Pode-se dizer que bairro Rio Tavares é um dos maiores celeiros de skatistas do Brasil. Emplacou três nomes na Olimpíada
Se Florianópolis entra de vez no circuito brasileiro de skate, abrindo o STU National 2024, de 2 a 4 de fevereiro, a capital catarinense jamais deixou de ter uma forte ligação com esse esporte que se tornou olímpico em Tóquio. Muito pelo contrário. Historicamente, a cidade sempre produziu skatistas em larga escala, muitos deles oriundos do bairro Rio Tavares. Inclusive, três dos 12 nomes que representaram o Brasil no Japão (Yndiara Asp, Isadora Pacheco e o medalhista de prata Pedro Barros) saíram justamente de lá.
Na temporada 2023, por exemplo, nada menos que 14 skatistas de Florianópolis rodaram o circuito, número bem expressivo. Entre eles, Kalani Konig, que brilha tanto no Street quanto no Park, Pedro Carvalho e Mateus Guerreiro, outros dois nomes de uma nova geração muito promissora. E todos eles têm como uma de suas referências justamente Pedro Barros, um dos grandes responsáveis por elevar o skate e o nome do Estado no Brasil e no mundo nas últimas duas décadas. Em 2010, aos 14 anos, já se tornava campeão mundial.
“A história do skate em Floripa é antiga, sendo uma das primeiras cidades no Brasil, por exemplo, a realizar um campeonato de halfpipe (Vertical). Mas a cena começou a ficar forte mesmo com o sucesso do Pedro e seu reconhecimento, seis vezes campeão dos X Games e prata na Olimpíada. Sua pista em casa, sempre aberta ao público, e o bowl da famosa Pousada Hi Adventure passaram a inspirar uma nova geração e outros talentos começaram a surgir”, conta André Barros, curador técnico do STU, empresário do skate e pai de Pedro.
O próprio André afirma que o desenvolvimento do skate em Florianópolis nunca parou. Pelo conhecimento e vivência que tem há anos no esporte, ele relata que o Rio Tavares é o bairro que tem mais pistas privadas por metro quadrado no mundo. Lembra que, recentemente, a capital catarinense construiu na Trindade uma nova pista pública de Street, de mais de mil metros quadrados, além de a Prefeitura inaugurar o novo Skate Park do Abraão para receber os mais de 70 skatistas na próxima semana.
“As pistas do Abraão foram até uma exigência nossa, um apelo do Pedro, para que tivéssemos na cidade pistas de padrão olímpico, onde, de fato, todos pudessem contribuir com mais esse legado. Não tenho dúvida de que vai se tornar um dos locais mais desejados por skatistas de todas as idades para treinar, considerando a qualidade das pistas. O STU já começa 2024 com força total, num ano importante para todos, com corrida olímpica rumo a Paris. E Floripa já poderá ver todo esse potencial daqui a alguns dias”, disse André.
Ingressos para etapa já disponíveis. E a retirada é gratuita
E para não perder essa festa do skate e de toda cultura urbana envolvida, os ingressos já estão disponíveis para retirada no site da Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/stu-national-2024-florianopolis/2281306?referrer=l.instagram.com). Eles dão acesso não só à competição como a apresentações musicais, ativações e tudo que vai rolar pelo Parque do Abraão. Para validar a entrada no evento, é preciso levar 1kg de alimento não perecível.
Vale destacar que cada dia possui um ingresso diferente. Os ingressos gratuitos permitem o acesso à arquibancada, que está sujeita à lotação. Por isso é bom chegar cedo. Caso a pessoa não consiga comparecer no dia definido, o ingresso perderá a validade. A entrada de crianças menores de 12 anos não exigirá ingresso e só será permitida com a presença de responsáveis.
Fotos: Julio Detefon/STU
Fonte: Fontes