MUNDO DAS CRIANÇAS

 

/// INFORMAÇÕES

EstadoSão Paulo
PaísBrasil

/// SOBRE

Desde 2017, as políticas públicas para a infância têm sido implementadas em Jundiaí, quando foi criada a Política Municipal da Criança na Cidade, que tem como objetivo orientar o planejamento urbano, os projetos e as ações das diferentes áreas para o desenvolvimento saudável e seguro de crianças, favorecendo a ocupação dos espaços públicos com segurança, contato com a natureza, mobilidade, acessibilidade e entretenimento.

 

 

A primeira parceria estabelecida foi com o Instituto Alana, por meio do programa “Criança e Natureza”, quando foi firmado o compromisso de criar condições favoráveis para que crianças, em especial as que estão inseridas em contextos urbanos, cresçam e se desenvolvam em contato direto com ambientes naturais.

 

Em 2018, Jundiaí foi a primeira cidade do Estado de São Paulo e a segunda no país a integrar a Rede Latino Americana Cidade das Crianças, assumindo o compromisso de viabilizar ações em torno da participação das crianças e das perspectivas infantis.

Nesse mesmo período, o grupo de trabalho “Criança na Cidade”, composto por representantes de diferentes áreas (Governo, Educação, Cultura, Esportes, Saúde, Assistência Social e Urbanismo) foi constituído e, desde então, trabalha para a construção da intersetorialidade nas políticas públicas para a criança.

Por meio do Decreto Municipal nº 27.780/2018, foi criado o “Comitê das Crianças” de Jundiaí, que tem entre suas principais funções a escuta da criança na cidade, visando a construção de políticas públicas sob a ótica das próprias crianças.

Em novembro de 2019, foi aprovado o Plano Diretor do Município (Lei nº 9321/2019) que, de maneira pioneira, dedica um capítulo exclusivo às políticas para a criança na cidade.

Ainda em 2019, a Prefeitura recebeu um pedido especial do Comitê das Crianças:  “construir um parque público gratuito bem grande com brinquedos (inclusive aquáticos) para as crianças de todas as idades (sic)”. O pedido foi atendido no mesmo ano, quando tiveram início as obras do Mundo das Crianças.

Em junho de 2020, a Fundação Bernard van Leer, por meio do Instituto Cidades Sustentáveis, anunciou as onze cidades brasileiras que passariam a integrar a Rede Urban 95 no Brasil. Dentre elas, Jundiaí.

Em 2021, em função da pandemia da Covid-19, o Mundo das Crianças passou a ser uma das principais salas de aula a céu aberto da rede municipal de ensino, proporcionando uma experiência inovadora aos alunos.

Preservação

O Mundo das Crianças é a extensão da área de preservação da represa que abastece a cidade de Jundiaí e a concretização das concepções sobre a infância que o município vem desenvolvendo, com base em pesquisas sobre a criança e em experiências internacionais sobre as relações do ambiente urbano e o planejamento de políticas públicas.

É um espaço inovador, que estimula o contato e a interação com a natureza, o brincar e a experiência, por meio de estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas.

Nesta primeira fase, conta com 170 mil m2 de área para muita brincadeira, diversão, alegria, aprendizagem e interação com a natureza. Após a construção da segunda etapa, a área terá um total de 500 mil m2.

O Mundo das Crianças é administrado pela DAE Jundiaí, com o objetivo de garantir um espaço destinado à preservação ambiental, ao aprendizado e à diversão e focado nas crianças.

Veja mais no Google Street View.

 


277571160_510366237165256_6586800085264833329_n

Além de muita natureza e água, o Mundo convida as crianças a pesquisar, criar ideias e teorias, inventar hipóteses e testar se são verdadeiras ou não; presenteia também os adultos que podem trazer de volta a criança que guardam. Basta lembrar que, para serem felizes, precisam apenas se aventurar nesse Mundo, um lugar em que todos podem ser iguais e diferentes ao mesmo tempo.

São atrações para todos os gostos, com pistas de caminhada e de ciclovia, 14 quadras para a prática de esportes, playgrounds com fonte interativa e parede de escalada, casa na árvore, áreas verdes e o foguete, símbolo do Mundo. Tudo proporcionando muita interação, criatividade e desenvolvimento.

O Mundo das Crianças tem estacionamento e acesso gratuitos. Está localizado na Rodovia João Cereser – Pista Sul, Km 64+400, em Jundiaí, São Paulo.

 

Confira as atrações

 


 

Para conhecer

De terça a sexta-feira, a entrada é livre. Para finais de semana e feriados, agende sua visita pelo link https://mundodascriancasjundiai.com.br/agendamento/.

O Mundo das Crianças funciona das 7 às 17 horas, com entrada permitida até as 16 horas.


O QUE LEVAR:

  • Água: nossos bebedouros já estão liberados, mas para facilitar a hidratação da criança, traga sempre uma garrafinha de água para não ter que interromper as brincadeiras;
  • Lanches: a lanchonete já está funcionando, mas se preferir, traga um lanchinho;
  • Boné e protetor solar: todas as nossas atrações ficam ao ar livre e o tempo de exposição solar, em dias quentes, acaba sendo maior do que o recomendado. Aplique o protetor solar a cada duas horas e recomende que a criança utilize sempre um boné durante as brincadeiras;
  • Troca de roupa e toalhas: se o dia estiver bem quente, vai ser difícil impedir a criançada de entrar nas fontes interativas, então, é recomendável levar uma troca de roupa a mais. Utilize os sanitários para trocá-los;
  • Fique atento: a entrada de animais não é permitida.

TELEFONES:

(11) 4522-0499 • (11) 4589-1494


AGENDAMENTO DE ESCOLAS E DEMAIS GRUPOS:

Enviar um e-mail informando o nome da instituição, a quantidade de visitantes e a data desejadab para contato@mundodascriancasjundiai.com.br

 

 

 

/// LORENA/SP

/// NOTÍCIAS

Confira nossas matérias mais recentes

Brasília (DF) recebe etapa de estreia do SLS Select Series 2025

O Distrito Federal será palco da etapa de estreia do Circuito Banco do Brasil de Skate Street de 2025. Com homologação da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), o SLS Select Series Brasília (DF) acontecerá no dia 12 de julho (sábado) na Esplanada dos Ministérios. O evento é gratuito, com ingresso social — a entrada será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. A retirada deve ser efetuada no site da Ticketmaster — leia mais abaixo.

O Circuito Banco do Brasil de Skate Street é uma competição classificatória com o que tem de melhor da nova geração de skatistas masculinos e femininos na disputa por uma vaga no SLS Championship Tour 2026. Na temporada de 2025, o campeonato terá três etapas. Depois da Capital Federal, os skatistas vão até Saquarema (RJ), cidade que sediará pelo terceiro ano consecutivo o evento, no dia 14 de setembro. A data e o local da terceira e última etapa da temporada ainda serão anunciadas.

Leia mais sobre Brasília (DF) recebe etapa de estreia do SLS Select Series 2025
  • 0

CBSk realiza primeiro Fórum Feminino de Skateboarding

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) promove a realização do primeiro Fórum Feminino de Skateboarding da entidade. O encontro de estreia será realizado no dia 23 de julho (quarta-feira), às 19h30, de maneira online.

Idealizado por Aline Dantas, vice-presidente da CBSk, o fórum tem como objetivo ampliar o conhecimento e promover a troca de experiências dentro da cena do Skate feminino. A proposta é que seja realizado um encontro por mês até outubro.

Apresentado por Gilza Thompson, o primeiro encontro abordará o tema Paraskate: Inclusão, Acessibilidade e Representatividade. Gilza é cofundadora e atual Assessora de Acessibilidade e Projetos Sociais da Associação Brasileira de Paraskateboard (ABPSK).

Os encontros do Fórum Feminino de Skateboarding serão gratuitos e abertos ao público. As inscrições para o primeiro evento já estão disponíveis pelo link: https://forms.gle/x3QWEZkzMpskqDYm7

O fórum tem como o…

Leia mais sobre CBSk realiza primeiro Fórum Feminino de Skateboarding
  • 0

CBSk iguala premiação para homens e mulheres das categorias Open e Pro de todas as modalidades do Skate

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) oficializou, por meio de portaria, a equidade de premiação entre homens e mulheres das categorias Open e Profissional que obtiverem a mesma colocação em eventos homologados pela entidade.

Desde 2018, o Circuito Brasileiro Open de Park e Street já adota premiações iguais para homens e mulheres. Em 2024, a partir da presença da categoria Feminino Pro em todas as etapas do Circuito Brasileiro Profissional de Park e Street, a premiação também foi equiparada entre homens e mulheres.

“Estamos em um processo de evolução. Esse critério já vinha sendo adotado para o Park e o Street e agora ele alcança também as demais modalidades. A portaria reafirma essa política dentro das duas modalidades e amplia essa garantia para todas as outras. É mais um passo importante para o desenvolvimento do Skateboard feminino”, destaca Aline Dantas, vice-presidente da CBSk.

Agora, a portaria estabelece que o…

Leia mais sobre CBSk iguala premiação para homens e mulheres das categorias Open e Pro de todas as modalidades do Skate
  • 0