Em coletiva de imprensa que abriu a terceira etapa do circuito brasileiro de skate, condição climática na capital gaúcha foi um dos temas
Chuva e skate não combinam, são palavras que, definitivamente, nem podem ser usadas na mesma frase, mas a previsão do tempo em Porto Alegre (RS), que recebe a terceira etapa do STU National 2024, não é das melhores. Tanto que, nesta quinta-feira (11/04), o assunto dominou a coletiva de imprensa, que abriu oficialmente a programação do evento. Com uma garoa insistente, que deixou as pistas de Street e Park da orla do Guaíba bem molhadas, os treinos do dia – pelo menos até o início da tarde – nem sequer puderam ser realizados.
Ao lado do prefeito Sebastião Melo e da Secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Ana Paula Bastos, seis skatistas bateram um papo bem descontraído com os jornalistas, tentando deixar um pouco de lado a chuva que teimava em cair. Entre os nomes da casa, Sofia Godoy e João Lucas Alves, gaúchos de Campo Bom e Cachoeirinha, respectivamente. O curioso é que os demais ali, Lucas Rabelo, Isabelly Ávila, Kalani Konig e o paraskatista Vini Sardi, mesmo não sendo do Estado, falaram de suas relações quase umbilicais com a capital gaúcha. Confira:
SEBASTIÃO MELO – Prefeito de Porto Alegre
“Porto Alegre e STU é uma parceria que deu certo na cidade. O skate é um esporte muito inclusivo, confesso que fico impressionado com a quantidade de skatistas que temos aqui. O skate tem que estar na orla, mas também precisa estar na periferia. Recuperamos e ampliamos a pista do IAPI, já tínhamos feito o mesmo na Restinga, bairro a 25 Km daqui com mais de 100 mil pessoas, e estivemos nesta semana na Praça México, lá na outra ponta, na Zona Norte, reequipando uma área que já era um sucesso. Esse evento do STU tem um cunho social muito importante, porque temos uma previsão de arrecadar 5 mil quilos de alimentos não perecíveis. E o destino dessa doação será o Educandário São João. Estimulamos o esporte, usamos a orla de forma sadia e trabalhamos a inclusão social. Quero dar as boas-vindas a todos. E que a chuva nos deixe fazer mais um grande evento”.
ANA PAULA BASTOS – Secretária de Esporte, Lazer e Juventude
“Nosso papel à frente da Secretaria é o de fomentar o esporte, a prática do skate na cidade, e permitir que jovens, adultos e pessoas de qualquer idade possam participar da modalidade. Estamos sempre com as portas abertas para apoiar e receber a comunidade do skate e propostas de novos projetos. Tenho certeza de que o tempo não vai impedir que esse grande evento aconteça”.
SOFIA GODOY – Park
“Gosto muito da etapa de Porto Alegre, como muitos sabem sou aqui de Campo Bom, ando direto nessa pista, que é bem complicada, confesso, apesar de gostosa. Aprendemos novas manobras aqui pela altura das paredes. Como em todas as outras etapas, a expectativa é a melhor possível, de andar e de me divertir. E, se tudo der certo, vamos fazer um espetáculo para o público que sempre comparece em peso aqui na orla. Estou bem ansiosa para que o evento aconteça, se Deus quiser o tempo vai colaborar. No ano passado tudo pra mim aqui foi incrível, não tenho palavras para descrever o sentimento que tive ao conquistar minha primeira etapa de STU dentro da minha casa. E ainda subi no pódio com a Yndi (Yndiara Asp) e a Isa (Isadora Pacheco), que são inspirações pra mim. Só quero acertar a volta que tenho na cabeça e também algumas manobras diferentes. Vamos ver qual será o resultado”.
JOÃO LUCAS ALVES – Street
“Sou aqui de Cachoeirinha e uso a pista da orla como meu centro de treinamento. E venho muito focado nos treinos porque quero ter um resultado que ainda não obtive aqui em Porto Alegre, depois de etapas realizadas nos dois últimos anos. E o título é meu foco agora. Gostaria muito de dar esse presente para minha família e os amigos que estarão aqui. E por falar em torcida, ela vem não só de fora como de dentro da pista também. Querendo ou não, estamos ali competindo e acabamos nos motivando com a performance dos outros, quando acertam suas linhas e suas manobras. Isso nos motiva a atingir resultados maiores”.
LUCAS RABELO – Street
“Sou cearense, nasci em Fortaleza, mas vim morar em Porto Alegre quando tinha 13 anos para poder dar início à minha carreira e realizar meus sonhos. Então, ter um evento desse aqui mais uma vez é legal demais, gratificante, me sinto em casa. É um privilégio andar de skate de frente para esse visual lindo do Guaíba. Quanto à corrida olímpica, temos muitos eventos, aqui e lá fora, um atrás do outro, o que até deixa corpo e mente cansados, mas sem dúvida o circuito brasileiro serve como treino para esse nosso pré-olímpico, que acontece em menos de um mês. E buscamos nossa evolução em todas as pistas e obstáculos para realizar os nossos sonhos. E o STU tem um alto nível de skate, um puxa o outro, para, quem sabe, chegarmos mais fortes em Paris”.
ISABELLY ÁVILA – Street
“É minha primeira vez competindo em Porto Alegre. Quando tinha 12 anos, pulei um gap aqui no Benjamin, e foi o que deu um up na minha carreira. Então, sou muito grata à cidade, porque foi aqui que basicamente tudo começou e me sinto bem à vontade. Na primeira etapa do STU National que teve aqui, em 2022, eu estava machucada. No ano passado também, por conta de uma outra lesão. Foram duas cirurgias seguidas. É muito gratificante estar neste ano, podendo representar o meu estado e o meu skate. Que o evento possa acontecer, que ninguém se machuque e que todos se divirtam. Em relação aos Jogos Olímpicos, as etapas do STU mantêm os skatistas brasileiros num bom nível em termos de competição, com as linhas de 45 segundos, basicamente o mesmo formato dos Mundiais. Tenho muita expectativa de estar em Paris, a chance é igual a de muitas outras e, se Deus quiser, vai dar tudo certo. Mesmo se não for a minha hora, estarei grata por ter voltado de lesão e estar entre as 40 do mundo”.
KALANI KONIG – Street e Park
“É até difícil encontrar palavras para descrever Porto Alegre, cidade dos meus avós e onde meu pai nasceu. É a minha favorita depois de Florianópolis. E a expectativa só pode ser a melhor possível. Posso dizer que me sinto em casa e muito bem nesta pista, onde venci no ano passado e espero poder mostrar novamente o meu melhor skate. Estou muito feliz de poder estar aqui e na torcida para que a chuva pare e o campeonato aconteça a partir de amanhã”.
VINI SARDI – Paraskate
“Primeiramente, queria agradecer a parceria do STU com o Paraskate. É a terceira vez que temos nosso circuito aqui em Porto Alegre, desta vez no Park, e estamos muito felizes. É uma cidade muito receptiva, que terá um show de inclusão e de skateboarding. Temos a oportunidade de mostrar novamente que nosso esporte é incrível. Quanto ao mau tempo, skate é um esporte que não combina com chuva, as pistas ficam escorregadias, é perigoso, tanto no Park quanto no Street, e ficamos na torcida para que o tempo melhore e que possamos dar um show de skate para todo mundo”.
A etapa do STU Porto Alegre é apresentada pelo Banco BV e tem como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios da Prefeitura de Porto Alegre, da Monster Energy, da Tiger e da Fruki. É homologada pela CBSk e tem como parceiro especial a Kenner, além dos parceiros oficiais Eletromídia, Altermark e Matriz Skateshop. O apoio é da FGSKT, da ABPSK e da Drop Dead.
PROGRAMAÇÃO PORTO ALEGRE:
Sexta-feira (12/04)
10h – Abertura para o público
11h10 às 13h30 – Classificatória Street masculino (ao vivo redes STU)
13h30 às 17h – Classificatória Park masculino (ao vivo redes STU)
17h10 às 18h15 – Repescagem Street masculino (ao vivo redes STU)
18h15 às 20h – Repescagem Park masculino (ao vivo redes STU)
20h às 21h – Best Trick (Monster Club)
20h às 22h – URB MUSIC TOUR: DJ Tamenpi
Sábado (13/04)
9h – Abertura para o público
10h às 11h50 – Semifinal Street feminino (ao vivo redes STU)
12h às 13h35 – Semifinal Park feminino (ao vivo redes STU)
13h45 às 15h35 – Semifinal Street masculino (ao vivo SporTV e redes STU)
15h35 às 16h25 – Role Skate Anima (pista Street)
15h45 às 17h20 – Semifinal Park masculino (ao vivo SporTV e redes STU)
17h às 18h – URB MUSIC TOUR: Ianaê
18h às 18h30 – URB MUSIC TOUR: transição de placo DJ Tamenpi
18h30 às 19h30 – URB MUSIC TOUR: Dandara Manoela
19h30 às 20h – URB MUSIC TOUR: transição de placo DJ Tamenpi
20h às 21h – URB MUSIC TOUR: Criolo
21h às 21h30 – URB MUSIC TOUR: transição de placo DJ Tamenpi
21h30 às 23h – URB MUSIC TOUR: Planet Hemp
Domingo (14/04)
9h45 – Abertura para o público
10h45 às 12h – Final Park masculino (ao vivo Esporte Espetacular, TV Globo)
14h às 15h – Final Street feminino (ao vivo SporTV e redes STU)
15h às 16h – Final Paraskate Street (ao vivo redes STU)
16h10 às 17h – Final Park feminino (ao vivo SporTV e redes STU)
17h10 às 18h – Final Street masculino (ao vivo SporTV e redes STU)
18h às 18h40 – PREMIAÇÃO
Fotos: Pablo Vaz/STU