/// INFORMAÇÕES

EndereçoParque Municipal Prefeito Altair Guidi
CidadeFlorianópolis
EstadoSanta Catarina
PaísBrasil
CEP88048-412

/// SOBRE

A ABC do Skate é a mantenedora da Metodologia A.

A Metodologia A é uma plataforma de Ensino multidisciplinar para desenvolvimento pleno da cultura skateboard.

 

/// História

Era 1999. Diante do desafio de criar um departamento de Skate para a SOGIPA – Sociedade Ginástica de Porto Alegre, o diretor do Departamento de Recreação do Clube, à época, coordenou a equipe multidisciplinar incumbida de desenvolver um método eficiente e seguro, e que protegesse os valores holísticos que a Cultura Skateboard contempla. Muito mais que manobras e desempenho sobre uma prancha com rodas, SKATE é uma CULTURA.

Era 1999. Diante do desafio de criar um departamento de Skate para a SOGIPA – Sociedade Ginástica de Porto Alegre, o diretor do Departamento de Recreação do Clube, à época, coordenou a equipe multidisciplinar incumbida de desenvolver um método eficiente e seguro, e que protegesse os valores holísticos que a Cultura Skateboard contempla. Muito mais que manobras e desempenho sobre uma prancha com rodas, SKATE é uma CULTURA.

Surgia a primeira versão da Metodologia A, viabilizando uma das primeiras escolas de skate em clubes no Brasil. A Metodologia A não ficou apenas nos clubes. Foco de atenção permanente de crianças de todas as origens, sociais, econômicas ou culturais, o skate atrai o interesse das crianças com necessidades especiais, passando pelas curiosas que

admiram  esportes expressivos e integradores, até os nosso pequenos com sintomas de hiperatividade,  a Metodologia A passou a atender escolas públicas, projetos sociais e associações locais.  O que inicialmente teve como objetivo viabilizar o advento das primeiras escolas de skate com planos de aula, com critérios de avaliação e organização didático pedagógica, tornou-se a principal plataforma organizada de fomento da Cultura Skateboard no país, tendo desenvolvido ao longo de todos estes anos amplo material técnico, Cursos, Oficinas, Clínicas, Laboratórios, Seminários, atividades extracurriculares em escolas, faculdades, atividades de contraturno escolar, apoiando ações de skatistas, formando instrutores de skate, auxiliando juízes, narradores, educadores físicos, ongs, projetos sociais e comunitários, skateparks públicos e privados, estudantes,  e todas as pessoas que tenham interesse de desenvolver CULTURA SKATEBOARD, principalmente fora dos grandes centros, nos locais onde existe mais carência de infraestrutura, poucos eventos e quase nenhuma investimento dos representantes das marcas.

/// Valores

Inclusão. Acolhimento. Pertencimento. Solidariedade. Igualdade de oportunidades. Luta pelos sonhos. Estilo de vida. Realização de ideais de vida. 

700x488banner2.png

/// Visão

Valorização local. Cooperação regional. Encontro de gerações. Respeito às origens. Evolução e melhoria contínua. Pesquisa, Ensino e Extensão. Esporte, cultura e lazer. Campeões das próprias vidas!

700x488banner4.png

Formação Instrutor Pleno . Skatista Graduado. Notório Saber. Laboratórios, Cursos e Oficinas. Atividades Complementares.

 

/// Siga-nos em nossas redes digitais. 

/// LORENA/SP

/// NOTÍCIAS

Confira nossas matérias mais recentes

Alegria por estar em Floripa e tensão com possibilidade de chuva marcam coletiva dos skatistas

Estes foram os temas que marcaram o bate-papo dos atletas com a imprensa na abertura oficial da segunda etapa do STU National

A abertura oficial de toda etapa de STU é sempre marcada por um encontro entre skatistas e jornalistas. Nesta quinta-feira (22/05), dois assuntos até antagônicos tomaram conta do bate-papo sobre a segunda etapa do STU National 2025, o circuito brasileiro de skate, em Florianópolis (SC). Se sobraram entusiasmo e alegria aos atletas por voltarem à capital catarinense, um dos berços do esporte no Brasil, com pistas de nível internacional no Skatepark do Abraão, causou um certo calafrio em todos a possibilidade de chuva para os próximos dias.

Roberto Katumi, secretário de Esporte, Cultura e Lazer de Florianópolis, e Zena Becker, secretária executiva de Parcerias Estratégicas e Investimentos Internacionais da cidade, estiveram à mesa representando o prefeito Topázio Neto. E…

Leia mais sobre Alegria por estar em Floripa e tensão com possibilidade de chuva marcam coletiva dos skatistas
  • 0

Skate em Floripa, que recebe próxima etapa do STU National, nasceu graças à força do surfe local

Com mar calmo, sem ondas, surfistas resolveram construir bowls no quintal de suas casas para passar o tempo. Virou uma tradição

O STU National 2025, o circuito brasileiro de skate, chega a sua segunda etapa daqui a exatamente uma semana, no dia 23, em Florianópolis (SC). Mas você sabe qual a origem e a história do esporte sobre rodinhas na capital catarinense? Como nasceu, cresceu e se conectou com a cultura local, produzindo pistas e também diversos talentos para o mundo? O “irmão” surfe, há décadas uma febre entre os praticantes na Ilha da Magia, é a resposta e explica essa disseminação.

O empresário e surfista de Floripa, Márcio Konig, inclusive pai de Kalani Konig, um dos expoentes da nova geração e atual campeão brasileiro na modalidade Park, relata que o skate surgiu praticamente como um passatempo dos surfistas locais. Nos momentos em que o mar estava “flat”, calmo, sem ondas, eles resolveram construir pistas particulares…

Leia mais sobre Skate em Floripa, que recebe próxima etapa do STU National, nasceu graças à força do surfe local
  • 0

CBSk anuncia Seleção Brasileira Júnior de Skateboarding para 2025

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) anuncia os nomes que integrarão a Seleção Brasileira Júnior em 2025. No total, 12 skatistas estão entre os convocados, sendo seis por modalidade (Park e Street) e três por categoria (Feminino e Masculino).

No Park, os seis nomes são estreantes na Seleção Júnior. Dentre eles, três participaram da seletiva classificatória para a Seleção Brasileira Principal, de 22 a 26 de abril, em Curitiba (PR): Clara Lua do Rosário, India Chabbert e Vicente Rigobello. Ainda irão integrar a Seleção Júnior de Park Marina Lima, Nicolas Falcão e Miguel Leal.

“Para a escolha da nova formação da Seleção Júnior de Park, foi considerado primeiramente o potencial técnico de cada skatista, também a capacidade de adquirir novos conhecimentos rapidamente, habilidade de trabalhar em equipe com responsabilidade, mantendo a ética e resiliência para enfrentar as dificuldades com maturidade emocional. Acredito que com esses…

Leia mais sobre CBSk anuncia Seleção Brasileira Júnior de Skateboarding para 2025
  • 0