Apesar do quinto lugar no STU National Park Finals, jovem skatista de apenas 13 anos celebra conquista inédita

O Complexo de Esporte e Lazer do Mamagaya, em Porto Seguro, celebrou neste domingo (30/11) o presente e o futuro da modalidade Park. Se a atleta olímpica Raicca Ventura, já consolidada no cenário internacional, conquistou a última etapa do STU National 2025, o título da temporada ficou com a pequena notável Helena Laurino. Aliás, ela é a mais jovem skatista a se tornar campeã brasileira de Skate Park, com apenas 13 anos de idade.

A paulistana Heleninha, que tem 1,46m de altura, chegou à cidade baiana na liderança do ranking, com dois títulos nas três etapas realizadas até então, em Florianópolis e Curitiba – ficou em terceiro em Criciúma. Apesar de ter ficado em quinto lugar em Porto Seguro, levou o circuito com 134 mil pontos, seguida de perto por outra skatista olímpica, Isadora Pacheco, que, com o vice neste domingo, terminou o ano com 130 mil pontos.
“Estou muito feliz. Foi um ano competitivo, em que fui bem em todas as etapas. Infelizmente, só não consegui fazer pódio aqui. Até tinha skate pra isso, mas acabei campeã da temporada, que era um sonho desde pequenininha, quando comecei a andar aos 6 anos. Espero evoluir ainda mais no próximo ano. Hoje, coloquei o ‘540º’ na minha linha, além do ‘Flip Indy’, que não tinha acertado nos treinos”, disse Heleninha, que tem outro sonho, o de disputar uma Olimpíada.

Já Raicca foi a convidada de luxo que levou o título da etapa. Por praticamente não ter rodado o circuito no ano passado, por focar na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, acabou ficando sem ranking para esta temporada e recebeu o wildcard da organização. Aceitou, chegou com tudo e se sagrou campeã com a nota 87,96. Isadora Pacheco (81,67) e Sofia Godoy (81,00) completaram o pódio. Campeã mundial no Park em Roma (ITA) em 2024, ela vibrou:
“Não consegui aceitar outros convites por conta de agenda, mas desta vez vim participar e deu tudo certo. O STU sempre foi e sempre será muito importante na minha vida, é o evento mais top que temos aqui no Brasil. É minha primeira vez em Porto Seguro e estou muito feliz por ter conhecido um lugar maravilhoso e ter levado um pouco de alegria ao pessoal que veio hoje. Vamos sempre por mais”, vibrou Raicca, que diz estar bem focada para um novo ciclo olímpico.
O STU National Park Finals em Porto Seguro teve como patrocinador master o Banco BV e patrocínios de Petrobras, Red Bull, Heineken 0.0 e Prefeitura de Porto Seguro. Com homologação da CBSk e apresentação institucional do Ministério do Esporte e do Governo Federal, teve apoio da FASEB (Federação de Skate da Bahia), da ABPSK e da Drop Dead. Além disso, teve como parceiros especiais Instituto Heineken, Eletromidia e Brasil Embratur.
RESULTADO FINAL – PARK FEMININO
1ª – Raicca Ventura – 87,96
2ª – Isadora Pacheco – 81,67
3ª – Sofia Godoy – 81,00
4ª – Yndiara Asp – 75,79
5ª – Helena Laurino – 75,29
6ª – Fernanda Galdino – 71,00
Fotos: Thiago da Luz / STU

