/// INFORMAÇÕES

EndereçoParque Municipal Prefeito Altair Guidi
CidadeFlorianópolis
EstadoSanta Catarina
PaísBrasil
CEP88048-412

/// SOBRE

A ABC do Skate é a mantenedora da Metodologia A.

A Metodologia A é uma plataforma de Ensino multidisciplinar para desenvolvimento pleno da cultura skateboard.

 

/// História

Era 1999. Diante do desafio de criar um departamento de Skate para a SOGIPA – Sociedade Ginástica de Porto Alegre, o diretor do Departamento de Recreação do Clube, à época, coordenou a equipe multidisciplinar incumbida de desenvolver um método eficiente e seguro, e que protegesse os valores holísticos que a Cultura Skateboard contempla. Muito mais que manobras e desempenho sobre uma prancha com rodas, SKATE é uma CULTURA.

Era 1999. Diante do desafio de criar um departamento de Skate para a SOGIPA – Sociedade Ginástica de Porto Alegre, o diretor do Departamento de Recreação do Clube, à época, coordenou a equipe multidisciplinar incumbida de desenvolver um método eficiente e seguro, e que protegesse os valores holísticos que a Cultura Skateboard contempla. Muito mais que manobras e desempenho sobre uma prancha com rodas, SKATE é uma CULTURA.

Surgia a primeira versão da Metodologia A, viabilizando uma das primeiras escolas de skate em clubes no Brasil. A Metodologia A não ficou apenas nos clubes. Foco de atenção permanente de crianças de todas as origens, sociais, econômicas ou culturais, o skate atrai o interesse das crianças com necessidades especiais, passando pelas curiosas que

admiram  esportes expressivos e integradores, até os nosso pequenos com sintomas de hiperatividade,  a Metodologia A passou a atender escolas públicas, projetos sociais e associações locais.  O que inicialmente teve como objetivo viabilizar o advento das primeiras escolas de skate com planos de aula, com critérios de avaliação e organização didático pedagógica, tornou-se a principal plataforma organizada de fomento da Cultura Skateboard no país, tendo desenvolvido ao longo de todos estes anos amplo material técnico, Cursos, Oficinas, Clínicas, Laboratórios, Seminários, atividades extracurriculares em escolas, faculdades, atividades de contraturno escolar, apoiando ações de skatistas, formando instrutores de skate, auxiliando juízes, narradores, educadores físicos, ongs, projetos sociais e comunitários, skateparks públicos e privados, estudantes,  e todas as pessoas que tenham interesse de desenvolver CULTURA SKATEBOARD, principalmente fora dos grandes centros, nos locais onde existe mais carência de infraestrutura, poucos eventos e quase nenhuma investimento dos representantes das marcas.

/// Valores

Inclusão. Acolhimento. Pertencimento. Solidariedade. Igualdade de oportunidades. Luta pelos sonhos. Estilo de vida. Realização de ideais de vida. 

700x488banner2.png

/// Visão

Valorização local. Cooperação regional. Encontro de gerações. Respeito às origens. Evolução e melhoria contínua. Pesquisa, Ensino e Extensão. Esporte, cultura e lazer. Campeões das próprias vidas!

700x488banner4.png

Formação Instrutor Pleno . Skatista Graduado. Notório Saber. Laboratórios, Cursos e Oficinas. Atividades Complementares.

 

/// Siga-nos em nossas redes digitais. 

/// LORENA/SP

/// NOTÍCIAS

Confira nossas matérias mais recentes

Centro Esportivo Tietê recebe segunda etapa do Circuito Brasileiro Amador de Vertical de 2025

O halfpipe do Centro Esportivo Tietê (Av. Santos Dumont, nº 843), em São Paulo (SP), receberá no primeiro sábado de agosto (02) a segunda etapa do Circuito Brasileiro Amador de Vertical de 2025. O Tietê Vert AM soma pontos nos rankings nacionais das categorias Masculino Amador e Masculino Iniciante e Feminino Amador.

Na primeira etapa de 2025, realizada em março, Eric Costa se sagrou campeão da categoria Amador, com Enzo Mendes em segundo lugar e Rafael Amorim na terceira posição. Entre os iniciantes, Gustavo Salles conquistou o título em um pódio que ainda teve Guilherme Freitas na segunda posição e Heitor Pimentinha em terceiro. Entre as meninas, Luiza Hiumi ficou com o título. A categoria Feminino Amador ainda teve Maria Valentina Hirata na segunda posição e Alice Casaña em terceiro lugar.

As inscrições para a segunda etapa de 2025 estão abertas no filiados.cbsk.com.br até 23h59 de sexta-feira (01), na área de event…

Leia mais sobre Centro Esportivo Tietê recebe segunda etapa do Circuito Brasileiro Amador de Vertical de 2025
  • 0

Maria Almeida de Salvador, e também de Curitiba, é destaque da próxima etapa do STU National

Skatista, que nasceu na Bahia e foi viver na capital paranaense aos 12 anos, é a líder do ranking brasileiro do Street feminino

Um dos destaques da etapa de Curitiba (PR) do STU National, nesta semana, estará na pista de Street do CNSK8, o Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8), no Complexo Esportivo Tarumã. Depois do título em Criciúma (SC) e o terceiro lugar em Florianópolis (SC), Maria Almeida lidera o ranking feminino da modalidade. E pode-se dizer que a baiana de Lauro de Freitas, Salvador, andará na sua casa. Mas como assim?!

Em vários dos registros do STU, e até mesmo em rápidas pesquisas no Google, o nome de Maria Almeida aparece diretamente vinculado à capital paranaense, como se tivesse nascido por lá. Explica-se: apesar de ser da Bahia, a skatista, que neste ano completou 18 anos, já mora desde 2019 em Curitiba, onde, inclusive, iniciou no esporte. Desde então, defende a bandeira do Paraná no skate. Apenas uma paixã…

Leia mais sobre Maria Almeida de Salvador, e também de Curitiba, é destaque da próxima etapa do STU National
  • 0

Felipe Gustavo e Rayssa Leal são campeões do SLS Takeover Brasília (DF)

Felipe Gustavo e Rayssa Leal se sagraram campeões do SLS Takeover, formato que marcou sua estreia no Brasil na primeira passagem da Street League por Brasília (DF). O domingo (13) na Esplanada dos Ministérios ainda terminou com Giovanni Vianna (2º) e Gabryel Aguilar (3º) no top 3 masculino e Gabriela Mazetto (2ª) e Duda Ribeiro (3ª) entre as três melhores no feminino.

Nas finais do Takeover, cada skatista teve direito de realizar sete manobras, valendo como nota final a somatória das três maiores pontuações. O feminino foi disputado em final direta enquanto o masculino contou com um jam session classificatória para a final.

Entre as mulheres, Rayssa Leal somou 21.8 pontos (6.8, 7.0 e 8.0) para ficar com o título. Gabriela Mazetto totalizou 14.0 (5.0, 3.6 e 5.4), garantindo a segunda colocação.

Em sua estreia na SLS, Duda Ribeiro garantiu a terceira colocação com 13.7 (4.0, 4.5 e 5.2). A vaga foi conquistada em 2024, com o título do SLS Sele…

Leia mais sobre Felipe Gustavo e Rayssa Leal são campeões do SLS Takeover Brasília (DF)
  • 0