minha cidade em mais uma Olimpíada. Não tenho dúvida de que vamos representar muito bem o nosso país e o skate feminino”, afirma Pâmela Rosa.

“Estou muito feliz em poder representar o Brasil na minha segunda Olimpíada. Tenho certeza que vai ser ainda mais especial, porque vai ter público assistindo e torcendo para a gente. E sei que vai ter um nível de skate feminino mais alto ainda. Será bem legal!”, completa Rayssa Leal.

Comissão técnica da Seleção Brasileira

Em Paris 2024, os skatistas brasileiros contam com o suporte de Bernardo Villano (gerente de Seleções), de Rogério Manosa – Mancha (consultor técnico da Seleção de Street), de Julio Gentil da Cruz – Detefon (coordenador técnico) e de Carlos Barreto (fisioterapeuta).

No Park, os consultores técnicos são Edgard Pereira – Vovô e Miguel Zaffari – Catarina, além do fisioterapeuta Alison Paz.

Olimpíadas de Paris 2024

Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) será composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).

Em Paris, as disputas serão realizadas na Praça da Concórdia, com preliminares e final acontecendo num único dia.

No Street, tanto na primeira fase quanto na final, cada skatista realizará duas voltas e cinco tentativas de manobra. A pontuação final será composta pela somatória da volta e das duas manobras de maior nota.

No Park, a primeira fase e a final serão disputadas com três voltas de 45 segundos para cada skatista, valendo a apresentação de melhor nota.

Confira o cronograma!*

Street masculino – 27 de julho (sábado) – 7h – preliminares / 12h – final;

Street feminino – 28 de julho (domingo) – 7h – preliminares / 12h – final;

Park feminino – 6 de agosto (terça-feira) – 7h30 – preliminares / 12h30 – final;

Park masculino – 7 de agosto (quarta-feira) – 7h30 – preliminares / 12h30 – final.

*Obs.: horários pelo fuso brasileiro.

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp

26/07/2024 5:22 PM

777 visualizações, 0 hoje