Em pódio ‘9 Game’ no Park do STU National Curitiba, melhor para o skatista da casa Augusto Akio

Japinha é campeão com a nota 93,03, com ítalo-brasileiro Rafael Tomé em segundo (91,83) e Gui Khury em terceiro (90,19)

Nada mais emblemático que a primeira etapa da história do STU em Curitiba (PR) tivesse um anfitrião como campeão. Augusto Akio, o Japinha, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, fez as honras da casa e conquistou o título da modalidade Park. E num pódio bem especial e pesado, o chamado “9 Game”, em que recebeu a nota 93,03, com o ítalo-brasileiro Rafael Tomé em segundo (91,83) e o outro curitibano da final, Gui Khury, em terceiro (90,19).

Neste domingo (27/07), mais uma vez o Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding, no Complexo Esportivo Tarumã, teve sua capacidade máxima de público, que assistiu ao que o skate tem de melhor na atualidade. Foram nada menos que 40 minutos divididos em duas sessões de 20, com um intervalo técnico de cinco minutos, em que os seis finalistas deram um show de voos e manobras radicais. Era impossível apontar de quem seria a nota mais alta.

Logo na sua segunda volta, Gui Khury já jogou o sarrafo lá em cima e recebeu dos juízes a primeira nota acima dos 90 pontos. Só seria superado por Rafael Tomé na penúltima rodada de tentativas. Até que, na sexta e última volta a que cada um teve direito, Augusto Akio “quebrou tudo”, cravou todas suas manobras, numa volta limpa e segura, e fez a galera explodir com um rolê de tirar o fôlego. No fim, admitiu que ser campeão em casa tem um gosto diferente.

“Estava em terceiro lugar e só consegui uma grande volta mesmo na última vez que fui para a pista. Até já estava bastante contente com a minha primeira apresentação (88,54). Por eu ser um representante local, muita gente veio aqui me ver, e até fico um pouco chateado de não poder atender a todos. Mas agradeço pela força e energia que passaram. É uma grande conquista pessoal. A sensação é sempre a melhor possível. O evento foi de altíssimo nível, com todos andando de skate demais, se dedicando e evoluindo”, desabafou Akio.

Um dos grandes destaques da etapa foi Rafael Tomé, paulista de São José dos Campos. A curiosidade é que, graças a sua avó materna, Marieta, ele também tem a cidadania italiana, tirada em 2023. Desde então, defende a seleção da Itália. Por ter se lesionado durante a última corrida olímpica, ficou fora de alguns torneios e, obviamente, não conseguiu pontuação para estar nos Jogos de Paris. Mas espera realizar o sonho em Los Angeles-2028.

“Amo minha cidade, amo meu país, comecei a andar de skate aqui, mas, por ter essa possibilidade de me tornar cidadão italiano, não pensei duas vezes. Importante para mim e para minha carreira. Não consegui ir a Paris, por conta de uma lesão, mas estou bem focado para chegar à próxima Olimpíada. Estou feliz demais com meu resultado aqui em Curitiba, que tem uma pista e uma energia fantásticas. Que possamos ter mais eventos como esse”, vibrou.

O STU National de Curitiba tem patrocínio Master do Banco BV, um dos maiores bancos do país, e conta com patrocínios de Red Bull, Heineken 00, Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná e Petrobras. O evento é homologado pela CBSk, a Confederação Brasileira de Skateboarding, e tem como parceiros especiais a Sanepar e a Outdoor Mídia, com apoio de Drop Dead, ABPSK (Associação Brasileira de Paraskate) e FSP (Federação de Skate do Paraná). A apresentação institucional é do Ministério do Esporte e do Governo Federal.

PARK MASCULINO – RESULTADO FINAL
1º – Augusto Akio – 93,03
2º – Rafael Tomé – 91,83
3º – Gui Khury – 90,19
4º – Miguel Leal – 89,00
5º – Nicolas Falcão – 85,22
6º – Mateus Guerreiro – 50,00

Fotos: Pablo Vaz / STU

Avatar de Sagaz

Por Sagaz

/// Diretor de Arte por profissão e Skatista da vida. Conhecido como Julio Sagaz no Vale do Paraíba/SP, skatista overall desde 1995, passando pelas marcas Ramp Real Street/Santos, Posso! Caçapava, Posso/Adidas, Posso/RedNose e DoubleM. Atualmente é diretor da agência de publicidade e criador do maior portal de skate do vale do Paraíba a Skate Vale Brasil. O portal se destaca não apenas por divulgar os principais picos de skate, pistas, principais eventos e talentos do skate, mas também por ser a única mídia de skate que inclui LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em sua plataforma, promovendo a inclusão e acessibilidade. 🛹💥🤟🌎📌📸 #juntossomosmaisfortes #skatesalva #mapadaspistas #valedoparaibasp