/// INFORMAÇÕES

EndereçoParque Municipal Prefeito Altair Guidi
CidadeFlorianópolis
EstadoSanta Catarina
PaísBrasil
CEP88048-412

/// SOBRE

A ABC do Skate é a mantenedora da Metodologia A.

A Metodologia A é uma plataforma de Ensino multidisciplinar para desenvolvimento pleno da cultura skateboard.

 

/// História

Era 1999. Diante do desafio de criar um departamento de Skate para a SOGIPA – Sociedade Ginástica de Porto Alegre, o diretor do Departamento de Recreação do Clube, à época, coordenou a equipe multidisciplinar incumbida de desenvolver um método eficiente e seguro, e que protegesse os valores holísticos que a Cultura Skateboard contempla. Muito mais que manobras e desempenho sobre uma prancha com rodas, SKATE é uma CULTURA.

Era 1999. Diante do desafio de criar um departamento de Skate para a SOGIPA – Sociedade Ginástica de Porto Alegre, o diretor do Departamento de Recreação do Clube, à época, coordenou a equipe multidisciplinar incumbida de desenvolver um método eficiente e seguro, e que protegesse os valores holísticos que a Cultura Skateboard contempla. Muito mais que manobras e desempenho sobre uma prancha com rodas, SKATE é uma CULTURA.

Surgia a primeira versão da Metodologia A, viabilizando uma das primeiras escolas de skate em clubes no Brasil. A Metodologia A não ficou apenas nos clubes. Foco de atenção permanente de crianças de todas as origens, sociais, econômicas ou culturais, o skate atrai o interesse das crianças com necessidades especiais, passando pelas curiosas que

admiram  esportes expressivos e integradores, até os nosso pequenos com sintomas de hiperatividade,  a Metodologia A passou a atender escolas públicas, projetos sociais e associações locais.  O que inicialmente teve como objetivo viabilizar o advento das primeiras escolas de skate com planos de aula, com critérios de avaliação e organização didático pedagógica, tornou-se a principal plataforma organizada de fomento da Cultura Skateboard no país, tendo desenvolvido ao longo de todos estes anos amplo material técnico, Cursos, Oficinas, Clínicas, Laboratórios, Seminários, atividades extracurriculares em escolas, faculdades, atividades de contraturno escolar, apoiando ações de skatistas, formando instrutores de skate, auxiliando juízes, narradores, educadores físicos, ongs, projetos sociais e comunitários, skateparks públicos e privados, estudantes,  e todas as pessoas que tenham interesse de desenvolver CULTURA SKATEBOARD, principalmente fora dos grandes centros, nos locais onde existe mais carência de infraestrutura, poucos eventos e quase nenhuma investimento dos representantes das marcas.

/// Valores

Inclusão. Acolhimento. Pertencimento. Solidariedade. Igualdade de oportunidades. Luta pelos sonhos. Estilo de vida. Realização de ideais de vida. 

700x488banner2.png

/// Visão

Valorização local. Cooperação regional. Encontro de gerações. Respeito às origens. Evolução e melhoria contínua. Pesquisa, Ensino e Extensão. Esporte, cultura e lazer. Campeões das próprias vidas!

700x488banner4.png

Formação Instrutor Pleno . Skatista Graduado. Notório Saber. Laboratórios, Cursos e Oficinas. Atividades Complementares.

 

/// Siga-nos em nossas redes digitais. 

/// NOTÍCIAS

Confira nossas matérias mais recentes

Com três cidadanias, Thomas Augusto voa alto rumo à semifinal em Porto Seguro

Filho de brasileiros, neto de português e nascido nos Estados Unidos, skatista convidado da etapa brilha na abertura do STU National Park Finals

Filho de brasileiros, neto de português e nascido nos Estados Unidos, ele tem três cidadanias. E foi apresentando seus passaportes que Thomas Augusto voou alto neste sábado (29/11), na abertura do STU National Park Finals, em Porto Seguro (BA). Foi dele a maior nota da fase eliminatória, inclusive o único a entrar no “9 Gang”, grupo dos que tiram nota acima dos 90 pontos. Chamado de gringo na cena, voltou a morar no Brasil há cinco meses e entrou na etapa como convidado.

Até então, Thomas morava com a namorada americana em San Diego, na Califórnia. Mas admite que tinham o sonho de morar no Brasil – segundo ele, país que tem os principais picos do skate – e se mudaram para Florianópolis (SC). Mas em Porto Seguro ele mostrou que também se sente em casa. O que ele fez na pista de Park do Complexo de Esporte e L…

Leia mais sobre Com três cidadanias, Thomas Augusto voa alto rumo à semifinal em Porto Seguro
  • 0

A volta por cima e o ressurgimento de Sofia Godoy, melhor nota rumo à final em Porto Seguro

Gaúcha de Campo Bom reaparece no topo de uma etapa do STU National depois de uma fratura no pé no ano passado

No ano passado, ela brigava pelo título da modalidade Park do STU National, o circuito brasileiro de skate. Até sofrer uma fratura no pé esquerdo, não poder participar do Super Finals e ficar fora da briga. Mas, neste sábado (29/11), depois de três etapas neste ano sem sequer subir ao pódio, Sofia Godoy ressurge e mostra que está novamente no jogo. Foi da gaúcha de Campo Bom o melhor desempenho rumo à final deste domingo, em Porto Seguro (BA), no encerramento da temporada.

Em Criciúma (SC), na etapa de abertura, o quarto lugar. Em Florianópolis (SC), não conseguiu chegar à final. E, em Curitiba (PR), apenas a quinta colocação. Bem diferente daquela Sofia Godoy que era figurinha carimbada nos pódios do STU em 2024. E a lesão no pé aconteceu por acaso, numa pequena pista na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, uma …

Leia mais sobre A volta por cima e o ressurgimento de Sofia Godoy, melhor nota rumo à final em Porto Seguro
  • 0

Giovanni Vianna e Wallace Gabriel avançam para final da Copa do Mundo de Kitakyushu (JAP)

Giovanni Vianna e Wallace Gabriel - Foto: Julio Detefon / CBSk

Giovanni Vianna (4º) e Wallace Gabriel (6º) avançaram para a final da Copa do Mundo de Kitakyushu 2025. A dupla representará a Seleção Brasileira de Street na decisão deste domingo (30), 1h40 da manhã pelo fuso de Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo Sportv 2 e worldskate.tv. Neste sábado (29), o Brasil ainda teve João Lucas Alves (14º) na semifinal.

As semifinais reuníram os 16 melhores skatistas de cada categoria. Cada um teve direito de realizar duas voltas e três manobras, valendo como nota final a somatória da volta e da manobra de maior pontuação.

Giovanni Vianna assegurou a quarta colocação com um 68.26 na segunda volta e um 88.55 na segunda manobra, totalizando 156.81 pontos.

Em seu segundo evento da corrida olímpica (primeiro deles foi o Mundial de Roma em 2024) e no primeiro ano de Seleção Brasileira, Wallace Gabriel av…

Leia mais sobre Giovanni Vianna e Wallace Gabriel avançam para final da Copa do Mundo de Kitakyushu (JAP)
  • 0

/// MAPA DAS PISTAS DE SKATE, PRIVADAS E PÚBLICAS