Skatistas avançam com melhores desempenhos para respectivas finais graças à Bomb Trick, manobra que vale 20% da nota final
No dicionário do skate, os nomes das inúmeras manobras existentes são tão radicais quanto as suas execuções nas pistas. E foram duas delas que levaram Isabelly Ávila e Lucas Rabelo às suas respectivas finais do Street neste sábado (23/03), pela segunda etapa do STU National, em Criciúma (SC). Na modalidade, a Bomb Trick é o momento que o skatista tem para mandar uma última manobra mais pesada, que vale 20% da nota total de sua volta. Foi quando ela encaixou um frontside boardslide e ele, um front ollie hardway sweat grind.
Paulista de Itapetininga, Isabelly admite que se surpreendeu com ela mesma logo na sua primeira apresentação. No novo formato de disputa, cada skatista tem direito a três voltas de 45 segundos mais 15 segundos para a execução da Bomb Trick ao final de cada uma delas, valendo a melhor nota (volta e manobra juntas). E assim que abriu sua bateria, que no cenário atual se tornou uma verdadeira final, já veio a nota 69,44 (58.454 da volta e 10.985 da Bomb Trick), que acabaria sendo a maior de todas as notas das semifinais.
“Queria fazer uma primeira volta mais para me garantir. Fiz até mais simples, mas ela acabou me surpreendendo. Graças a Deus, acertei tudo. Na segunda, fui tentar mudar e acabei errando algumas coisas. Na última, acertei tudo e até achei que a nota seria maior que a primeira. Arrisquei mais, a nota não aumentou, mas estou feliz com meu desempenho. Na Bomb Trick, mandei um board front (frontside boardslide) descendo no corrimão, manobra que gosto bastante, tem sempre na minha linha e dificilmente erro”, explicou ela.
Já o cearense Lucas Rabelo, um dos principais nomes da cena, já tinha a melhor nota de sua bateria quando voltou à pista para sua última volta. Até ali, nenhum skatista havia superado a casa dos 70 pontos – terminadas as semifinais, apenas Marcelo Batista conseguiria. Até Lucas levar juízes arquibancadas à loucura justamente na sua Bomb Trick. Depois de uma volta limpa, cravando todas as manobras, ele partiu com confiança pra cima do hubba, obstáculo clássico do Street, acertou o front ollie hardway sweat grind e sua nota saltou para 82,36.
“Vim fazendo as manobras que achava legal encaixar nessa pista, que não é das mais fáceis de andar por conta do vento. E fiz algumas diferentes pra chamar atenção de alguma forma. Nas duas primeiras voltas, era para ter feito uma Bomb Trick um pouco mais tranquila, mas acabei errando. Na última linha, como já estava praticamente dentro, mantive o foco e dei essa manobra, que é mais difícil e minha nota foi lá em cima. Vamos jogar o game nessa final e buscar fazer ainda melhor com algo novo”, relatou Lucas.
Com 11 de seus principais nomes, Paraskate tem final no Street
O circuito de Paraskate também chega com força à sua segunda etapa. Depois de realizada a modalidade Park em Florianópolis (SC), agora é a vez do Street em Criciúma (SC). Na próxima etapa, daqui a três semanas, em Porto Alegre (RS), volta o Park, e assim vai se intercalando pelas cidades que recebem o STU. Na final deste domingo, um total de 11 paraskatistas: Vini Sardi, Ítalo Romano, Felipe Nunes, Nando Araújo, David Soares, Marcelo Toledo, Tony Alves, Leonardo Soares, Daniel Amorinha, Renatinho e Ruan Felipe.
A etapa de Criciúma do STU National 2024 é apresentada pelo Banco BV e tem como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios do Governo Federal, da Monster Energy, da Prefeitura de Criciúma, da Fundação Municipal de Esportes e da Tiger. É homologada pela CBSk e tem como parceiro especial a Kenner, além dos parceiros oficiais Mini Kalzone e Nações Shopping. O apoio é da Drop Dead e da ABPSK.
RESULTADO STREET FEMININO
(as 6 classificadas para a final)
BATERIA 1
1º – Carla Karolina – 58,77 (classificada)
2º – Gabi Mazetto – 56,04 (classificada)
3º – Karol Lima – 53,07
4º – Viviane Orlando – 31,52
BATERIA 2
1º – Isabelly Ávila – 69,44 (classificada)
2º – Maria Lúcia Rocha – 62,46 (classificada)
3º – Kamilla Jesus – 53,48
4º – Daniela Vitória – ausente
BATERIA 3
1º – Rafaela Murbach – 64,46 (classificada)
2º – Kemily Suiara – 61,68 (classificada)
3º – Maria Almeida – 43,64
4º – Manuela Moretti – 31,29
RESULTADO STREET MASCULINO
(os 6 classificados para a final)
BATERIA 1
1º – Lucas Rabelo – 82,36 (classificado)
2º – Sebastian Simonetto – 67,75 (classificado)
3º – Ismael Henrique – 57,59
4º – Jhony Melhado – 50,04
BATERIA 2
1º – João Lucas Alves – 67,50 (classificado)
2º – Gabryel Aguilar – 67,18 (classificado)
3º – Vitor Hugo Genghini – 66,22
4º – Douglas Molocope – 41,33
BATERIA 3
1º – Marcelo Batista – 70,00 (classificado)
2º – Ivan Monteiro – 67,29 (classificado)
3º – Wacson Mass – 65,57
4º – Luiz Francisco – 61,35
PROGRAMAÇÃO:
Domingo (24/03)
10h – Abertura para o público
10h às 11h – Treino livre Park feminino
11h às 12h – Treino livre Park masculino
11h às 11h45 – Final Street masculino (ao vivo Verão Espetacular, TV Globo)
14h às 15h – Final Park feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)
15h às 16h – Final Paraskate Street (ao vivo TikTok STU)
16h às 16h55 – Final Street feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)
16h55 às 17h55 – Final Park masculino (ao vivo SporTV e TikTok STU)
18h às 18h40 – PREMIAÇÃO
Foto Isabelly Ávila: Julio Detefon/Divulgação STU
Foto Lucas Rabelo: Pablo Vaz/Divulgação STU
Siga as nossas redes:
Instagram: @skatetotalurbe
TikTok: @skatetotalurbe
Youtube: STU Channel
Linkedin: @skate-total-urbe
/// FONTE