/// INFORMAÇÕES

EndereçoParque Municipal Prefeito Altair Guidi
CidadeFlorianópolis
EstadoSanta Catarina
PaísBrasil
CEP88048-412

/// SOBRE

A ABC do Skate é a mantenedora da Metodologia A.

A Metodologia A é uma plataforma de Ensino multidisciplinar para desenvolvimento pleno da cultura skateboard.

 

/// História

Era 1999. Diante do desafio de criar um departamento de Skate para a SOGIPA – Sociedade Ginástica de Porto Alegre, o diretor do Departamento de Recreação do Clube, à época, coordenou a equipe multidisciplinar incumbida de desenvolver um método eficiente e seguro, e que protegesse os valores holísticos que a Cultura Skateboard contempla. Muito mais que manobras e desempenho sobre uma prancha com rodas, SKATE é uma CULTURA.

Era 1999. Diante do desafio de criar um departamento de Skate para a SOGIPA – Sociedade Ginástica de Porto Alegre, o diretor do Departamento de Recreação do Clube, à época, coordenou a equipe multidisciplinar incumbida de desenvolver um método eficiente e seguro, e que protegesse os valores holísticos que a Cultura Skateboard contempla. Muito mais que manobras e desempenho sobre uma prancha com rodas, SKATE é uma CULTURA.

Surgia a primeira versão da Metodologia A, viabilizando uma das primeiras escolas de skate em clubes no Brasil. A Metodologia A não ficou apenas nos clubes. Foco de atenção permanente de crianças de todas as origens, sociais, econômicas ou culturais, o skate atrai o interesse das crianças com necessidades especiais, passando pelas curiosas que

admiram  esportes expressivos e integradores, até os nosso pequenos com sintomas de hiperatividade,  a Metodologia A passou a atender escolas públicas, projetos sociais e associações locais.  O que inicialmente teve como objetivo viabilizar o advento das primeiras escolas de skate com planos de aula, com critérios de avaliação e organização didático pedagógica, tornou-se a principal plataforma organizada de fomento da Cultura Skateboard no país, tendo desenvolvido ao longo de todos estes anos amplo material técnico, Cursos, Oficinas, Clínicas, Laboratórios, Seminários, atividades extracurriculares em escolas, faculdades, atividades de contraturno escolar, apoiando ações de skatistas, formando instrutores de skate, auxiliando juízes, narradores, educadores físicos, ongs, projetos sociais e comunitários, skateparks públicos e privados, estudantes,  e todas as pessoas que tenham interesse de desenvolver CULTURA SKATEBOARD, principalmente fora dos grandes centros, nos locais onde existe mais carência de infraestrutura, poucos eventos e quase nenhuma investimento dos representantes das marcas.

/// Valores

Inclusão. Acolhimento. Pertencimento. Solidariedade. Igualdade de oportunidades. Luta pelos sonhos. Estilo de vida. Realização de ideais de vida. 

700x488banner2.png

/// Visão

Valorização local. Cooperação regional. Encontro de gerações. Respeito às origens. Evolução e melhoria contínua. Pesquisa, Ensino e Extensão. Esporte, cultura e lazer. Campeões das próprias vidas!

700x488banner4.png

Formação Instrutor Pleno . Skatista Graduado. Notório Saber. Laboratórios, Cursos e Oficinas. Atividades Complementares.

 

/// Siga-nos em nossas redes digitais. 

/// LORENA/SP

/// NOTÍCIAS

Confira nossas matérias mais recentes

Primeira seletiva de Park da história da Seleção Brasileira de Skateboarding reúne 27 skatistas em Curitiba (PR)

A cidade de Curitiba (PR) recebeu, entre terça (22) e sábado (26), a primeira seletiva de Park da história da Seleção Brasileira de Skateboarding. O evento promovido pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) reuniu um total de 27 skatistas – 15 no masculino e 12 no feminino –, com oito vagas em disputa, sendo quatro por categoria (Feminino e Masculino). O resultado da seletiva será divulgado em breve.

Os trabalhos se concentraram no Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8) do Complexo Esportivo Tarumã. Na quinta-feira (24), por conta da chuva, as atividades foram realizadas no Love City Skate & Food Park. Ao longo da semana, além do suporte da comissão técnica, os skatistas contaram com o apoio da Vessel Sports.

“O objetivo da seletiva é conhecer melhor esses atletas e entender o nível que eles estão. Reunimos uma estrutura para que eles possam dar o seu melhor, trazendo o que a CBSk tem oferecido para a equipe principal…

Leia mais sobre Primeira seletiva de Park da história da Seleção Brasileira de Skateboarding reúne 27 skatistas em Curitiba (PR)
  • 0

ENTREGA OFICIAL DOS OBSTÁCULOS DO SLS SUPER CROWN PARA A ONG SKATE SOCIAL ACONTECE EM 30/4, EM POÁ (SP)

Legado deixado pela SLS beneficiará nova geração de skatistas do projeto social que assiste aproximadamente 150 crianças e adolescentes da região metropolitana de São Paulo

Na esquerda, Sandro Testinha e Rayssa Leal em visita da skatista ao projeto na véspera do Super Crown 2024. À direita, criança atendida pela ONG faz manobra em obstáculo da pista do Super Crown - Crédito: Coletivo Mavo

São Paulo, abril de 2025 – Após três finais consecutivas no Brasil, o legado continua e os obstáculos da pista do SLS Super Crown, a final da Championship Championship 2024, desta vez, beneficiaram quatro projetos sociais no estado paulista. O primeiro a receber parte desses obstáculos que formaram o palco da disputa no Ginásio do Ibirapuera, em dezembro, foi a ONG Skate Social, em Poá, na Grande São Paulo. A cerimônia de entrega oficial acontecerá no dia 30 de abril (quarta-feira), às 11 horas,…

Leia mais sobre ENTREGA OFICIAL DOS OBSTÁCULOS DO SLS SUPER CROWN PARA A ONG SKATE SOCIAL ACONTECE EM 30/4, EM POÁ (SP)
  • 0

Isadora Pacheco, única a subir em todos os pódios do Park no STU National Criciúma, agora campeã

Isadora Pacheco, única a subir em todos os pódios do Park no STU National Criciúma, agora campeã

Depois de um vice e três vezes terceiro lugar, catarinense diz ter mentalizado o título e o garantiu com manobra que nunca acertou

Criciúma (SC) recebe o STU National, o circuito brasileiro de skate, pelo quinto ano consecutivo. O único nome que subiu em todos os pódios, Isadora Pacheco, jamais tinha pisado no lugar mais alto. Mas este momento mágico chegou neste domingo (20/04), na pista do Parque da Prefeitura. A catarinense de Florianópolis, vice em 2022 e terceiro lugar em 2021, 2023 e 2024, enfim sagrou-se campeã da modalidade Park.

Mas parecia que a história iria se repetir. Até a última volta, Isadora aparecia na segunda colocação, com a nota 83,33, atrás apenas da amiga Fernanda Tonissi, que tinha um 85,24. Com o apoio da torcida local, que já conhecia esse seu bom desempenho em Criciúma, ela parece ter se energizado, tamanha concentraçã…

Leia mais sobre Isadora Pacheco, única a subir em todos os pódios do Park no STU National Criciúma, agora campeã
  • 0