Crianças PCD e com Síndrome de Down verão competição, conhecerão atletas, ganharão brindes e participarão de oficina de artes
Não é só skate, vai muito além. A plataforma STU, apresentada pelo Banco BV, sempre primou por valores e princípios muito fortes em relação à questão da inclusão social. A realização do circuito de Paraskate há alguns anos é apenas um dos exemplos. A etapa de Criciúma do STU National, de 22 a 24 de março, celebrará esse momento de integração e humanidade cada vez mais enraizada e necessária, com a inserção de vários projetos no Parque da Prefeitura, local da competição.
O Instituto de Educação Especial Domício Freitas, que atende crianças e adultos com deficiência, estará presente ao evento com jovens PCD e com Síndrome de Down, entre 15 e 35 anos. Acompanhados por monitores, eles terão a oportunidade de assistir à competição e de conhecer os paraskatistas e skatistas, além de lanchar e ganhar brindes. Ações como essa são práticas usuais em toda e qualquer etapa, sempre em parceria com as prefeituras locais.
“Trazer projetos sociais locais em todas as etapas do STU é praticamente uma regra, já faz parte da rotina da nossa plataforma. É muito especial ver as crianças curtindo cada momento com a gente, vendo de perto a competição, interagindo com os atletas, brincando nas oficinas. É um trabalho de socialização importante, não só pra eles como para nós. É um aprendizado mútuo. Fundamental ter as Prefeituras ao nosso lado nessas ações. Estamos trabalhando para ampliar essa experiência ainda mais”, diz João Victor Martins, coordenador do STU.
A Prefeitura de Criciúma, por meio da Fundação Municipal de Esportes, lançou, em 2021, ano em que recebia o STU National pela primeira vez, o programa +Esporte +Futuro, com o objetivo de democratizar a prática de atividades físicas e o lazer como direito social. São várias as modalidades ofertadas, como skate, basquete, futebol, handebol, entre outras. Inclui ainda projetos esportivos em escolas, caminhadas orientadas, recreação e lazer. E também estará no STU.
A organização do evento e a Prefeitura receberão também outros dois projetos entre sexta e domingo. Um deles é o “No Eixo Skate”, que atende cerca de 20 crianças no bairro Vila Nova, na cidade de Içara, vizinha a Criciúma. Outro é o “Skate no Futuro”, da cidade de Cocal do Sul, que assiste 30 crianças. Todas elas, inclusive, participarão de uma oficina de artes com a artista Julia Rodrigues, que assina a identidade visual desta etapa.
Reforçando que a etapa de Criciúma terá entrada gratuita e os ingressos já estão disponíveis para retirada no site da Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/stu-national-2024-criciuma/2344678). É preciso chegar cedo nos dias de competição, porque as arquibancadas estão sujeitas à lotação, e cada entrada só será validada com a doação de 1kg de alimento não perecível. Na sexta (22/03), o dia será dedicado às eliminatórias e repescagem do masculino. No sábado (23/03) haverá as semifinais de ambos os sexos, com as finais realizadas no domingo (24/03).
A etapa de Criciúma do STU National 2024 é apresentada pelo Banco BV e tem patrocínios da Monster Energy, da Prefeitura de Criciúma, da Fundação Municipal de Esportes e da Tiger. É homologada pela CBSk e tem como parceiro especial a Kenner, além dos parceiros oficiais Mini Kalzone e Nações Shopping. O apoio é da Drop Dead e da ABPSK.
Fotos: Thiago da Luz/Divulgação STU
Siga as nossas redes:
Instagram: @skatetotalurbe
TikTok: @skatetotalurbe
Linkedin: @skate-total-urbe