Títulos ficam com japonês Issei Sakurai e com nipo-britânica Sky Brown, campeã pela terceira vez na Praça Duó


Os skatistas estrangeiros foram maioria no Pro Tour STU Rio 2025 – um total de 42, contra 37 brasileiros. Neste ano, na Praça Duó, eram nomes de 18 diferentes países. E os campeões da modalidade Park vieram diretamente do Japão. No masculino, Issei Sakurai. No feminino, Sky Brown, que é filha de mãe japonesa com pai britânico. Aliás, bem conhecida do público do Brasil, já que venceu no Rio de Janeiro nas edições 2022 e 2024.
Mas vamos começar por Issei Sakurai. Skatista mais novo da final deste domingo (16/11), de apenas 16 anos, mais uma vez, assim como no dia de abertura da competição, ele andou com a camisa azul da seleção brasileira – segundo ele, do ano em que ele nasceu. E deu sorte! Com um skate no pé que impressiona pela velocidade e pelas manobras muito altas, e algumas mais radicais, com um voo que deu sobre uma das grades que cercam a pista, ele brilhou.
“Por não ser brasileiro, eu me senti à vontade de vestir essa camisa para andar aqui, uma homenagem a todos que vieram nos prestigiar nesse grande evento do STU. Sobre minha velocidade na pista, é meu jeito de andar, gosto de me jogar mesmo, meu estilo sempre foi esse”, disse Issei, que teve como tradutor justamente a amiga Sky Brown. A nota do título? Um 95,44 que arrancou aplausos da galera que lotou as arquibancadas da Praça Duó.

Apenas os outros dois skatistas que subiram ao pódio com Issei Sakurai também entraram no “9 Club”, grupo dos que tiram nota acima dos 90 pontos. O vice-campeão Luigi Cini, que conquistou o Pro Tour STU Rio no ano passado, ficou com a nota 93,16, com o americano Tate Carew tirando um 90,86. O brasileiro, aliás, fez questão de enaltecer o nível mostrado por todos na competição. E sai satisfeito com a segunda colocação.

“Todo mundo quebrou! Foi demais! Evento de altíssimo nível, com vários nomes de peso. E ainda fiz uma nota maior que a do meu título aqui no ano passado. Na última volta, ainda consegui mandar minha manobra exclusiva, mas me perdi um pouco na linha e acabei ficando com o resultado da primeira volta. Mas estou muito feliz. Terminar com o vice é muito positivo pra mim. O Issei é um moleque novo que está despontando esse ano e está chegando junto, com muito talento”, declarou.
A felicidade da vice Raicca Ventura, única brasileira na final
No feminino, Sky Brown deixou mais uma vez sua assinatura na pista. Depois de ser campeã em 2022 e 2024 na Praça Duó, mostrou que conhece cada canto da pista e foi a única das seis finalistas a tirar uma nota acima dos 90 (91,09). Raicca Ventura, a única brasileira na final, terminou em segundo, com a nota 89,98, e a japonesa Mizuho Hasegawa ficou em terceiro (89,65). Só uma chuva fina e insistente que teimou em cair e atrasou a programação tirou Sky do sério.
“Fiquei um pouco entediada com essa questão da chuva. Bom que sei controlar minha ansiedade”, admitiu ela, que teceu elogios à performance de Raicca. “Ela Raicca é incrível! Podia muito bem ter levado esse título também pelo que fez aqui hoje. As meninas, no geral, andaram super bem e fizeram essa final valer ainda mais a pena, o que valorizou minha conquista”, emendou Sky.
Por falar em Raicca, a brasileira agradeceu os elogios daquela que é uma das skatistas que mais admira e tem como uma de suas referências. Daí a felicidade e o orgulho por ter subido ao pódio como vice-campeã. E ao lado também de outro nome dos mais pesados hoje na cena do Park feminino, Mizuho Hasegawa, nome também enaltecido por Raicca.
“Estou muito feliz. Consegui achar minha volta logo de primeira, porque sabia que seria uma final bem difícil. Comecei encaixando logo uns ‘Flips’ e tinha certeza de que viria nota boa. E veio. Falei: ‘Caramba, velho, agora quero pegar esse pódio!’ E veio também. E em segundo lugar, ao lado da Sky e da Mizuho. Nem consigo acreditar. é uma realização. São referências mesmo pra mim, assim como a Dora, a Ynd, a Isadora, a Tonissi, que estão sempre nessa correria comigo”, disse Raicca.
A etapa do Pro Tour STU Rio foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, teve patrocínio da Red Bull, Petrobras, Ministério do Esporte e do Governo do Brasil. Instituto Heineken, Popeyes, TYR e NHJ foram os parceiros especiais e teve o apoio da ABPSK e da Drop Dead. Ainda contou com LSH como hotel oficial, Heineken 0.0 como cerveja oficial e Eletromidia como parceiro de mídia. O apoio institucional foi da Subprefeitura da Barra e o Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro.
RESULTADO FINAL – PARK MASCULINO
1º – Issei Sakurai (JAP) – 95,44
2º – Luigi Cini (BRA) – 93,16
3º – Tate Carew (USA) – 90,86
4º – Gui Khury (BRA) – 88,08
5º – Augusto Akio (BRA) – 84,67
6º – Pedro Barros (BRA) – 30,00
RESULTADO FINAL – PARK FEMININO
1ª – Sky Brown (GBR) – 91,09
2ª – Raicca Ventura (BRA) – 89,98
3ª – Mizuho Hasegawa (JAP) – 89,65
4ª – Naia Laso (ESP) – 87,85
5ª – Lilly Stoephasius (ALE) – 79,46
6ª – Sakura Yosozumi (JAP) – 00,00
Fotos: Julio Detefon / STU
/// FONTE


