Em coletiva, skatistas realçam estruturado STU Open Rio e elogiam torcida brasileira

Pâmela Rosa, Rayssa Leal, Giovanni Vianna, Yndiara Asp, Luigi Cini e paraskatista Nando Araújo na expectativa para estreia no evento

Na abertura de todo e qualquer evento STU, skatistas costumam bater um papo bem informal com os jornalistas para falarem sobre a competição que está prestes a começar. Nesta quinta-feira (26/10), dia em que já entram em cena as eliminatórias do Street e do Park masculino da sexta edição do STU Open Rio, seis dos principais nomes do skate atenderam a imprensa na própria Praça Duó, na Barra da Tijuca, e dois assuntos dominaram o ambiente: estrutura e torcida brasileira.

Da modalidade Street, estiveram presentes Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Giovanni Vianna, três atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, na estreia do esporte no cronograma olímpico. Do Park, Yndiara Asp, outro nome que defendeu o país no Japão, e Luigi Cini, além do paraskatista Nando Araújo, deficiente visual. Como relatado, a estrutura/organização do STU Open Rio foi ponto alto da coletiva, assim como a diferença que faz o público local para os skatistas brasileiros em eventos em casa. Confira:

PÂMELA ROSA – Street

“O STU Open Rio é uma das competições mais esperadas do ano, o pessoal adora vir, tanto os do Brasil quanto os de fora. E só temos a agradecer por toda a estrutura, estamos aproveitando bem todos os dias. Tomara que São Pedro ajude e não chova mais. Tudo isso aqui não é só pra gente, mas também para todo mundo que vem aqui nos acompanhar e prestigiar o campeonato. E o Brasil dá mesmo show quando o assunto é torcida. Os gringos mesmo, quando vêm, dizem que é uma coisa inacreditável, que sentem uma vibe totalmente diferente. E uma das coisas bem legais também no STU é a proximidade que a gente tem com o público e os fãs, o que é raro acontecer fora do Brasil. Sem falar que isso nos passa uma segurança absurda ali na pista e tudo fica mais leve, conseguimos nos divertir também. Somos muito gratos por isso”.

RAYSSA LEAL – Street

“Estou muito feliz de estar mais um ano aqui. Eu e Pâmela, por exemplo, sempre estivemos presentes no STU Open, desde sua primeira edição, e conseguimos ver toda essa evolução, não só na competição quanto no evento. É muito bom estar aqui. É tudo incrível. Tomara que a gente consiga se divertir e também divirta o público que estará aqui até domingo, mostrando nosso skate e toda nossa energia dentro da pista. Competir no Brasil é sempre uma experiência incrível, porque nos sentimos realmente em casa e temos toda a torcida com a gente. Passa aquela confiança nos momentos que ficamos nervosos na pista. Vou falar que no Pan-Americano tinha mais brasileiro do que chileno na arquibancada, o que me passou uma segurança absurda, fora do normal”.

GIOVANNI VIANNA – Street

“O STU Open, pra mim, é um dos maiores campeonatos do mundo, basta ver toda a estrutura montada e tudo o que a organização faz por nós, skatistas. Estar aqui é sempre uma alegria imensa. O Brasil é apaixonado por skate. É sempre muita gente junta assistindo. Por isso, não tenho dúvida em dizer que o melhor público sempre será o brasileiro”.

YNDIARA ASP – Park

“Realmente, o STU Open Rio é um dos eventos mais esperados por todos nós, tanto pela localização, em frente a uma praia tão linda, quanto pela estrutura, que só melhora a cada ano que passa. Queria aproveitar para dar um salve à artista que assina a identidade visual dessa edição, a Camila Rosa, que representou bem as meninas na sua arte. Adorei. Nós, que estamos sempre aqui levantando a bandeira do skate feminino, só podemos elogiar. Competimos em todos os cantos do mundo e dá para perceber que o STU é mesmo um dos melhores campeonatos, o que muito nos orgulha. Se preparem porque esses dias serão da hora, até porque a energia da torcida aqui no Brasil não tem igual. A gente consegue sentir lá dentro da pista, o que faz muita diferença na hora de andar. É uma adrenalina que sobe ao ouvir o grito da galera”.

LUIGI CINI – Park

“Vou dizer que adoro estar aqui no Rio para a disputa do STU Open. Apesar de ser de Curitiba, aqui eu sempre me sinto em casa. É uma energia muito forte que a gente sempre encontra aqui. Sem falar que é uma estrutura absurda, que a gente não vê em muitos países mundo afora. Assim, só precisamos entrar na pista e dar o nosso máximo, porque temos tudo de melhor ao nosso redor. Como a torcida, sempre um espetáculo à parte. É impressionante! Basta vir à Praça Duó e conferir de perto. Ontem mesmo, em plena quarta-feira, as arquibancadas já estavam bem cheias nos treinos, um astral lá em cima. Aproveito para convocar todo mundo a comparecer em massa nos próximos dias, tanto no Park quanto no Street”.

NANDO ARAÚJO – Paraskate Street e Park

“Primeiramente, quero agradecer ao STU por tudo que tem feito pelo Paraskate, por podermos mostrar o nosso trabalho. Como todos aqui já falaram, a estrutura só melhora a cada ano que passa. É uma honra muito grande poder correr aqui mais uma vez, e na minha casa, já que sou do Rio. Lembro de como tudo era aqui uns anos atrás, e hoje vejo que tudo vale ainda mais a pena, sem nunca desanimar. Em relação à torcida aqui no Brasil, sem dúvida é irada. Fico até um pouco mais nervoso por competir em casa, mas a galera está sempre trocando ideia comigo e torcendo por mim, o que me deixa mais tranquilo”.

O STU Open Rio 2023 é apresentado pelo Banco BV, viabilizado pela Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro e tem patrocínio de Monster Energy, Oi, Enel e Tiger, a cerveja oficial do STU. A Bic é a parceira especial, com CBSk, Baw, Altermark e Eletromidia como parceiros oficiais. Conta com apoio da ABPSK e da Drop Dead, além de apoio institucional da Subprefeitura da Barra da Tijuca. Windsor e LSH by Own são os hotéis oficiais e a Rádio Cidade é a rádio oficial do evento.

PROGRAMAÇÃO STU Open Rio:

Quinta-feira (26/10)

9h às 10h – Treino livre Paraskate Street

9h às 11h – Treino livre Park feminino

10h às 12h – Treino livre Street feminino

10h55 às 11h55 – Treino livre Paraskate Park

11h às 12h – COLETIVA DE IMPRENSA

11h às 14h – Treino livre Park masculino

12h às 15h – Treino livre Street masculino

15h às 18h20 – Eliminatórias Street masculino (ao vivo TikTok STU)

15h15 às 19h30 – Eliminatórias Park masculino (ao vivo TikTok STU)

Sexta-feira (27/10)

9h às 9h50 – Treino livre Street masculino

9h às 10h10 – Treino livre Paraskate Park

9h50 às 12h10 – Quartas de final Street masculino (ao vivo TikTok STU)

10h10 às 12h10 – Treino livre Park feminino

12h10 às 14h30 – Quartas de final Park feminino (ao vivo TikTok STU)

12h30 às 14h30 – Treino livre Street feminino

14h30 às 16h50 – Quartas de final Street feminino (ao vivo TikTok STU)

14h50 às 16h50 – Treino livre Park masculino

16h50 às 17h50 – Treino livre Paraskate Street

16h50 às 19h10 – Quartas de final Park masculino (ao vivo TikTok STU)

19h15 às 20h – BEST TRICK TIGER

Sábado (28/10)

9h às 9h50 – Treino livre Paraskate Street

9h50 às 11h50 – Treino livre Street masculino

9h50 às 10h50 – Treino livre Paraskate Park

10h50 às 12h50 – Treino livre Park feminino

11h50 às 13h50 – Treino livre Street feminino

12h20 às 13h30 – Semifinal Park feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

13h30 às 14h40 – Semifinal Street masculino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

14h às 14h50 – Treino livre Park masculino

14h50 às 15h50 – Final Paraskate Park (ao vivo TikTok STU)

15h às 15h50 – Treino livre Street feminino

15h40 às 17h – Semifinal Street feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

16h às 16h50 – Treino livre Park masculino

16h50 às 18h – Semifinal Park masculino (ao vivo SporTV TikTok STU)

18h10 às 19h – BEST TRICK OI

20h às 21h – MONSTER CUBE

Domingo (29/10)

9h50 às 10h50 – Treino livre Street feminino

10h50 às 11h50 – Final Street feminino (ao vivo TV Globo e TikTok STU)

12h40 às 13h40 – Treino final Paraskate Street

12h50 às 13h50 – Treino livre Park feminino

13h40 às 14h40 – Treino livre Street masculino

13h50 às 14h50 – Final Park feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

14h40 às 15h50 – Final Paraskate Street (ao vivo TikTok STU)

15h50 às 16h50 – Final Street masculino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

15h50 às 16h50 – Treino livre Park masculino

16h50 às 17h50 – Final Park masculino (ao vivo SporTV TikTok STU)

18h às 18h30 – BEST TRICK BV

18h30 às 19h – PREMIAÇÃO

Fotos: Pablo Vaz/STU

/// FONTE

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp