Título do gaúcho de Cachoeirinha é muito festejado. Peruano Angelo Caro termina em segundo, com Giovanni Vianna completando o pódio

Àquela altura da final do Street masculino, João Lucas Alves já tinha uma nota muito alta, festejada por todos os skatistas presentes na Praça Duó. Mas ainda faltava uma volta para o peruano Angelo Caro, único com chance de tirar o título que já estava bem próximo do brasileiro. A performance foi das melhores, mas não o suficiente para desbancar Xuxu, como é carinhosamente conhecido. Assim como em 2022, ele se sagrou campeão da etapa Rio do Pro Tour STU.

Gaúcho de Cachoeirinha, João Lucas admite que teve que usar do seu mais alto nível de manobras para conseguir ganhar mais uma vez a competição. Mas foi exatamente na última de suas três voltas que tudo se encaixou como ele planejou, para delírio dos muitos amigos que chegaram a invadir a pista para comemorar o que acabara de fazer ali. Ainda assim, teve que esperar o último rolê de Angelo Caro para explodir de alegria.
“Comecei com uma manobra muito difícil de ‘switch’ no corrimão, um ‘Switch Backside Overcrook’, que não se vê muito em competições. No meio da minha linha coloquei um ‘Switch 360 Flip’ varando a delta, que é uma manobra muito arriscada. E, para fechar, na Bomb Trick, dei o ‘Switch 360 Flip Board Reverse’, que é muito cabreira, considerada ‘9 Club’ e que poucos mandam hoje em dia no Street”, explicou bem tecnicamente Xuxu, campeão com a nota 83,93.
Inclusive, ele entregou que sabia que a volta lhe daria o título: “Ele fez de novo! Ele fez de novo! É o Xuxu malvadeza!”, ele mesmo gritava para as câmeras. Ao falar um pouco mais sério, afirmou que estava bem satisfeito com a sua performance, que superou a nota 83,23 de Angelo Caro, campeão da segunda etapa do Pro Tour STU, em Varberg, na Suécia, e os 64,06 de Giovanni Vianna, que completou o pódio.
“Estou feliz e sem palavras para descrever realmente o que estou sentindo. Só tenho a agradecer a Deus, à minha família, aos meus amigos e aos patrocinadores, que sempre acreditaram em mim nas horas boas e ruins. O cara lá de cima me abençoou com mais essa vitória. São vários dias de treino para chegar aqui e tentar fazer o melhor, cuidando sempre do corpo”, emendou João Lucas, que já embarca nesta semana para uma etapa do Mundial no Japão.
A etapa do Pro Tour STU Rio foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, teve patrocínio da Red Bull, Petrobras, Ministério do Esporte e do Governo do Brasil. Instituto Heineken, Popeyes, TYR e NHJ foram os parceiros especiais e teve o apoio da ABPSK e da Drop Dead. Ainda contou com LSH como hotel oficial, Heineken 0.0 como cerveja oficial e Eletromidia como parceiro de mídia. O apoio institucional foi da Subprefeitura da Barra e o Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro.
RESULTADO FINAL – STREET MASCULINO
1º – João Lucas Alves (BRA) – 83,93
2º – Angelo Caro (PER) – 83,23
3º – Giovanni Vianna (BRA) – 64,06
4º – Gabryel Aguilar (BRA) – 61,56
5º – Mauro Iglesias (ARG) – 53,84
6º – Lucas Rabelo (BRA) – 34,90
Fotos: Julio Detefon / STU
/// FONTE


