/// INFORMAÇÕES

EndereçoParque Municipal Prefeito Altair Guidi
CidadeFlorianópolis
EstadoSanta Catarina
PaísBrasil
CEP88048-412

/// SOBRE

A ABC do Skate é a mantenedora da Metodologia A.

A Metodologia A é uma plataforma de Ensino multidisciplinar para desenvolvimento pleno da cultura skateboard.

 

/// História

Era 1999. Diante do desafio de criar um departamento de Skate para a SOGIPA – Sociedade Ginástica de Porto Alegre, o diretor do Departamento de Recreação do Clube, à época, coordenou a equipe multidisciplinar incumbida de desenvolver um método eficiente e seguro, e que protegesse os valores holísticos que a Cultura Skateboard contempla. Muito mais que manobras e desempenho sobre uma prancha com rodas, SKATE é uma CULTURA.

Era 1999. Diante do desafio de criar um departamento de Skate para a SOGIPA – Sociedade Ginástica de Porto Alegre, o diretor do Departamento de Recreação do Clube, à época, coordenou a equipe multidisciplinar incumbida de desenvolver um método eficiente e seguro, e que protegesse os valores holísticos que a Cultura Skateboard contempla. Muito mais que manobras e desempenho sobre uma prancha com rodas, SKATE é uma CULTURA.

Surgia a primeira versão da Metodologia A, viabilizando uma das primeiras escolas de skate em clubes no Brasil. A Metodologia A não ficou apenas nos clubes. Foco de atenção permanente de crianças de todas as origens, sociais, econômicas ou culturais, o skate atrai o interesse das crianças com necessidades especiais, passando pelas curiosas que

admiram  esportes expressivos e integradores, até os nosso pequenos com sintomas de hiperatividade,  a Metodologia A passou a atender escolas públicas, projetos sociais e associações locais.  O que inicialmente teve como objetivo viabilizar o advento das primeiras escolas de skate com planos de aula, com critérios de avaliação e organização didático pedagógica, tornou-se a principal plataforma organizada de fomento da Cultura Skateboard no país, tendo desenvolvido ao longo de todos estes anos amplo material técnico, Cursos, Oficinas, Clínicas, Laboratórios, Seminários, atividades extracurriculares em escolas, faculdades, atividades de contraturno escolar, apoiando ações de skatistas, formando instrutores de skate, auxiliando juízes, narradores, educadores físicos, ongs, projetos sociais e comunitários, skateparks públicos e privados, estudantes,  e todas as pessoas que tenham interesse de desenvolver CULTURA SKATEBOARD, principalmente fora dos grandes centros, nos locais onde existe mais carência de infraestrutura, poucos eventos e quase nenhuma investimento dos representantes das marcas.

/// Valores

Inclusão. Acolhimento. Pertencimento. Solidariedade. Igualdade de oportunidades. Luta pelos sonhos. Estilo de vida. Realização de ideais de vida. 

700x488banner2.png

/// Visão

Valorização local. Cooperação regional. Encontro de gerações. Respeito às origens. Evolução e melhoria contínua. Pesquisa, Ensino e Extensão. Esporte, cultura e lazer. Campeões das próprias vidas!

700x488banner4.png

Formação Instrutor Pleno . Skatista Graduado. Notório Saber. Laboratórios, Cursos e Oficinas. Atividades Complementares.

 

/// Siga-nos em nossas redes digitais. 

/// LORENA/SP

/// NOTÍCIAS

Confira nossas matérias mais recentes

De volta ao game superando seus medos: Gabi Mazetto será atração do STU National em Criciúma

Em março, skatista voltou às pistas pela primeira vez desde que foi submetida a uma cirurgia no cotovelo, em novembro de 2024

O ano de 2024 começou difícil para Gabi Mazetto. Ela voltava de uma lesão que a obrigou a operar a fíbula. O sonho olímpico estava ameaçado. Mas, consciente, obstinada e cercada de bons profissionais, teve tempo para garantir sua vaga e representar o Brasil nos Jogos de Paris. No fim da temporada, porém, encarou uma outra cirurgia, desta vez no cotovelo, e teve que deixar o skate de lado de novo. Há um mês, enfrentando seus medos, retornou de vez às competições.

A nova cirurgia foi realizada no dia 20 de novembro, depois de sofrer uma lesão em dois ligamentos do cotovelo, atingindo a cabeça do rádio e o úmero. Após muito trabalho de fisioterapia, Gabi Mazetto voltou às pistas em março, em Porto Alegre (RS), na etapa de abertura do STU Pro Tour, a nova liga mundial de skate. Admite que nem esperava chegar à final da …

Leia mais sobre De volta ao game superando seus medos: Gabi Mazetto será atração do STU National em Criciúma
  • 0

CBSk e STU divulgam cadernos técnicos da temporada 2025 do National

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) e a plataforma STU (Skate Total Urbe) divulgam os cadernos técnicos da temporada 2025 do STU National. A primeira etapa será realizada em Criciúma (SC), de 18 a 20 de abril.

Confira abaixo!

Park feminino

Park masculino

Street feminino

Street masculino

Paraskate

Leia mais sobre CBSk e STU divulgam cadernos técnicos da temporada 2025 do National
  • 0

Secretaria da Mulher da CBSk cria grupo de trabalho para desenvolvimento do Skateboarding feminino

A Secretaria da Mulher da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) promoveu, nesta segunda-feira (07), a primeira reunião de 2025 com representantes das entidades filiadas. Além da apresentação do plano de ações para o ano, o encontro marcou a formação de um grupo de trabalho para o desenvolvimento do Skateboarding feminino.

“Nossa ideia é promover a inclusão, visibilidade e profissionalização das mulheres no Skate, fortalecendo a presença feminina em associações, federações e nas mais diversas áreas do Skate no Brasil. Vamos seguir identificando as mulheres que já atuam em associações e federações. Queremos convidá-las a estar com a gente nesse grupo de trabalho, participando das nossas reuniões e, juntas, alinhando objetivos e metas de curto, médio e longo prazo”, destaca Aline Dantas, vice-presidente da CBSk.

O foco do trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria da Mulher da CBSk é aumentar a visibilidade e a valorização das mulher…

Leia mais sobre Secretaria da Mulher da CBSk cria grupo de trabalho para desenvolvimento do Skateboarding feminino
  • 0