RAICCA VENTURA – FOTO: JULIO DETEFON / CBSK
O terceiro dia de disputas no Olympic Qualifier Series em Budapeste (HUN), neste sábado (22), definiu os finalistas do Park e do Street na última etapa classificatória aos Jogos de Paris, além da confirmação do limite máximo de 12 brasileiros classificados para as Olimpíadas.
Nas disputas que seguem acontecendo na Hungria neste domingo (23), o Brasil terá três nomes nas finais: Raicca Ventura e Augusto Akio no Park e Kelvin Hoefler no Street.
O evento segue com transmissão ao vivo pelo Olympics.com e pela Cazé TV — confira o cronograma completo de disputas abaixo.
Classificados para Paris 2024
Ao término das semifinais, o skateboarding brasileiro teve a definição do limite máximo de 12 classificados para os Jogos de Paris 2024.
No Park, Augusto Akio, Luigi Cini, Pedro Barros, Dora Varella, Isadora Pacheco e Raicca Ventura garantiram vaga.
No Street, Gabriela Mazetto, Pâmela Rosa, Rayssa Leal, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Kelvin Hoefler estão confirmados.
Semifinais do Park
Entre as meninas, Raicca Ventura se garantiu na final com o segundo lugar na semi. Além dela, Dora Varella (14ª) e Yndiara Asp (16ª) também disputaram a primeira bateria da semifinal.
Raicca Ventura completou as três voltas, aumentando sua pontuação em cada apresentação: 84.09 na primeira volta; 88 na segunda; e 88.50 na terceira.
“Hoje foi um dia muito especial. Foi um dia muito emocionante pra mim. Fiquei muito feliz de ter acertado as três voltas porque parece que está tudo na base, mas ninguém sabe o quanto é difícil ter que acertar e fazer sua linha em poucos dias. Estou muito feliz de ter passado para a final em segundo. Estou impressionada. Muito feliz e orgulhosa”, destaca Raicca Ventura.
Dora Varella assegurou sua melhor nota logo na primeira apresentação: 79.12. Yndiara Asp não conseguiu completar nenhuma de suas linhas, ficando com 20.16 na segunda tentativa. A partir desse resultado, Isadora Pacheco se classificou para os Jogos de Paris 2024.
Clique aqui e confira a classificação completa da semifinal feminina!
No masculino, Augusto Akio avançou para a final com o quinto lugar. Luigi Cini terminou a semi na 12ª colocação.
Luigi Cini entrou na primeira bateria. O skatista garantiu sua melhor nota na terceira e última volta: 79.40. Augusto Akio fechou a participação brasileira na segunda bateria. O skatista assegurou a maior note na última volta: 87.37.
“Está acontecendo um campeonato de altíssimo nível. O Luigi não conseguiu encaixar uma volta muito boa. Ele estava muito bem, mas na última manobra acabou voltando meio ‘chibado’ e colocou as mãos no chão. Por isso os juízes descontaram uma nota que impossibilitou ele de se classificar para a fase final. Mas eu consegui acertar a minha volta e estou muito contente de representar o Brasil na final”, completa Augusto Akio.
Clique aqui e confira a classificação completa da semifinal masculina!
Semifinais do Street
Nas semifinais do Street masculino, Kelvin Hoefler avançou para a final com o sexto lugar. Filipe Mota fechou as disputas em 11º.
Kelvin Hoefler foi o primeiro brasileiro a se apresentar no Street. O skatista garantiu 81.29 na primeira volta, 88.72 na primeira manobra e 89.52 na segunda. Totalizando 259.53 pontos. Kelvin ainda descartou um 88.22 na última manobra.
“É muito gratificante representar o Brasil nas últimas etapas. Foi bem difícil. Tinham outros atletas que também podiam se classificar. Então, eu estava bem focado. Já venho treinando bastante e eu acho que esse momento foi fruto de um trabalho bem específico para essa pista. Minha meta era chegar na final. Estou bem tranquilo. Só tenho a agradecer à torcida durante todo esse tempo. Foi uma batalha bem árdua. Então, acho que vai ser legal”, afirma Kelvin Hoefler.
Filipe Mota não conseguiu completar suas voltas, mas garantiu um 87.23 na primeira tentativa de manobra e um 90.12 na terceira manobra. A pontuação final do brasileiro foi 178.95.
Clique aqui e confira a classificação completa da semifinal masculina!
Comissão técnica da Seleção Brasileira
Todos os skatistas brasileiros contarão com o suporte da comissão técnica da Seleção Brasileira, composta por Bernardo Villano (Gerente de Seleções), Fernando Granja (Coordenador de Seleções), Edgard Pereira Vovô (Consultor Técnico Park), Miguel Zaffari Catarina (Consultor Técnico Park), Rogério Manosa Mancha (Consultor Técnico Street), Julio Gentil da Cruz Detefon (Coordenador Técnico Park e Street), Alison Paz (Fisioterapeuta Park), Carlos Barreto (Fisioterapeuta Street), Milena Anuska Gonçalves (Assessora Técnica) e Rodrigo Stoffel (Assessor Técnico).
Formato de disputa
Um total de 44 skatistas competiram desde a primeira fase do evento (classificatórias). Os 16 melhores avançaram para a semifinal e, na sequência, os oito melhores fizeram a final.
Street
Classificatórias: 4 baterias com 11 skatistas — 2 voltas, valendo a melhor;
Semifinal: 2 baterias com 8 skatistas — 2 voltas e 5 manobras, com a nota final sendo composta pela somatória da melhor volta e das 2 melhores manobras;
Final: 1 bateria com 8 skatistas — 2 voltas e 5 manobras, com a nota final sendo composta pela somatória da melhor volta e das 2 melhores manobras.
Park
Classificatórias: 4 baterias com 11 skatistas — 3 voltas de 45 segundos, valendo a melhor;
Semifinal: 2 baterias com 8 skatistas — 3 voltas de 45 segundos, valendo a melhor;
Final: 1 bateria com 8 skatistas — 3 voltas de 45 segundos, valendo a melhor.
Cronograma*
Park
Domingo (23) – final feminina – 5h30 / final masculina – 10h
Street
Domingo (23) – final masculina – 7h / final feminina – 12h
*Obs.: horários pelo fuso brasileiro
Classificatórias para Paris 2024
Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 foi dividida em duas fases. No caso do Park, a nota final da primeira fase foi composta pelas três maiores pontuações, considerando-se um total de quatro eventos. No Street, foram levadas em conta as quatro melhores notas de um total de seis competições.
1ª janela
Park
Mundial de Park – Sharjah (EAU) – 05/02 a 12/02/2023;
Pro Tour de Park – San Juan (ARG) – 21 a 28/05/2023;
Mundial de Park – Roma (ITA) – 01/10 a 08/10/2023;
Pro Tour de Park* – Dubai (EAU) – 25/02 a 03/03/2024.
Seria de 07/01 a 14/01/2024, em Sharjah (EAU), mas a federação internacional adiou a data e mudou o local.
Street
Pro Tour de Street – Roma (ITA) – 26/06 a 03/07/2022;
Mundial de Street de 2022 – Sharjah (EAU) – 29/01 a 05/02/2023;
Pro Tour de Street – Roma (ITA) – 18/06 a 25/06/2023;
Pro Tour de Street – Lausanne (SUI) – 09/09 a 16/09/2023;
Mundial de Street – Tóquio (JAP) – 10/12 a 17/12/2023;
Pro Tour de Street* – Dubai (EAU) – 03/03 a 10/03/2024.
Seria de 14/01 a 21/01/2024, em Sharjah (EAU), mas a federação internacional adiou a data e mudou o local.
2ª janela
Os 44 primeiros do ranking da World Skate em cada modalidade e categoria avançaram para a segunda fase. Seguindo os critérios da corrida olímpica, na segunda fase, cada país pode ter o limite de até 6 skatistas por modalidade (Park e Street) e categoria (Feminino e Masculino).
Ao término da segunda fase, cada skatista somará a pontuação final da primeira janela com os pontos conquistados nos dois eventos que encerram as classificatórias — assim, não haverá descarte de evento / pontuação na segunda janela.
Olympic Qualifier Series – Park e Street – Xangai (CHN) – 14 a 19/05/2024;
Olympic Qualifier Series – Park e Street – Budapeste (HUN) – 18 a 23/06/2024.
Olimpíadas de Paris
Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) será composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).
Em Paris, as disputas serão realizadas na Praça da Concórdia, com preliminares e final acontecendo num único dia.
Street masculino – 27 de julho (sábado);
Street feminino – 28 de julho (domingo);
Park feminino – 6 de agosto (terça-feira);
Park masculino – 7 de agosto (quarta-feira).
/// FONTE