Paraskateboarding estará presente nas disputas do STU Pro Tour, na Praça Duó

O Paraskateboarding estará presente na programação do STU Pro Tour Rio de Janeiro 2024.  O evento acontecerá na Praça Duó, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, com o Paraskateboarding entrando em ação nos dias 19 e 20 de outubro.

Desde 2022, ano da fundação da Associação Brasileira de Paraskateboard (ABPSK), a modalidade vem marcando presença em todas as etapas do Circuito Brasileiro Open, o STU, além da tradicional edição internacional que acontece todos os anos no Rio de Janeiro. Este movimento reforça a evolução do Paraskateboarding em um dos maiores eventos da atualidade no país, que une o esporte, a cultura, a música e a arte.

Em 2024, a renovação da parceria entre a ABPSK e a Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR) do Ministério do Esporte garantiu a presença de paraskatistas de fora do Brasil no evento. “A ABPSK e a comunidade do paraskate estão empenhadas em divulgar o esporte em todas as regiões do país e do mundo. A participação dos gringos engrandece muito o evento e fomenta a cena. Estamos honrados e orgulhosos”, afirma Vinicios Sardi, presidente da ABPSK e paratleta.

Nesta edição, as finais do paraskate serão realizadas no sábado (19), com a categoria Park, e no domingo (20), com a categoria Street, ambas a partir das 14h — as finais serão transmitidas ao vivo pelo TikTok e nas redes sociais da ABPSK. Cada categoria vai contar com 11 nomes, 7 brasileiros e 4 internacionais.

Pioneiro no paraskateboarding nacional, o pernambucano Og de Souza vem para prestigiar o evento e acompanhar as disputas de perto. O Secretário Nacional de Paradesporto – SNPAR, Fábio Araújo, também confirmou presença, o que destaca a importância do paraskate no país e contribui para a campanha de inserção da modalidade nos Jogos Paralímpicos.

A ABPSK, sob liderança de Vinicios Sardi, tem trabalhado intensamente no desenvolvimento e crescimento da modalidade. E o resultado é notável: já são mais de 70 filiados, sendo metade deles participantes de campeonatos a nível regional e nacional. A modalidade conta também com um campeonato nacional próprio, o ParaSkate Tour, organizado pela ABPSK com apoio da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk).

Nomes confirmados na categoria Park – Sábado (19/10)

Vini Sardi – São Paulo (BRA)

Italo Romano – Curitiba (BRA)

Nando Araujo – Rio de Janeiro (BRA)

Adriano Feitosa – Fortaleza (BRA)

Rafael Alentejo – Rio de Janeiro (BRA)

Jota Ribeiro – Boituva (BRA)

Igor Faria – Rio de Janeiro (BRA)

Alexandre Tavares – Rio de Janeiro (BRA)

Guido Marconi – Buenos Aires (ARG)

Diogo Carmona – Lisboa (POR)

Oscar Loreto – Califórnia (EUA)

Nomes confirmados na categoria Street – Domingo (20/10)

Felipe Nunes – Curitiba (BRA)

David Soares – Sarandi (BRA)

Tony Alves – Santos (BRA)

Ruan Silva – Fortaleza (BRA)

Leo Almeida – Caldas Novas (BRA)

Kaue Augusto – Três Corações (BRA)

Daniel Amorim – São Paulo (BRA)

Anthony Ferraro – New Jersey (EUA)

Krazie Legz Ernie Ibarra – Arizona (EUA)

Dan Mancina – Arizona (EUA)

Andy Hernandez – Arizona (EUA

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp